ABCSociedade

Prefeitura de São Bernardo autoriza reforma em sítio de Lula às margens da Billings

sitio los fubangos lula sbc

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), assinou na semana passada uma licença para obras no sítio “Los Fubangos”, pertencente à família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a autorização para a realização da reforma, o local ficará à disposição caso um eventual pedido de prisão domiciliar da defesa do petista seja aceito pelo STF (Supremo Tribunal Federal), segundo informações do jornal O Estado de São Paulo.

No dia 07 de abril, Lula completará um ano preso na sede da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do triplex no Guarujá, litoral paulista.

Em terreno de cerca de 20 mil m², área de lazer e campo de futebol, o sítio fica às margens da represa Billings, no distrito de Riacho Grande. O local, adquirido no começo da década de 90, era destino frequente do petista, de familiares e amigos até o início dos anos 2000.

Sem luxos

Modesto, com casa simples e área externa com fogão à lenha, o “Los Fubangos” abrigava de reuniões políticas a partidas de futebol, além de aniversários da família e da tradicional festa junina, transferida para a Granja do Torto, em Brasília, quando Lula foi eleito presidente , em 2002. No local, próximo ao clube do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ele gostava ainda de pescar, descansar e cozinhar coelho.

O ex-presidente tinha como vizinho, o amigo e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também ex-sindicalista, dono de uma chácara no Riacho Grande. Com a ascensão política, a propriedade foi caindo no esquecimento e o sítio “Santa Bárbara”, em Atibaia (SP) – também alvo de investigações e motivo de uma segunda condenação (12 anos e 11 meses de prisão) -, passou a ser o destino preferido da família Lula.

Segundo a sentença que envolve o sítio “Santa Bárbara”, o ex-presidente teria recebido das empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin R$ 1 milhão em propinas referentes à reforma e modernização do imóvel. A propriedade está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar.

Lula, em foto de 2001, em seu refúgio da era sindical, onde gostava de cozinhar “coelho a Los Fubangos”, costelinha de porco e rabada com polenta

Obra embargada

O prefeito tucano Orlando Morando, em seu primeiro ano como prefeito de São Bernardo (2017), havia embargado a construção de uma casa em terreno do “Los Fubangos”, ao lado do rancho já existente. Em 2004, após a morte de animais a facadas no local, incluindo faisões e cachorros, Lula foi orientado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) a deixar de visitar o sítio no ABC.

(Fotos: Edilson Dantas e João Bittar/Folhapress)

Leia também:

Ribeirão dos Meninos, em São Caetano, tem uma das piores qualidades da água do Brasil

COMPARTILHAR: