Baixada SantistaSociedade

Outono começa com frente fria, mas será de calor acima da média em Santos

quebra mar 3

Dias quentes entre março e abril poderão registar temperaturas acima dos 30ºC

O outono começa nesta quarta-feira (20) em Santos e vem quase ao mesmo tempo da chegada de uma frente fria. Mas não se engane, a previsão para a estação é de dias quentes, com temperaturas acima da média, assim como no verão, que terminou nesta terça-feira (19).

Segundo previsão da Defesa Civil santista, para esta quarta-feira não há previsão de chuva e o outono chegará trazendo uma temperatura de até 33°C. Já o avanço de uma frente fria sobre a região causará mudança de tempo a partir da tarde da quinta-feira (21), espalhando instabilidades e pancadas de chuva também no decorrer da sexta-feira (22).

De acordo com o órgão, a mudança no tempo, no entanto, é passageira e teremos dias quentes ainda no início da estação, entre março e abril, com temperaturas acima da média, em torno de 28°C. A tendência é de que, em alguns dias, possa passar de 30°C.

El Niño

O El Niño, que atuou ao longo do verão e agora está perdendo força, deve terminar oficialmente entre os meses de abril e maio. O fenômeno responsável por causar o período quente com ondas de calor, como o recorde de temperatura em 13 de fevereiro, com 40,5°C, ainda influenciará o clima na nova estação.

Ainda não há uma tendência para o surgimento do fenômeno oposto ao El Niño, o La Niña, que consiste na diminuição da temperatura das superfícies das águas no Oceano Pacífico. Após encerrado o El Niño, ocorre o começo de uma fase de neutralidade, ou seja, sem os impactos de nenhum dos dois fenômenos, como explica o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol.

“O El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, já causando uma influência no clima de todo o planeta. O La Niña é o contrário, ocorrendo o resfriamento das águas dessa área. Mas, para sair da temperatura aquecida até a resfriada ou vice-versa, a água tem que passar por uma fase neutra, ou seja, sem a interferência dos fenômenos.”

Recomendações

No período, é importante que as pessoas se hidratem, evitem praticar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes (entre 10h e 16h) e se expor ao Sol em excesso. Caso seja necessário, o uso do filtro solar deve ser reforçado. A Defesa Civil ainda recomenda cuidado redobrado às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes ou que tenham algum tipo de comorbidade.

Já para os períodos de chuva, com ventos intensos e raios, é preciso ficar longe de áreas abertas como praias, campos e quadras de esportes descobertas devido ao risco de descargas elétricas (raios), não buscar a proteção embaixo de árvores e nem estar próximo a redes de energia elétrica. Além disso, nos momentos de chuvas torrenciais, o aconselhável é não andar em locais alagados ou inundados e atravessar ruas com enxurradas.

Leia também:

Pesquisas revelam favoritos dos eleitores da Baixada Santista

COMPARTILHAR: