Coluna do Baena

Pio Mielo garante que vai se empenhar para o aumento de vereadores em São Caetano

PIO MIELO CAMARA SCS

Presidente da Câmara de São Caetano do Sul para o biênio 2023-2024, o vereador Pio Mielo (PSDB) participou nesta semana do programa #BlogdoBaenaTV. Ele falou sobre temas como a retomada das sessões legislativas, a reforma administrativa proposta pelo Executivo e a saída da cidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, aprovada pelo Legislativo – o mesmo ocorreu em São Bernardo do Campo. Questionado sobre o aumento de cadeiras na Câmara, algo já sacramentado em Santo André (que passará de 21 para 27 parlamentares a partir da próxima legislatura), Pio afirmou que vai trabalhar para que isso de fato aconteça. “Essa é uma decisão que precisa de coragem e eu não faço política para fazer o que é mais fácil e, sim, o que é correto. Nós seguimos a legislação e a Constituição é clara dado o número de habitantes de São Caetano (162.763 pessoas/estimativa IBGE). Já temos base populacional para mais duas cadeiras representativas e colocaremos em votação a adequação da lei”. Com a aprovação, o município passaria dos atuais 19 para 21 parlamentares.

Sem impacto

Pio garante que o aumento no número de vereadores não significará mais despesas para a Câmara. “A ideia é enxugar a estrutura atual por meio de reforma administrativa para, caso haja entendimento (por mais vereadores) dentro da legalidade, isso não signifique aumento de gastos.” O presidente do Legislativo sugere a possibilidade de redução do número assessores como uma das alternativas para evitar impacto orçamentário. O prédio do Legislativo, que abriga também algumas secretarias municipais, não tem atualmente estrutura física para encampar as mudanças e será preciso adequações, os populares “puxadinhos”. Vale lembrar, São Caetano já chegou a contar com 21 parlamentares. Além de Pio, a semana teve a vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil) no #BlogdoBaenaTV.

Políticas públicas esportivas

ACES - visita ao Paço

Diadema recebe representantes de comitê europeu de olho no título de Cidade Sul-Americana do Esporte 2024 (Foto: Igor Andrade)

Representantes do ACES Europe estiveram em Diadema nesta quinta-feira (02). A visita é mais uma etapa que o município cumpre na busca do título de Cidade Sul-Americana do Esporte 2024, concedido pelo comitê europeu. Os visitantes conheceram os equipamentos esportivos e programas de acesso ao esporte em andamento na cidade. A delegação foi acompanhada pela secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, e pelo diretor de Esporte, José Alexandre Pena Devesa. João Macário, interlocutor da ACES no Brasil; Nuno Santos, diretor da entidade em Portugal; e César Teixeira, também da ACES Portugal ainda estiveram no Paço Municipal, onde se encontraram com a vice-prefeita Patty Ferreira (PT) e com secretários da atual gestão.

Melhora

Internado no HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), segue se recuperando e até já postou foto nas redes sociais. Ele continua despachando normalmente e tem feito reuniões virtuais com secretários de seu governo. Filippi está em tratamento devido a uma endocardite bacteriana, ainda sem previsão para alta.

Cannabis no SUS

Ribeirão Pires vai iniciar estudos sobre medicamentos à base de cannabis (Foto: Divulgação)

Após sanção de lei estadual pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ribeirão Pires iniciará estudos sobre medicamentos à base de cannabis na rede pública de saúde. A estância turística foi a primeira cidade do Estado e a terceira do Brasil a criar lei sobre o assunto, em 2022 – de autoria do então vereador e hoje prefeito, Guto Volpi (PL), e do vereador Edmar Aerocar (PSD). O médico Laerte Rodrigues Junior explica que o município está no processo de regulamentação da lei e que os estudos serão iniciados em breve. “Os próximo passo é a realização de testes para entender melhor quais são nossas principais patologias. Já estamos avançando para a segunda etapa da lei municipal”, comenta. A segunda etapa de implementação da legislação tem previsão de durar dois anos, para avaliação e triagem dos pacientes que desejam utilizar a medicação e que preencherem todos os critérios de indicação e contra-indicação. Já finalizada, a primeira fase durou quatro meses e foi voltada à adaptação e orientação dos médicos da rede de saúde.

Intercâmbio

Moradora de São Vicente conquista bolsa de estudos para intercâmbio na Inglaterra (Foto: Divulgação)

Moradora da Vila São José, em São Vicente, Mariliza de Oliveira Lopes, de 44 anos, embarca rumo à Cambridge, na Inglaterra, neste sábado (04). Ela conquistou uma bolsa de estudos integral para um intensivão de um mês na escola LSI (Language Studies International), especializada no ensino para estrangeiros. A aluna do 6° semestre de Logística na Fatec Rubens Lara terá seu intercâmbio totalmente custeado pelo Centro Paula Souza, do Governo do Estado. Além disso, receberá um aporte financeiro semanal de 100 libras. “A ansiedade está a milhão, não dá para negar. É a grande oportunidade da minha vida”, salienta a estudante, que foi parabenizada pelo prefeito Kayo Amado (Podemos), no gabinete do Paço Municipal. Segundo o chefe do Executivo, ela se tornará referência para os vicentinos, especialmente aqueles que desistem de buscar uma graduação após os 30 anos.

Futuro

GM e Agência de Desenvolvimento se reúnem (2)

Agência de Desenvolvimento e GM se reúnem para debater setor automotivo e futuro da indústria no ABC (Foto: Divulgação)

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva, recebeu o diretor de relações institucionais e governamentais da General Motors, Adriano Barros. O encontro, que ocorreu na sede da entidade regional nesta quarta (1º), teve como pauta central assuntos do setor automotivo – como a política industrial em sintonia com os conceitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa – e o futuro da indústria. Com foco no Grande ABC, os dois dialogaram sobre os planos da GM em São Caetano do Sul. O diretor da montadora informou sobre o planejamento de produção para a planta, que segue com a fabricação dos modelos Spin, Tracker e Nova Montana. Barros, também vice-presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), se colocou à disposição para participar da discussão do Pacto Regional pela Indústria.

Debutante

cubatão sinfonia

Cubatão Sinfonia completa 15 anos formando artistas e cidadãos (Foto: Divulgação)

O programa Cubatão Sinfonia completou 15 anos nesta quinta-feira (02). Nesse período o projeto sociocultural de formação artística e cidadania já capacitou cerca de 2 mil alunos e se tornou referência na Baixada Santista. Segundo Leandro Sampaio, um dos coordenadores, embora a iniciativa tenha permitido o ingresso de muitos jovens na carreira artística, o objetivo é muito maior. “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de música, dança e musicalização infantil no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”, destaca. A Prefeitura de Cubatão, via secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenha papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início.

Importância

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que muitos insistem em desconhecer e criticar, o programa Cubatão Sinfonia manteve as atividades alinhadas, mesmo durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Em 2023, o Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da UNIGEL e CMOC – esta última grande parceira, alimentando financeiramente as atividades por quase dez anos. Outras empresas que contribuíram para a realização das atividades foram a Usiminas, Petrocoque e Bequisa.

Rápidas

  • Santo André: os vereadores Pedrinho Botaro (PSDB) e Jobert Minhoca (Podemos) tomam posse nesta sexta-feira (03) como secretários do governo Paulo Serra (PSDB) nas pastas de Ações Governamentais e Pessoa com Deficiência, respectivamente.
  • O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), empossou nesta quinta (02) o vereador Daniel Córdoba (PSDB) como novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação. Ele substitui Fernando Trincado, que seguirá na Sedeti, como diretor.
  • Em Diadema, Zé Antônio (PT), vereador em quinto mandato, assumiu a Secretaria de Saúde no lugar de Rejane Calixto. Ela será nomeada assessora especial da Prefeitura, com objetivo de estreitar o relacionamento do município com os governos federal e estadual.
  • A Prefeitura de Santo André firmou parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) para o lançamento do projeto Monitor Demográfico. O termo de cooperação permitirá que a cidade tenha dados atualizados sobre a população e possa planejar políticas públicas de maneira mais efetiva.
  • Nesta semana, a Claro ativou o 5G em 13 bairros do ABC, nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Para ter acesso ao sinal, é preciso ser cliente da operadora, ter um aparelho compatível e estar em área coberta pela tecnologia.
  • O Grande ABC criou 29.726 vagas formais de emprego em 2022. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência e foram organizados em boletim regional pelo Consórcio ABC e pela Agência de Desenvolvimento Grande ABC.
  • A Coop Drogaria inaugurou na quarta-feira (1º) sua 13ª unidade na cidade de São Bernardo do Campo. Com área construída de cerca de 240 m² e 12 vagas para estacionamento, a nova drogaria está localizada na rua Marechal Deodoro, no Centro, e opera com um mix de 9 mil itens.
  • A Prefeitura de São Vicente contratou a empresa SBR para a gestão de resíduos sólidos na cidade. O trabalho deste tipo de empresa é inédito na cidade e ficará sob fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). A vigência do contrato é de 30 meses, no valor de R$ 24,7 milhões.
  • O Clube dos Automóveis Antigos de Santos (CAAS) realiza neste sábado (04), na Praça Mauá, um encontro de seus associados com o reforço do Clube do Chevrolet de São Paulo. São esperados mais de 70 carros em exposição no evento. Das 9h30 às 16h.
  • A diretora da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), Ana Paulo Demambro, foi homenageada pelo Rotary Club da cidade durante evento anual de reconhecimento aos profissionais que se engajam em iniciativas educacionais.
  • Ao longo da semana a Prefeitura de Diadema destacou a importância do engenheiro Osvaldo Misso na construção e transformação da cidade a partir de importantes obras públicas por ele implementadas. Com passagens ainda por gestões petistas em São Paulo e Mauá, Misso morreu no último sábado (28) devido a complicações de um câncer na região da laringe.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: