ABCPolítica

Morando assina decreto para minimizar impactos causados pelas chuvas

decreto chuvas

O prefeito Orlando Morando (PSDB) assinou, nesta segunda (06),  decreto que institui a “Operação Pé D’água – Prevenção e Mobilização”, uma série de ações preventivas para minimizar o impacto das chuvas em  São Bernardo – antecipando e coibindo riscos à população, na medida do possível. No mês passado, a cidade registrou o maior volume pluviométrico no comparativo com anos anteriores. A imagem da avenida Kennedy totalmente alagada acendeu o sinal de alerta.

Além do trabalho já realizado pela Defesa Civil, a prevenção será intensificada até abril, mobilizando equipes de 13 secretarias. Serão reforçados, segundo os planos, os serviços de limpeza e manutenção da drenagem urbana, além da fiscalização dos setores de risco.

Em janeiro deste ano, foram registrados 101 atendimentos pela Defesa Civil, sendo 63 vistorias preventivas. De acordo com a administração, a estrutura é a maior já disponibilizada para atendimento e prevenção aos riscos causados pelas fortes chuvas: com 24 agentes da Defesa Civil, 51 pluviômetros instalados (41 deles pela iniciativa privada), 05 disponíveis para as ações e 160 integrantes da população treinados para atuar como voluntários nas regiões em que residem (44 comunidades).

O decreto que institui o programa será publicado no diário oficial desta sexta (10).

 

COMPARTILHAR: