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Prefeitura de São Caetano amplia carga horária e matriz curricular para acelerar retomada da Educação

21112022 Retomada Educacao Reuniao APM-24

Estudantes da cidade terão a inserção das disciplinas de Tecnologia, Inglês e Leitura na matriz curricular

A Secretaria de Educação de São Caetano do Sul promoveu na segunda-feira (21), no auditório do CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, um encontro entre equipes gestoras e representantes das APMs (Associações de Pais e Mestres) das escolas da rede municipal da cidade. O objetivo da reunião foi compartilhar com os familiares dos alunos alterações na matriz curricular e na grade horária que trarão maior qualidade ao ensino e ajudarão a recuperar perdas decorrentes da pandemia de Covid-19.

Os alunos terão um aumento na carga horária e a inserção das disciplinas de Tecnologia, Inglês e Leitura na matriz curricular. Além disso, será implementado um sistema de avaliação a partir da composição de diversos instrumentos avaliativos, que conferirá à cidade um índice próprio de desenvolvimento educacional. “Haverá ampliação de duas horas na carga horária, e os alunos de 1º, 2º e 3º anos passam a ter aulas de Inglês também”, adiantou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

A secretária afirma que cada unidade escolar fará a sua organização para a oferta das novas disciplinas e que novas reuniões serão feitas para detalhar as mudanças. “Estamos abertos a sugestões. Nós, servidores, estamos aqui para garantir que as crianças tenham sempre mais oportunidades de desenvolvimento, de acordo com o anseio das famílias”, complementou Minéa.

Prioridade

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) compareceu ao encontro, que também teve a presença do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) e de representantes do Poder Legislativo. “Educação é o grande vetor de modificação social que temos no Brasil”, declarou o chefe do Executivo ao público presente.

Auricchio enfatizou que, desde sua primeira gestão como prefeito de São Caetano, tem investido na qualidade do ensino e viu com grande preocupação as dificuldades trazidas pela interrupção das aulas presenciais no auge da pandemia. “O processo de pandemia trouxe perdas significativas. Por isso, pedi à Secretaria de Educação que a prioridade número um fosse o esforço de diagnosticar e atender às necessidades dos alunos”, disse.

Dessa forma, foi criado o Programa de Retomada da Educação, que se baseou em quatro pilares: reforço escolar, oferecido no contraturno das aulas; segurança alimentar, por meio do projeto Almoço na Escola para os alunos de meio período; Saúde na Escola, ações realizadas por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde; e o projeto Toda Força ao Estudo, que consistiu na ajuda financeira a estudantes em situação de vulnerabilidade.

(Foto: Eric Romero/PMSCS)

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