ABCEconomiaGrande SP

Mercado Oxxo prevê investimento de R$ 80 milhões em Santo André e 50 unidades pela cidade

Rede Oxxo - Foto - Divulgação (5)

Chegada da marca mexicana deve gerar cerca de 1,2 mil empregos; primeiras lojas na cidade estão previstas para agosto na Avenida Portugal e no Bairro Campestre

O Grupo Nós, joint venture formada pelo grupo mexicano Femsa e pela Raízen, anunciou nesta terça-feira (19) investimentos da ordem de R$ 80 milhões em Santo André para a instalação de 50 mercados de proximidade da marca Oxxo, em até dez anos. O anúncio foi feito durante encontro do prefeito Paulo Serra (PSDB) com representantes do grupo.

Conforme o Blog do Baena já havia antecipado, após investimentos no Interior e na Capital, a maior rede de mercados de proximidade da América Latina estende seu consistente plano de expansão para a Grande São Paulo – começando por Osasco. Participaram da reunião com o prefeito andreense o diretor de expansão da Oxxo, José Moreira, o diretor de expansão do Grupo Nós, David Pestana, e a coordenadora de relações governamentais da Raízen, Juliana Rodrigues. “Santo André está entre os dez municípios que elegemos para fazer o plano de expansão nestes primeiros anos”, detalha Pestana.

Encontro Rede Nós e prefeito Paulo Serra - Foto - Alex Cavanha_PSA (5)

Em reunião com Paulo Serra, representantes do Grupo Nós apontam ambiente favorável aos negócios para a inclusão do município no plano de expansão da rede (Foto: Alex Cavanha / PSA)

De acordo com a empresa, o ambiente de negócios favorável, a agilidade para regularização e licenciamento e o perfil da população foram determinantes na escolha, pois casam muito com as necessidades e objetivos da rede. As duas primeiras lojas em Santo André devem ser inauguradas em agosto – uma na Avenida Portugal e outra no Bairro Campestre – as instalação das unidades na cidade deve gerar cerca de 500 postos de trabalho diretos e 700 indiretos no município.

“Santo André é uma cidade que tem muito potencial para este modelo de negócio, com muitas regiões a serem exploradas e está em um excelente momento de crescimento. Os andreenses gostam de sair de casa, de viver a cidade e de explorar todo o segmento gastronômico, que está em franco crescimento. Um ambiente ideal para receber este tipo de estabelecimento, gerando principalmente emprego e renda para a nossa gente”, destaca Paulo Serra.

As lojas Oxxo são espaços que reúnem em um só lugar um mercadinho, uma padaria e uma lanchonete. “Normalmente nos bairros existem muitos mercadinhos ou muitas lanchonetes, mas os três juntos já é mais raro. O plano é estar com 25 lojas na área central da cidade em até dois anos, para podermos sentir e estudar a aceitação da empresa e então ir ampliando gradativamente”, complementa Pestana.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, acrescenta que a empresa tem à disposição toda a equipe da Prefeitura para esclarecer qualquer dúvida no processo de licenciamento. Além disso, a empresa poderá contar com os serviços de intermediação de mão de obra do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda que faz a pré-seleção a custo zero.

A rede

Fundada no México há 40 anos, a Oxxo é a maior rede de mercados de proximidade da América Latina e possui atualmente mais de 21 mil lojas. Após expandir para países como Chile, Colômbia e Peru, chegou ao Brasil em 2020 – mais de 100 lojas já foram instaladas no país.

As operações no Brasil começaram por Campinas e avançaram por Jundiaí, São Paulo e seguem pela Região Metropolitana por cidades como Osasco e Santo André. A Oxxo pertence ao Grupo Nós, criado a partir do acordo entre a Raízen, uma das maiores distribuidoras de combustível do país, dona dos postos Shell, e a Femsa (Fomento Económico Mexicano), que inaugurou o primeiro mercado da marca em 1978 – hoje, só no México, são 20 mil unidades em operação.

Leia também:

Procon Diadema realiza em torno de 10 atendimentos por dia no 1º semestre

COMPARTILHAR: