Coluna do Baena

Paulo Serra quer anunciar início das obras da antiga estação Pirelli antes de concluir mandato

paulo serra cme atrium

Um encontro entre o prefeito Paulo Serra (PSDB), de Santo André, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve ocorrer até o final deste mês. Na reunião, o chefe do Executivo andreense quer discutir e, se possível, avançar na questão da retomada da antiga estação Pirelli, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

“No que compete exclusivamente à Prefeitura, encerrarei esse mandato com 100% do que foi apresentado em meu plano de governo, lá em 2016, concluído. Há questões, como é o caso da estação, que dependem de outras esferas”, afirmou Serra, durante vistoria das obras do Centro Médico de Especialidades (CME) que a Prefeitura inaugura no dia 02 de fevereiro dentro do Atrium Shopping (foto) – empreendimento que deve ser um dos maiores beneficiados com o fluxo de passageiros dos trens da CPTM.

A retomada da parada de trens é uma demanda antiga da população e dos comerciantes da região da Vila Homero Thon. A Prefeitura já tem pronto o projeto executivo, mas a pandemia impediu que as tratativas avançassem. O local da estação não será exatamente o mesmo de outrora – perto da antiga Pirelli (atualmente Prometeon) -, e ficará mais próximo do centro de compras, e também de um mini terminal de ônibus que está sendo construído no entorno para atender a demanda de usuários do novo CME Atrium.

Paulo Serra foi taxativo quanto à expectativa que tem em relação ao projeto antes de deixar o cargo, uma vez que não pode mais se reeleger. “Quero, ao menos, cravar a primeira estaca da obra”, disse, ao lado do secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Júnior, um dos nomes ventilados nos bastidores para sucedê-lo no comando do Paço.

Avanços

Ainda sobre transporte e mobilidade urbana, Paulo Serra destacou que são temas que tem merecido atenção do Estado e, por isso, acredita que o governador Tarcísio de Freitas terá um olhar especial para a nova estação de trem. Segundo ele, o Governo de São Paulo está avançando no projeto da futura Linha 20-Rosa do Metrô, que passará por Santo André. O prefeito ainda completou que, se num primeiro momento houve decepção com o adiamento da Linha 18-Bronze do monotrilho – que deu lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit) -, não adianta mais ficar lamentando. “Agora é olhar pra frente.”

Segurança 1

07082019 -Forcas de Segurança Letra Caixa_-6

Prefeitura investe mais de R$ 70 milhões em segurança e indicadores criminais caem em São Caetano (Foto: Eric Romero)

Após investir mais de R$ 70 milhões no Programa São Caetano Mais Segura, a Prefeitura de São Caetano do Sul comemora a redução dos principais indicadores criminais na cidade, na comparação 2023/2022. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, o roubo de veículos teve queda expressiva, de 48,1% (foram 181 ocorrências do tipo em 2022 contra 94 em 2023). Já os furtos de veículos caíram 3% e o roubo de outros bens ou pertencentes recuou 6,2% no ano passado.

Segurança 2

“Combatemos a criminalidade com a ampliação dos investimentos em tecnologia, recursos humanos e em estrutura. Além de contribuirmos para a queda dos indicadores criminais, transmitimos a sensação de segurança ao cidadão”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). “Além do aporte financeiro, temos reuniões semanais com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), Defesa Civil e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) para delinear o planejamento operacional, identificar as áreas em que houve melhorias e as incidências criminais, aprimorando estratégias e assegurando uma resposta eficaz”, completa o secretário municipal de Segurança, Sallum Kalil Neto.

Até o meio deste ano, São Caetano passará a contar com 1.335 câmeras de monitoramento, após a aquisição de 650 novos equipamentos.

Rápidas

– O cantor Xande de Pilares abre a programação de shows da Festa de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá, na noite desta sexta-feira (12). A apresentação será na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

– “É Tudo Brincadeira”, primeira exposição do ano da Fundação Pró-Memória de São Caetano, reúne brinquedos de antigamente e poderá ser visitada até 31 de março, na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, na avenida Fernando Simonsen, 190, no Bairro Cerâmica. Entrada gratuita.

– Levantamento aponta que o Ambulatório do Centro Universitário FMABC realizou mais de 143 mil atendimentos ao público no ano de 2023. Entre as especialidades que realizaram mais atendimentos no ano estão oftalmologia (68 mil), dermatologia (21 mil), neurologia (8 mil) e pneumologia (4 mil)…

… O balanço indica ainda que a maior parte dos pacientes é composta por mulheres (57%) e que a maioria do público atendido é proveniente de Santo André (58%), onde está localizado o Centro Universitário. Já o município de São Bernardo representa 30% dos atendimentos.

– Com mais de 81,6 mil visitantes, o Museu Pelé, em Santos, teve em 2023 o melhor público de sua história. Até então, o recorde havia sido registrado em 2015, com 57,7 mil pessoas…

… O falecimento de Pelé, em dezembro de 2022, fez crescer o interesse em conhecer a história do jogador, um dos maiores nomes do futebol de todos os tempos. Desde sua inauguração, em 2014, o museu já recebeu mais de 446 mil visitantes.

– Graduado em Marketing de Varejo e com MBA em Gestão de Pessoas, Marcel de Pierre Teotônio Amati é o novo diretor comercial do negócio Supermercado Coop. O profissional está na cooperativa de consumo desde 2002, onde iniciou como estagiário.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: