Baixada SantistaSociedade

Prefeitura de Praia Grande aprova projeto de duplicação do Viaduto da Curva do S

reuniao curva do s viaduto pg

Definição ocorreu após reunião realizada nesta quarta-feira (20)

A Prefeitura de Praia Grande aprovou o projeto viário da duplicação do viaduto da Curva do S junto a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a Ecovias. A reunião que resultou na validação do projeto foi realizada nesta quarta-feira (20), no Paço Municipal. Participaram do encontro, além de representantes da Artesp e da Ecovias, a prefeita Raquel Chini (PSDB) e integrantes das secretarias de Trânsito, Transportes e Planejamento.

O projeto viário foi apresentado pela Artesp e sofreu alterações solicitadas pela Prefeitura, visando minimizar os impactos nos bairros ao redor do viaduto e melhorar ainda mais a fluidez do trânsito nesta região da cidade. O atual viaduto será duplicado e contará com uma alça de acesso que levará os veículos que precisam ir para bairros como Esmeralda e Ribeirópolis. Uma passarela próxima ao local também deverá ser ampliada, aumentando a segurança dos pedestres que cruzam a via. Com esta aprovação, o próximo passo é a elaboração do projeto arquitetônico, que seguirá as diretrizes do município.

Toda a obra será construída com recursos da Ecovias. Caberá à Prefeitura a adequação dos bairros adjacentes para o novo fluxo de carros que deverão receber. Outro detalhe importante é que o novo viaduto contará com rede de monitoramento por câmeras em um sistema integrado com Ecovias e Prefeitura.

A prefeita de Praia Grande destacou o crescimento populacional e de veículos dos últimos anos na cidade e também a importância deste equipamento com impacto regional, sendo uma importante rota logística de ligação com a Capital e outras cidades. “A aprovação deste projeto de duplicação do Viaduto da Curva do S é um marco para o desenvolvimento viário do nosso município. Juntamente com a Artesp e a Ecovias, já vínhamos trabalhando em uma solução para esse trecho. Agora, chegamos a um consenso que irá atender uma reivindicação dos moradores de Praia Grande que trafegam diariamente pelo local”, disse Raquel Chini.

Reuniões

Nas diversas reuniões realizadas com Governo do Estado e Artesp ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande reforçou a necessidade de ampliação do Viaduto da Curva do S, que recebe um alto número de veículos não somente aos finais de semana e feriados, mas também durante a semana. Esse grande fluxo causa congestionamentos, em especial no sentido Litoral Sul.

De acordo com um levantamento recente realizado pela Secretaria de Trânsito de Praia Grande, cerca de 16 mil veículos trafegam diariamente no local nos horários de pico.

(Foto: Fred Casagrande / PMPG)

Leia também:

Outono começa com frente fria, mas será de calor acima da média em Santos

COMPARTILHAR: