ABCSociedade

Ribeirão Pires comemora um ano de “Condomel – Abelhas da Mata” com a inauguração do 10º ponto, na Vila do Doce

Condomel-Vila-do-Doce

Projeto pioneiro visa preservar a biodiversidade e promover a polinização das espécies vegetais na região

A Prefeitura de Ribeirão Pires celebra nesta semana o aniversário de um ano do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, marcando a ocasião com a inauguração do décimo ponto, na Vila do Doce. A estreia da nova colmeia ocorreu na terça-feira (22), durante a reinauguração da Vila do Doce (leia mais abaixo).

Em 24 de agosto de 2022, o projeto “Condomel” iniciava sua trajetória com a instalação de sua primeira unidade, na Câmara Municipal. Ribeirão Pires se destaca ao criar “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão, distribuídos de maneira inteligente por toda a cidade.

A proposta não apenas visa preservar a biodiversidade local, mas desempenha um papel crucial na polinização das espécies vegetais da Mata Atlântica, que circunda a cidade. Com a crescente preocupação em torno da redução das populações de polinizadores naturais, como as abelhas, o projeto se apresenta como uma resposta inovadora e eficaz.

É o que destaca a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo. “Através do ‘Condomel – Abelhas da Mata’, estamos não apenas protegendo esses polinizadores vitais, mas cultivando uma consciência ambiental que impactará positivamente as gerações futuras. A polinização é um elo crucial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema da Mata Atlântica, garantindo frutos e sementes que sustentam a vida vegetal, a fauna e os seres humanos”, diz.

Atualmente, o projeto “Condomel – Abelhas da Mata” conta com uma rede de dez pontos estrategicamente posicionados em toda a cidade, oferecendo abrigos seguros para abelhas nativas e sem ferrão. Com sua abordagem inovadora e foco na preservação ambiental, a iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires é referência para soluções sustentáveis e colaborativas para a conservação da biodiversidade e da vida vegetal.

Circuito das Abelhas

Do projeto nasceu também o Circuito das Abelhas, que reúne colmeias naturais e os condomínios de abelhas espalhados pela cidade. São mais de 20 pontos marcados que podem ser acessados por meio de QR Codes que estão nas redes da Prefeitura.

Revitalizada

vila do doce

Um dos principais pontos turísticos de Ribeirão Pires, Vila do Doce recebeu modernização estrutural e nova iluminação

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou, na terça-feira (22), as obras de revitalização da Vila do Doce, na região central da cidade. O espaço, que é um dos principais pontos turísticos da Estância ribeirão-pirense, recebeu iluminação renovada e modernização estrutural, que inclui a troca dos telhados, implantação de novos traços de arquitetura, pintura e novo paisagismo.

A Vila do Doce recebeu R$ 2 milhões em investimentos, sendo R$ 1,7 milhão do Governo de São Paulo e o restante contrapartida municipal. Com o recurso, a Prefeitura instalou cordões com 950 luminárias, além de iluminação de beiral, de piso e refletores. Os imóveis que formam a praça receberam pergolados nas portas dos comércios e os letreiros também foram revitalizados.

A reforma da Vila do Doce faz parte de pacote de investimentos para a modernização da infraestrutura voltada ao receptivo de turistas. Além da praça, o entorno da Vila do Doce recebeu revitalização. Sinalização viária foi repintada, assim como a caiação das sarjetas de vias próximas.

Durante o ato de entrega das obras, o prefeito Guto Volpi (PL) chamou servidores públicos para efetuarem o descerramento da faixa de inauguração “A Vila do Doce faz parte da vida dos moradores de Ribeirão, que frequentam a praça para comer, ver alguma apresentação ou mesmo passar uma tarde com a família. Com a revitalização completa, o espaço fica mais bonito. A iluminação nova está linda e tenho certeza que todos irão gostar”, declarou.

A revitalização do espaço deve trazer melhorias importantes para o local, frequentado por milhares de pessoas. As intervenções também trarão mais segurança e conforto para todos os comerciantes que estão sediados no local.

Leia também:

Pesquisa aponta São Caetano como a cidade mais competitiva do Grande ABC

 

COMPARTILHAR: