Baixada SantistaSociedade

Prefeitura de Guarujá promove nova audiência pública sobre Taxa de Preservação Ambiental

apa serra do guararu guaruja

Segundo encontro para discutir cobrança pela permanência de turistas está agendado para o próximo dia 11, às 18h, na Câmara Municipal

A Prefeitura de Guarujá realiza a segunda audiência pública para discutir a minuta da lei de criação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que visa mitigar os impactos gerados pelo grande número de visitantes ao município. O novo encontro acontece na Câmara (avenida Leomil, 291 – Centro), no próximo dia 11, às 18h.

A TPA já é adotada por destinos turísticos como Fernando de Noronha, Jericoacoara, Bonito, Paraty e Ubatuba. Segundo a Prefeitura, a taxa será exclusiva para veículos de visitantes, isentando moradores de Guarujá e das oito demais cidades da Baixada Santista (Bertioga, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Cubatão), incluindo proprietários de casas de veraneio.

O mesmo vale para automóveis de prestadores de serviços gerais e essenciais. Não entram na cobrança, por exemplo, aqueles que estão a trabalho, abastecendo o comércio local ou de passagem breve (inferior a três horas), ambulâncias, viaturas policiais, transporte público coletivo e carros fúnebres. Na minuta, é possível conferir todas as situações em que há necessidade de cadastramento prévio.

O documento prevê cobranças diárias sobre o ingresso e a permanência de veículos de fora da Região Metropolitana da Baixada Santista por mais de três horas, com valores equivalentes a até 28 Unidades Fiscais do Município (UFMs) vigentes, conforme o meio de transporte. Neste ano, elas custam R$ 4,26 e devem ser reajustadas para R$ 4,45. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal.

Segunda audiência para discutir a cobrança da taxa

A nova audiência pública atende aos pedidos da população na última consulta. Para o Executivo, também amplia o esclarecimento sobre o tema e a participação popular, com a oferta de sugestões.

Os interessados em participar podem acessar todos os detalhes da proposta previamente, desde a primeira versão do documento até a nova, que já possui considerações da sociedade civil organizada e outros movimentos. Para isso, basta entrar no site da Prefeitura, clicar na aba Meio Ambiente, seguir para os Planos e Lei Municipais e, por fim, selecionar o item 10 (Audiência pública TPA).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela condução do processo, receberá manifestações tanto presenciais, quanto pela internet, até o término da audiência pública. Formulário virtual aberto é a plataforma disponível.

Câmeras inteligentes

O monitoramento para aplicação da TPA funcionará por meio de sistema de fiscalização eletrônica, a exemplo dos radares. Para isso, a Prefeitura abrirá processo licitatório e contratará uma empresa terceirizada, que será responsável pela instalação de câmeras inteligentes em todas as entradas e saídas de Guarujá, além do Distrito de Vicente de Carvalho. O foco são pontos estratégicos de acesso, como balsas, rodovias e pontes.

Leia também:

São Vicente volta a ter cobrança de estacionamento rotativo

 

COMPARTILHAR: