ABCSociedade

Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é inaugurado em São Caetano

naei scs

Prefeito Auricchio destacou comprometimento com a inclusão e anunciou a inauguração do Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência ainda para este ano

Nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugurou mais um equipamento público voltado à inclusão: o NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva), localizado na rua São Carlos, 217, no Bairro Santa Paula.

“Temos trabalhado a educação inclusiva com muita seriedade, e há muito a fazer. Ainda este ano vamos inaugurar o Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência”, anunciou o prefeito. “São Caetano tem condições de dar um futuro acolhedor a todos e todas”, complementou o chefe do Executivo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, com o novo espaço, os profissionais agora têm um local adequado para atendimento. “Esse espaço é mais um marco da gestão do prefeito Auricchio para a Educação de São Caetano”, destacou.

No NAEI, o andar térreo será voltado ao atendimento dos alunos do GAEM (Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar), que dá suporte aos estudantes com deficiências, seus familiares e equipes escolares no processo de aprendizagem. “Os atendimentos do GAEM ocorrem por meio de encaminhamento das equipes escolares”, explica o coordenador do Núcleo, Rodrigo Cadete.

NAEI

O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva, implementada em agosto de 2023. São três os eixos de atuação do espaço: a articulação intersetorial, realizada em programas como Territórios Conectados e Mover, que mobiliza várias secretarias; a formação continuada de profissionais; e a organização dos serviços da Educação Especial, como o GAEM e as salas de Recursos Multifuncionais.

Para realizar todas essas atividades, o NAEI conta 64 professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), 260 cuidadores e uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais, que envolvem dez psicopedagogos e dez profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais).

A rede municipal de ensino atende, atualmente, quase 1100 estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, que envolvem as diferentes deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos do Espectro Autista, Superdotação e Altas Habilidades.

(Foto: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Santo André entrega obra de requalificação viária na Avenida José Caballero

COMPARTILHAR: