ABCSociedade

Ação em Santo André conscientiza sobre respeito às vagas para pessoas com deficiência

Estacione com Amor - Foto - Eduardo Merlino_PSA (5)

Campanha “Estacione com Amor”, realizada no Grand Plaza Shopping, distribuiu panfletos para a população

Nesta segunda-feira (12), no Dia dos Namorados, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, realizou a campanha “Estacione com Amor”. O objetivo da ação foi sensibilizar os munícipes sobre a importância do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência e idosos em estacionamentos públicos.

A ação, que ocorreu no Grand Plaza Shopping, no Centro, teve início às 14h, nas entradas de veículos do estacionamento do empreendimento. Ao longo do dia, foram distribuídos cerca de 5 mil panfletos com a mensagem “No dia em que o amor é celebrado, lembre-se de replicar atitudes de cuidado e gentileza no dia a dia. Respeite as vagas dedicadas aos idosos e pessoas com deficiência”.

O material contém um QR Code que direciona a pessoa à página da Prefeitura. No site oficial, o munícipe pode se informar como atualizar ou obter as credenciais necessárias para ocupar a vaga caso tenha direito.

“Hoje é Dia dos Namorados, dia de movimento aqui no shopping e por isso a gente está começando essa campanha, uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência. É uma ação importante porque, principalmente nessas datas festivas, chegam até nós muitas reclamações de que as vagas estão lamentavelmente sendo ocupadas por outros veículos, o que impede o acesso dessas pessoas aos centros comerciais da cidade”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB).

De acordo com o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca, a campanha pretende promover uma sensibilização que se estenderá por todos os dias do ano. “Eu falo que todo o dia é dia. Não é só hoje o dia de demonstrar seu amor pelo namorado e também não é só hoje o dia de respeitar a vaga para pessoas com deficiência e idosos”, reforçou.

As vagas para pessoas com deficiência passaram a ser garantidas no País por uma legislação de 2015, quando entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, que garante os direitos desta parcela da população e define as punições para quem não respeitar a determinação.

Segundo o estatuto, apenas podem estacionar em vagas para deficientes os usuários de cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos e próteses, com deficiência física nas pernas ou nos pés que gerem dificuldade para caminhar, pessoas com incapacidade intelectual ou deficiência visual que impossibilite ou dificulte a locomoção e pessoas com mobilidade reduzida temporária, devido a cirurgia que provoque dificuldades momentâneas para se locomover, mediante solicitação médica.

“Essa campanha é muito importante porque a maioria das pessoas não tem ideia da diferença que faz para nós, idosos e pessoas com deficiência, saber que ao chegarmos ao local vamos ter um lugarzinho para parar, perto da porta e em segurança. Que não vamos precisar andar no meio dos carros e atravessar todo o estacionamento”, disse Mércia Góes de Pinho, de 80 anos, que utiliza bengala para se locomover.

Lilian Góes de Pinho, de 52 anos, filha de Mércia, assina embaixo. “Isso é uma questão de empatia. As pessoas precisam fazer o exercício de se colocar no lugar de uma pessoa idosa, de uma pessoa com deficiência, para conseguir entender como é a vida e a dificuldade de quem precisa de uma vaga próxima à entrada”, afirmou.

Confira fotos da ação, que contou com a participação do prefeito Paulo Serra e do secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca:

Estacione com Amor - Foto - Eduardo Merlino_PSA (1)Estacione com Amor - Foto - Eduardo Merlino_PSA (13)Estacione com Amor - Foto - Eduardo Merlino_PSA (8)Estacione com Amor - Foto - Eduardo Merlino_PSA (6)

(Fotos: Eduardo Merlino)

Leia também:

Santo André tem aumento de 9% no volume da coleta de recicláveis

 

COMPARTILHAR: