ABCSaúde

Com Tele Dengue, São Caetano orienta munícipes via telemedicina

tele dengue scs 2

Serviço foi lançado pela Prefeitura na última quinta-feira (29) 

Um  canal de WhatsApp com informações sobre o combate à dengue e orientações para quem estiver com sintomas da doença. Assim funciona o Tele Dengue, serviço lançado nesta semana em São Caetano do Sul pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que apresentou a novidade ao lado da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, na quinta-feira (29).

“Nossa intenção é colocar o morador com suspeita de dengue, o mais rápido possível, em contato com as equipes de Saúde. Trata-se de uma ferramenta digital de promoção de acesso mais amplo e qualificado. Em paralelo a isso, seguimos com trabalho nas ruas para localização e erradicação dos focos do mosquito com as equipes da Defesa Civil, Vigilância em Saúde, Saúde da Família e GCM, com apoio de drones”, destacou Auricchio ao lembrar que o Tele Dengue disponibiliza um questionário para que o munícipe sintomático possa avaliado.

tele dengue scs 1

Grupo de WhatsApp orienta a população da cidade, recebe denúncias de possíveis focos do aedes aegypti e encaminha pacientes com sintomas de dengue para avaliação e tratamento

Ao enviar mensagem para o telefone 4233-8136 o morador de São Caetano tem cinco opções para digitar:

1) Orientações quanto aos cuidados que deve adotar para evitar possíveis criadouros;
2) Denúncia de possíveis focos, sendo direcionado ao e-mail ou telefone dos canais de denúncia;
3) Sinais e sintomas da doença;
4) Questionário para moradores que apresentam sinais ou sintomas;
5) Endereço das UBSs para acolhimento dos pacientes.

O preenchimento do questionário pode ser feito 24 horas por dia. Uma equipe de enfermagem avalia as respostas e faz os encaminhamentos necessários. Em caso de sinais de alerta (sangramento, hematomas etc.) é preciso procurar o serviço de urgência e emergência (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin).

O gerenciamento da plataforma está a cargo de equipe técnica de enfermeiras, que fazem o atendimento durante a semana e monitoramento aos finais de semana. “O paciente é triado para verificar se os sintomas são de dengue e  orientado a procurar unidade de saúde ou hospital, dependendo da avaliação. A partir deste momento, é acompanhado pela ECAD (Equipe de Cuidados Avançados de Dengue), localizada em todas as UBSs. Além de examinar o morador, essa equipe irá monitorá-lo até o final do tratamento”, explicou Regina Maura.

Dia D Contra Dengue

Além das ações com drones operados pela GCM (Guarda Civil Municipal), com apoio terrestre da Defesa Civil, e atuação dos agentes de combate a endemias (ACEs) e dos agentes comunitários de saúde (ACSs) – com vistorias, bloqueio e distribuição de folders porta a porta -, o município realizou nesta sexta-feira (1º) atividades educativas para marcar o Dia D de combate à dengue.

As denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo e-mail denunciaccz@saocaetanodosul.sp.gov.br. Todas estão sendo apuradas mediante visitas dos ACEs, inclusive aos finais de semana.

Leia também:

Santo André e São Caetano recebem prêmio Destaque em Alfabetização

Investimento em segurança resulta em queda da criminalidade em São Caetano

COMPARTILHAR: