ABCSociedade

Retomada de eventos e solidariedade marcam celebração pelos 469 anos de Santo André

aniversario 469 anos santo andre

Primeiro fim de semana de comemorações teve atividades culturais e de lazer e entrega de novos equipamentos públicos; programação inclui diversos destaques após dois anos de pandemia

Santo André comemora 469 anos nesta sexta-feira (08) com uma agenda especial, que teve início no final de semana depois de dois anos seguidos de pandemia. A programação é movida a solidariedade e o calendário de eventos contempla várias regiões da cidade ao longo de todo o mês de abril.

“Nos últimos dois anos não deixamos de celebrar o aniversário de Santo André, mas comemoramos de maneira eletrônica e a cidade sempre se mostrou muito solidária. Agora que estamos retomando as atividades presenciais continuamos contando com o espírito solidário do andreense para ajudar quem mais precisa”, afirma a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade e do Núcleo de Inovação Social do município.

Nova creche

Neste sábado (02), a creche Padre Alfredinho, no Jardim Mirante, foi entregue pela Prefeitura. A unidade, que vai atender 350 crianças de 0 a 3 anos de idade em períodos parcial e integral, é a décima construída pela gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB). O investimento na obra foi de R$ 7,5 milhões.

O equipamento conta com dez salas de aula (três berçários e sete salas para crianças de 2 e 3 anos), um lactário e três refeitórios, além de brinquedoteca, ateliê e sala multiuso. Foi feita também a implantação de 169 metros quadrados de canteiro de vegetação com o plantio de grama esmeralda, 14 árvores nativas e 42 arbustos.

A previsão é que sejam construídas mais três creches na cidade até 2024, duas no segundo subdistrito e uma na região do Centreville. A Prefeitura pretende entregar em oito anos pelo menos 13 creches aos moradores de Santo André.

creche padre alfredinho santo andre

Creche Padre Alfredinho, no Jardim Mirante, foi a décima entregue pela gestão Paulo Serra

Domingo no parque

A programação do aniversário de 469 anos de Santo André prosseguiu neste domingo (03) com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) e da banda Ledness num tributo fiel ao Led Zeppelin. O show, unindo música clássica com grandes sucessos do rock, teve o Parque Central como cenário e emocionou cerca de duas mil pessoas.

Durante todo o dia, o público conferiu na Tenda Azul do parque o Festival Multicultural, com 30 expositores de gastronomia, moda e artesanato em geral, além de várias atrações musicais que se revezaram no palco principal. As atividades do Mais Lazer proporcionaram muita diversão, com jogos, brincadeiras, mini quadras esportivas, jogos de lançamento, espaço kids, cama elástica, oficina e revoada de pipas. Tudo acompanhado por agentes de lazer da Prefeitura.

ossa tributo a led zepellin 1

Sinfônica de Santo André e banda Ledness agitam público no Parque Central

ossa tributo a led zepellin 2

Ato nível da apresentação impressionou mais de 2 mil pessoas que curtiram o tributo a Led Zeppelin

Caminhada

Outro destaque do domingo (03) foi a 4ª Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com a participação de centenas de pessoas, entre adultos e crianças, promovida pela Prefeitura. A concentração ocorreu no espelho d’água do Paço Municipal.

A ação contou com a participação de profissionais da Gerência de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e dos alunos da rede municipal de ensino, que atende cerca de 650 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos arte-educadores que atuam nos CESAs (Centros Educacionais de Santo André) e promoveram atividades como malabarismos e truques de magia.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado todos os anos no dia 02 de abril, desde que a data foi estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

caminhada autismo 1

Prefeito Paulo Serra e primeira-dama Ana Carolina Serra acompanharam a caminhada do Dia Mundial do Autismo

caminhada autismo 2

Data foi instituída pela ONU e chama atenção para a importância da inclusão

O fim de semana que abriu a agenda comemorativa pelo aniversário de fundação de Santo André contou ainda com a abertura do Festival do Cambuci em Paranapiacaba, após dois anos sem ser realizado. A 17ª edição do evento ocorrerá nos sábados, domingos e feriados de abril, das 10h às 17h, no antigo mercado da vila. Já o evento Back to the Classics, na Craisa, reuniu os apaixonados por carros antigos, no domingo (03). A feira ainda teve música ao vivo, food trucks e diversão para toda a família.

Feira da Fraternidade e muito mais

O dia do aniversário (08) vai começar com uma homenagem a João Ramalho, o fundador da cidade, em frente à Praça dos Correios. Logo após, a Prefeitura entregará à cidade as obras do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com apresentação da Ossa, exposição e projeção mapeada. No local, estão programadas atividades de cultura, patinação artística, projeção de filme e um baile.

A Feira da Fraternidade, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, também está de volta. O evento contará com 57 barracas ocupadas por entidades assistenciais do município, com comidas típicas de 12 países. Toda a renda será revertida exclusivamente para as instituições. Será nos dias 08, 09 e 10 (sexta, sábado e domingo), no Paço Municipal, das 12h às 22h. Entre as atrações musicais, a banda Motown, com clássicos internacionais; Maurício Manieri, com o show Classics; e Banda Viva a Noite, encerrando a festa.

No dia 16, dois locais da cidade recebem a Jornada Cultural. O evento será realizado das 11h às 19h, no Parque da Juventude, e das 10h às 16h, no CEU Ana Maria. A criançada poderá se divertir também na Caça ao Tesouro de Páscoa, no Parque Celso Daniel, das 09h às 17h. As inscrições para participar da atividade foram abertas no dia 1º de abril no site de aniversário da cidade.

As atrações para as crianças chegarão também a outros parques. No dia 23, o Parque Pignatari recebe diversas atividades infantis e o programa Mais Lazer, das 10h às 16h. Já no dia 24, é a vez do Parque Regional da Criança receber as atrações, que incluem teatro, dança, espetáculos, contação de histórias, recreação infantil e muito mais.

Outro destaque da programação é o 1º Festival do Cambuci do Parque Natural do Pedroso. Será no dia 30, das 10h às 15h. Neste evento de estreia, os visitantes poderão comprar comidas e pratos preparados com o cambuci, fruto típico da Mata Atlântica e cujas árvores estão presentes em diversas áreas do parque.

Ainda no mês de abril estão previstas as entregas da revitalização da Clínica da Família e do Pronto Atendimento 24 Horas em Paranapiacaba, dia 09, e a inauguração da Clínica da Família do Alzira Franco, dia 30, entre outras atrações e inaugurações.

Programação anivesrário de Santo André - 469 anos - Foto - Alex Cavanha_PSA (16)

Luiz Zacarias, vice-prefeito, Paulo Serra e Ana Carolina com o mascote dos 469 anos de Santo André durante a apresentação da programação de aniversário

Além da programação completa, o site dos 469 anos de Santo André traz os principais eventos de aniversário que contarão com pontos de recebimento de doações para o Fundo Social de Solidariedade. No Paço Municipal, haverá um ponto fixo que receberá itens durante todo o mês de abril. Os munícipes também poderão doar nas Lojas Solidárias localizadas nos shoppings da cidade, no Banco de Alimentos, nas Estações de Coleta e em empresas parceiras.

“É um momento de muita alegria e emoção. Há dois anos estávamos aguardando este momento de comemorar o aniversário da nossa cidade do jeito que o andreense gosta, celebrando a vida. Temos várias obras para entregar, vários eventos diferenciados para viver este momento de festa. Santo André chega a este aniversário comemorando os desafios vencidos e mais forte para seguir em frente e vencer os desafios que virão”, destaca o prefeito Paulo Serra.

(Fotos: Angelo Baima e Alex Cavanha / PSA)

Leia também:

Taka Yamauchi se filia ao MDB para disputar cadeira de deputado federal

 

COMPARTILHAR: