Coluna do Baena

Kayo Amado quer envolver Tarcísio no projeto São Vicente 500 Anos

tarcísio de freitas e kayo amado

Durante almoço de Tarcísio de Freitas (Republicanos) com os prefeitos do Consórcio da Baixada Santista, o chefe do Executivo de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), disse ao governador de São Paulo que quer aproximação do Estado no projeto São Vicente 500 Anos – a marca será alcançada em 2032. Segundo o prefeito, o envolvimento do governo paulista se justifica, pois São Vicente é a primeira cidade do Brasil. “O governador gostou da ideia e mostrou entusiasmo. Queremos que o Estado entenda a importância estratégica de São Vicente, participe desse projeto e nos ajude a encontrar nossa vocação dentro da região, com desenvolvimento econômico e turístico”, comentou Amado. O prefeito – que na última segunda-feira (19) assumiu a coordenação do Podemos na Baixada Santista – ainda falou a Tarcísio sobre a Área Continental do município, como uma região com grande potencial para a instalação de indústrias, inclusive portuárias, e a geração de empregos.

5º Centenário

Primeira vila fundada no País, em 1532, São Vicente será a primeira cidade a completar 500 anos. Diante da aproximação do quinto centenário, a Prefeitura tem reunido esforços para a construção de um plano que vislumbre o desenvolvimento do município a médio prazo, de maneira sustentável, nas áreas de turismo, comércio, meio ambiente e urbanismo. Com o apoio de empresários da região, o evento de pré-lançamento do projeto São Vicente 500 Anos ocorreu em janeiro e a ideia é uma construção conjunta, entre poder público, segmentos produtivos e sociedade civil, para apresentação em janeiro de 2024. A inspiração vem de cases de sucesso de cidades como Niterói (RJ) e Londrina (PR).

Por falar no assunto…

Santo André conquistou o primeiro lugar na categoria Governança do Prêmio Cidades Sustentáveis, realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, com o projeto Santo André 500 Anos, alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Comida na mesa

3 - Entrega de alimentos arrecadados no Arraial Solidário - Foto - Alex Cavanha_PSA (24)

Santo André entrega alimentos arrecadados no Arraial Solidário (Foto: Alex Cavanha)

Nesta quinta-feira (22), em evento simbólico na sede do Banco de Alimentos de Santo André, foi realizada a entrega de cinco toneladas de não perecíveis doados como ingresso no Arraial Solidário, promovido entre os dias 16 e 18, e que atraiu 60 mil pessoas ao estacionamento do Paço Municipal. A presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris, foi anfitriã do ato, no qual 18 entidades assistenciais retiraram os alimentos, que chegarão às mesas de famílias em situação de vulnerabilidade.

Recorde

No total, 13 toneladas de alimentos foram doadas no Arraial Solidário 2023 – recorde de arrecadação entre os eventos solidários realizados no Paço andreense. Também foram angariados cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho, que – juntamente a outros montantes arrecadados nas Lojas Solidárias e nos cerca de 150 pontos espalhados pela cidade – serão destinados às entidades em evento nesta sexta-feira (23), em sistema drive-thru, na sede do Fundo Social de Solidariedade.

Tratativas

filippi-artesp

Diadema quer verba para construir dois viadutos sobre a Rodovia dos Imigrantes (Foto: Divulgação)

O prefeito José de Filippi Júnior (PT), de Diadema, se reuniu – pela terceira vez – com a direção da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na tentativa de viabilizar recursos para a construção de dois viadutos sobre a Rodovia dos Imigrantes. Segundo ele, é um investimento fundamental para desafogar o trânsito na cidade. “Os viadutos são reivindicações antigas. As ruas de Diadema fazem importante ligação entre a capital e cidades da região”, comentou. Os secretários de Obras, Luiz Carlos Theophilo, e Mobilidade e Transportes, Vanderly Lima, além do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), o acompanharam no encontro.

Acesso livre

Os prefeitos petistas do Grande ABC – José de Filippi Júnior, de Diadema, e Marcelo Oliveira, de Mauá (também presidente do Consórcio Intermunicipal da região) – tem circulado com frequência por Brasília nos últimos dias, em busca de recursos federais para seus municípios. Mais recentemente, Filippi, acompanhado do secretário de Saúde, Zé Antônio, se reuniu a ministra da Saúde, Nisia Trindade.

Vale Verde

Vale Verde Francisco Morato - Foto - Divulgação_Semasa (12)

Moeda Verde, de Santo André, inspira projeto de reciclagem em Francisco Morato (Foto: Divulgação/Semasa)

O programa Moeda Verde, da Prefeitura de Santo André, inspirou mais um município que quer ampliar a reciclagem e melhorar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta quarta-feira (21), Francisco Morato, na Região Metropolitana de São Paulo, estreou o projeto Vale Verde, com os mesmos princípios. Antes, as cidades de Amparo, em 2018, e Mauá, neste mês, já haviam seguido o exemplo andreense, implantando ações que trocam resíduos por alimentos.

Boas práticas

O superintendente adjunto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Edinilson Ferreira dos Santos, esteve no evento de lançamento do Vale Verde e ressaltou os benefícios para a melhoria ambiental. “Essa ação evita que os resíduos sejam descartados de forma irregular nos bairros, gera renda para as cooperativas de reciclagem e o aumento da vida útil de aterros sanitários”, explicou. “Após dois anos de visitas a Santo André, a gente está instituindo o Vale Verde. Que as boas práticas dos municípios possam ser sempre compartilhadas”, disse o vice-prefeito de Francisco Morato, Ildo Gusmão (Republicanos).

Balanço

Desde 2017, quando foi criado em Santo André – pelo Semasa, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade -, o Moeda Verde já atraiu a atenção de representante de cidades paulistas como Porto Ferreira, São Carlos, Amparo, Leme, Recife, Guarujá, Itanhaém e Itapetininga. De lá pra cá, o programa já arrecadou mais de 1 milhão de quilos de materiais recicláveis, entregando mais de 210 toneladas de frutas, legumes e verduras para moradores que residem em 25 comunidades carentes.

Talento tipo exportação

Ronaldo-Silverio-posa-no-Estadio-Beira-Rio-em-Maua

Artista plástico do Grande ABC estreia em mostra de arte na Europa; Ronaldo Silvério posa no Estádio Beira Rio, em Mauá, com a obra Fraternitas (Foto: Arquivo Pessoal)

O artista plástico Ronaldo Silvério, morador de Mauá, foi um dos selecionados para o 8º Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein. O evento, que vai até 02 de julho, traz o trabalho de outros 54 artistas brasileiros, sob curadoria de Bruno Portella e Petra Buchell. Produzida em tinta acrílica, a obra escolhida foi Fraternitas (fraternidade em latim), que simboliza a fraternidade, o amor e o futebol (com a união de torcidas em torno de uma só bandeira, onde todas as diferenças são eliminadas). “Quando nos despimos de todo tipo de preconceito, deixamos irradiar nossas emoções das mais diversas formas, neste sonho de um mundo melhor”, explica o artista.

Triste

Cinco das sete pessoas atingidas na explosão de um tanque de combustível, ocorrida na manhã desta quinta-feira (22), no Pólo Petroquímico do Grande ABC, em Santo André, trabalhavam na empresa Tenenge e executavam serviço de pintura, na planta da Braskem. Uma delas veio a óbito. A empresa, assim como a Braskem, emitiu nota lamentando o acidente, e afirmou estar focada no apoio às vítimas e seus familiares. As causas serão investigadas.

Rápidas

– A Prefeitura de São Caetano realiza neste fim de semana (dias 24 e 25), das 12h às 19h, o 2º Arraial Cultural da Terceira Idade, no Espaço Verde Chico Mendes. A entrada é gratuita ou, para quem puder contribuir, 1kg de alimento não perecível, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade.

– Na presença da primeira-dama, Thaynã Amado, e do prefeito Kayo Amado (Podemos), o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente inaugurou nesta semana espaço de artesanato no Brisamar Shopping. O novo local funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Além das peças para vendas, haverá oficinas de artesanato.

– Neste domingo (25), dentro da programação especial do Junho Verde em Santo André, o Parque Central, recebe edição do Moeda Pet, das 9h às 13h, em formato drive-thru. O programa faz a troca de um quilo de garrafas pet por um quilo de ração…

…Na mesma data e local, das 10h às 15h,  será realizada mais uma edição da feira de adoção de animais “Eu Amo, Eu Adoto”.

– O Parque Natural do Pedroso recebe, neste domingo (25), o 2º Arraiá do Pedroso, das 10h às 16h. O evento junino, promovido pelo Semasa, também integra a agenda do Junho Verde, mês do meio ambiente.

– Guarujá está entre as dez melhores cidades do Brasil no Ranking Connected Smart Cities, edição 2022, no eixo segurança. O estudo, promovido pela consultoria Urban Systems, identifica as cidades (com mais de 50 mil habitantes) mais inteligentes e conectadas do Brasil. Guarujá conquistou o sétimo lugar em segurança e, no ranking geral, está entre as 100 melhores.

– Franquia de cuidadores, a Acuidar chegou a Barueri. No mercado de franchising desde 2020 e com plano de expansão ambicioso, a rede de serviços de saúde e bem-estar já conta com mais de 80 unidades espalhadas pelo País. Os novos franqueados estimam faturar mais de R$ 300 mil no primeiro ano de atividade.

– Neste sábado (24), será realizada, no Bairro Prosperidade, a 1ª edição do USCS Comunidade, da Universidade de São Caetano do Sul. Das 9h às 13h, serão prestados diversos atendimentos à população, além de serem oferecidos workshops e atividades culturais e de saúde, na Igreja Nossa Senhora da Prosperidade, na Praça da Riqueza.

(Foto de Capa: Mônica Andrade)

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: