Coluna do Baena

Festival do Chocolate começa nesta sexta (28) com a gastronomia de protagonista

gastronomia festival - 2

A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza, a partir desta sexta-feira (28), a 14° edição do Festival do Chocolate, no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro). Nesta edição, o público poderá se deliciar com uma culinária diversificada – dos clássicos como o fondue às novidades que vão do hambúrguer doce ao chopp de chocolate. Quem também marcará presença neste ano é o finalista do “MasterChef Junior 2022”, da Band, Lucas Bastos. O chef mirim estará com suas tortas, doces e chocolate quente para quem quiser se deliciar, além de oficina Choco Kids, aos domingos. O 14° Festival do Chocolate terá três finais de semana, até 13 de agosto, a partir das 18h, às sextas-feiras; 14h, aos sábados; e 12h, aos domingos. O festejo traz shows de Roupa Nova, Atitude 67, Isabella Taviani e Show da Luna nos primeiros três diasPara acessar a área do palco principal e conferir as atrações é preciso ingresso (trocado por 2kg de alimentos ou 2kg de ração para pets). O Palco Futuro trará artistas locais, sem necessidade de ingresso para curtir as apresentações.

gastronomia festival

Do strogonoff de chocolate ao clássico fondue, o festejo traz grande variedade de doces e salgados para todos os gostos (Fotos: Gabriel Mazzo)

Oportuno

Pela  primeira vez o evento terá opções de doces e salgados para o público vegano. O Instituto Acqua, que já promove a tradicional Feira Vegana do ABC, levará para Ribeirão Pires empreendedores do setor, produtores e a comunidade regional, com o objetivo de estimular a economia criativa, hábitos saudáveis e o contato com produtos livres de ingredientes de origem animal. “Debater a causa animal, promover alimentação saudável e estimular produtores locais estão entre nossas ações. Apresentar o tema ao público do Festival do Chocolate é a certeza de disseminar informação e compartilhar respeito”, pontua Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.

Giro econômico

Após três anos sem Festival do Chocolate, os comerciantes ribeirão-pirenses estavam ansiosos pela retomada, segundo o presidente da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Ricardo Cardoso. “Todos estão numa ansiedade enorme para começar essa festa, que conta com 90% de comerciantes da cidade. O comércio local gira muito mais forte diante do sucesso do festival. Mesmo após o evento percebemos que o movimento aumenta, beneficiando a economia do município”, destaca.

Agenda cheia

O fim de semana promete ser concorrido no Grande ABC. Além do Festival do Chocolate, em Ribeirão Pires, tem Showlidaridade, festa de aniversário de São Caetano, que começou nesta quinta (27), com show de Ara Ketu, e vai até domingo (30), no Espaço Verde Chico Mendes – com apresentações de Diogo Nogueira, Ira! e Felipe Araújo. E ainda os dois últimos dias do FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba), em Santo André, sábado (29) e domingo (30) – o público na vila inglesa foi de 100 mil pessoas no primeiro final de semana.

Vulnerabilidade social

Inauguração CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - 27 julho 2023 (97)

Auricchio entrega a nova sede do CRAS Nova Gerty (Foto: Letícia Teixeira)

Entre as inaugurações que marcam os 146 anos de São Caetano do Sul, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) entregou nesta quinta-feira (27) a nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Honório do Carmo Neto, no Bairro Nova Gerty. O equipamento foi transferido para espaço mais adequado para atender a população, com ampliação de salas, no número 452 da Rua Marlene. Estavam presentes o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), secretários municipais, vereadores e familiares do homenageado. “É um prédio com condição de aumentar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, além de estabilizar o arco de proteção social da cidade”, ressaltou Auricchio. O investimento foi de R$ 1,2 milhão.

Rápidas

O Parque Central, em Santo André, recebe neste domingo (30) a tradicional feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto”. O evento será realizado na tenda azul, das 10h às 15h, e vai disponibilizar 120 animais de todas as idades e tamanhos.

Com corredores de destaque nos cenários nacional e internacional, a 2ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos será realizada neste domingo (30). Além da prova de 21 km, o evento – agora com patrocínio do Internacional Shopping – terá outras duas distâncias participativas, de 5 e 10 km. Largada às 06h25 na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia.

Também no domingo (30), o ParkShopping São Caetano recebe mais uma etapa da corrida Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, com percursos de 5 e 10 km. Largada prevista para às 7h.

Superados os transtornos decorrentes da forte ventania que atingiu a Baixada Santista recentemente, o Festão Cubatão volta a movimentar os finais de semana na cidade, desta sexta (28) até 13 de agosto, com atrações típicas das festas juninas, como música, dança e gastronomia. No Kartódromo Municipal, a partir das 18h.

Para marcar do Dia do Vila-Lata e estimular a adoção desses animais (cães e gatos sem raça definida), a Coordenadoria de Defesa à Vida Animal (Codevida) de Santos promove, nesta segunda (31), um passeio de cães. A “cãominhada” será na área destinada aos pets na Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva (em frente ao Sesc Santos), no bairro Aparecida, das 12h às 15h.

Parabéns São Caetano pelos 146 anos de fundação. Sua história é exemplo de organização e desenvolvimento!

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: