ABCPolítica

Ribeirão Pires 64 anos: secretário estadual conhece espaços turísticos que serão revitalizados

Visita secretário turismo - Fabricio Cobra - Ribeirão Pires

O prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB), recebeu na última sexta-feira (16) a visita do secretário estadual de Turismo, Fabricio Cobra Arbex. O município, que completa 64 anos nesta segunda-feira (19), quase perdeu seu título de Estância Turística recentemente, devido à falta de investimentos no setor.

O secretário e o prefeito fizeram um tour pela região central, onde há projeto de implantar o Boulevard Gastronômico; também pelo espaço do Parque Milton Marinho de Moraes, cujo plano de revitalização segue em análise pelo Estado – para ser reaberto ao público como futuro Parque Oriental; bem como ao Templo Luz do Oriente, empreendimento particular que é sede da Torre de Miroku. Durante o encontro, foram debatidas as propostas que a cidade apresentou ao DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), bem como iniciativas da Prefeitura para estimular o turismo.

“Faltava a Ribeirão Pires dar andamento aos projetos de interesse turístico. De forma conjunta, conseguimos imprimir novo ritmo para desenrolar projetos antigos, que é o caso do Parque Oriental, que trará nova área de visitação, além de assinar novos projetos, caso do Boulevard Gastronômico”, disse Cobra, que avaliou positivamente o potencial do município para o turismo, bem como o empenho da Prefeitura para viabilizar os projetos no setor.

Desde o início de 2017, a Prefeitura iniciou série de ações para garantir ao município o título de Estância Turística, em atendimento à Lei Complementar 1.261/2015, que estabelece requisitos para que as cidades permaneçam como estâncias. Entre as atividades realizadas estão a retomada do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a elaboração do Plano Diretor do Turismo, com apoio do Senac, e a retomada do calendário de eventos da cidade, a exemplo do Festival do Chocolate.

O Executivo ainda trabalhou para regularizar a situação do município junto ao DADETUR, em razão de problemas relacionados a convênios celebrados em 2013 e 2014. Com isso, garantiu a celebração de convênios e repasses que somam R$ 7,2 milhões para os projetos – nem todas os recursos foram liberados ainda.

“Ribeirão Pires é uma cidade de grandes riquezas naturais, culturais e históricas. Há muito potencial a ser explorado e fortalecido. Com o apoio do Estado, estamos avançando e vamos viabilizar ações que trarão impactos sociais positivos, com a geração de emprego, renda e receita ao município. Estamos pensando o setor em médio e longo prazo.”, declarou o prefeito Kiko.

Aniversário

Para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires vem promovendo neste mês a entrega da revitalização de espaços públicos e de atendimento aos moradores. Neste domingo (18), foi entregue aos moradores da Vila Belmiro a revitalização da Praça Arnaldo Romero e também ocorreu o tradicional Desfile Cívico, na avenida Prefeito Valdírio Prisco.

Nesta segunda (19), data em que se comemoram os 64 anos de Ribeirão Pires, tem programação festiva durante todo o dia. Dentre as atividades programadas está a entrega da revitalização do Mirante São José, localizado no Jardim Panorama, às 15h. Já no dia 26 de março, a partir das 19h, a Prefeitura realiza a entrega da revitalização do Mirante Santo Antônio, com destaque para a inauguração da Via Crucis. Serão instaladas por toda a escadaria que dá acesso ao mirante 15 peças de mosaico, que relatam o trajeto percorrido por Jesus, carregando a cruz até o Calvário.

Leia também:

Oswana Fameli assume como ouvidora de Santo André e promete diálogo pela qualidade dos serviços públicos

 

 

 

 

COMPARTILHAR: