ABCPolítica

Prefeito de Santo André assume presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

PauloSerra_Presidente_Agencia_ Foto_ RicardoTrida-PSA (3)

Com o desafio de retomar o crescimento da região, o prefeito Paulo Serra (PSDB), de Santo André, tomou posse como novo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. A gestão vai abranger o biênio 2017/2019.

Segundo Serra, o foco principal será colocar em prática os pólos de tecnologia por meio de incubadoras em universidades regionais, como a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), a UFABC (Universidade Federal do ABC) e o Instituto Mauá de Tecnologia. A expectativa é a de que, a partir dessa experiência, vingue – finalmente – o Parque Tecnológico do Grande ABC.

O novo vice-presidente da Agência, Marcos Sidnei Bassi, reitor da USCS, não compareceu à cerimônia em razão de viagem ao México para um seminário na área de Comunicação. Os prefeitos Kiko Teixeira (PSB), de Ribeirão Pires, e Gabriel Maranhão (PSDB), de Rio Grande da Serra, foram os únicos que prestigiaram o evento. Os outros quatro (São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá) enviaram representantes.

A partir deste ano, a Agência não contará com repasses do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, após decisão do colegiado de prefeitos (o orçamento, que até o ano passado era de R$ 1,45 milhão, não chegará aos R$ 5oo mil). A diretoria da entidade segue com representantes de sindicatos, do Pólo Petroquímico e de universidades, além do Consórcio. O prefeito de Santo André terá ainda a missão de envolver as associações comerciais, industriais e empresariais da região – atualmente, apenas a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André) tem participação efetiva no órgão.

Serra substitui o professor Joaquim Celso Freire (na foto com o prefeito de Santo André), da USCS, à frente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. Giovanni Rocco Neto seguirá como secretário-executivo (ele foi nomeado em 2013 pelo ex-presidente do conselho diretor Rafael Marques).

“Os problemas enfrentados pelas cidades do ABC não são novidade. O que temos visto nos últimos anos é a perda da confiança da população e dos segmentos empresariais em razão das constantes quedas de desempenho produtivo, das consequentes baixas dos setores de serviço e comércio e da redução da oferta de emprego e renda das famílias. Passou da hora da reação”, afirmou Serra.

A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na última quinta-feira (27).

Leia também:

Semasa inicia obra de reconstrução de ponte sobre o rio Tamanduateí

COMPARTILHAR: