Baixada SantistaSociedade

Projeto de Santos vence o Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente

Projeto de Santos vence o Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente (1)

Anúncio foi feito durante a Fidi (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) realizada neste ano na capital paranaense

O Observatório de Turismo de Santos, projeto da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) para abastecer de informações a pasta e o segmento, sagrou-se vencedor do Prêmio Iberoamericano de DTI (Destino Turístico Inteligente), na categoria Tecnologia e Gerenciamento de Dados. A premiação foi anunciada neste domingo (17), na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), em Curitiba, no Paraná, após apresentação da iniciativa pelo responsável pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) da Seectur, Renato dos Anjos.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comemorou o prêmio e ressaltou a importância do observatório. “Abastecer o poder público e o trade com informações é essencial para que o turismo se torne, cada vez mais, um indutor de desenvolvimento social e gerador de empregos. A nossa equipe da Seectur está de parabéns por este maravilhoso reconhecimento à cidade.”

Também chegaram à final da mesma categoria projetos do Rio de Janeiro (RJ) e de São Luís (MA). “São duas capitais avançadíssimas em turismo. Então, para nós, foi um grande orgulho ter a oportunidade de apresentar este projeto e sair com o prêmio. Agradecemos muito por todo o apoio que recebemos de toda a equipe da Seectur na elaboração deste projeto”, afirmou Renato dos Anjos.

“Gostei da forma como o projeto foi construído. É assim que os destinos turísticos devem se posicionar, com protagonismo e inteligência, através dos dados”, declarou o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi.

O projeto

Implementado em 2020, o Observatório de Turismo, desenvolvido pela Sepesq, funciona como um banco de dados do turismo em Santos, realizando monitoramento de diversos indicadores e abastecendo o poder público e a iniciativa privada com vários tipos de informação, o que possibilita o planejamento e a execução de ações com o objetivo final de desenvolver o turismo como fomentador econômico.

“Essas informações são essenciais para definir melhorias em programas e projetos em andamento, recalcular rotas, por exemplo. São dados que nos municiam para que nossas ações estejam sempre no caminho certo”, explicou Selley Storino.

Leia também:

Túnel Santos-Guarujá: aberta consulta pública para obras de implantação

COMPARTILHAR: