ABCSociedade

Prefeito Orlando Morando visita cenário de game gravado nos estúdios Vera Cruz

171114_Espaço Vera Cruz - ENDEMOL 36 Gabriel Inamine

O prefeito Orlando Morando (PSDB), esteve visitando os pavilhões do Vera Cruz, na avenida Lucas Nogueira Garcez, em São Bernardo, ao longo da última semana. Um deles foi alugado pela produtora Endemol Shine Brasil, que grava no local as versões latina e brasileira do game show “The Wall”, sucesso internacional.

Enquanto conferia de perto o moderno e imponente cenário da atração (com 12 metros de altura e todo iluminado em azul), Morando disse que – agora que a Prefeitura reassumiu a concessão do complexo – pretende manter projetos de entretenimento em seus galpões, remetendo às origens do Vera Cruz (principal estúdio do cinema nacional na década de 50). Nos últimos anos, feiras, exposições  e outros eventos ocuparam o espaço.

“Estava em nossa plataforma de governo priorizar esse resgate do Vera Cruz, conseguir algo consistente, mas que possibilitasse a continuidade de uma história tão rica com o cinema e a televisão. Queremos destacar cada vez mais a veia artística do espaço”, pontuou o prefeito, que acompanhou os trabalhos da equipe de produção.

Segundo Morando, a parceria com a Endemol traz o que há de mais moderno no mundo do entretenimento e renovar o vínculo com a produtora é um dos objetivos. “É uma empresa sólida e estão trabalhando aqui com profissionais internacionais, numa atração respeitada. Para a cidade houve ainda o aquecimento da economia, com a utilização de restaurantes, hotéis e demais serviços.”

Entre produção fixa e colaboradores, são cerca de 120 a 150 pessoas trabalhando, diariamente, nos bastidores do programa. Com a participação da plateia, calcula-se um movimento diário de 500 pessoas pelo Vera Cruz.

Inicialmente, a versão para países como Uruguai, Argentina e Colômbia começou a ser gravada. Pouco tempo depois, Luciano Huck passou a gravar “The Wall” como um quadro do “Caldeirão do Huck”, para substituir “Quem Quer Ser Um Milionário?”.

Nos últimos dias, porém, tem circulado a informação de que Huck tem adiado a tomada de decisões importantes sobre seu programa (e consequentemente sobre a estreia da novidade) – o que faz aumentar os rumores em torno de sua candidatura à presidência da República em 2018 (provavelmente pelo PPS). A Rede Globo já teria até dado um ultimato ao apresentador: para que decida a respeito de seu futuro até o mês que vem.

Caso Huck opte em se lançar na política, tanto ele quanto a mulher, Angélica, estariam fora da programação da emissora. O nome de Márcio Garcia – envolvido atualmente com a terceira temporada de “Tamanho Família” – já começa a ganhar força para o ocupar a faixa dos sábados à tarde.

Bastidores

Em meio à movimentação nos corredores, chamou atenção ainda a felicidade de Pedro de Mattos, de 60 anos, que trabalha no setor de almoxarifado e é o funcionário mais antigo do complexo. Com 25 anos dedicados ao Vera Cruz, ele destacou sua satisfação ao ver novos projetos, após anos de esquecimento. “Fico emocionado de ver tudo funcionando.”

Moradores de rua inseridos no mercado de trabalho por meio do programa Emprego Cidadão também veem na retomada das atividades do Vera Cruz a chance de uma vida nova. É o caso de Gilberto Lobo (foto), de 54 anos. Integrante da equipe de limpeza e organização, ele não esconde a alegria de acompanhar tudo de perto. “É muito legal estar aqui e se sentir importante. O trabalho vem melhorando a minha vida a cada dia”, pontuou.

(Fotos: Gabriel Inamine)

Leia também:

Em Diadema, Lula celebra 35 anos da conquista da primeira prefeitura petista e fala em revogar reformas

COMPARTILHAR: