ABCBaixada SantistaSociedade

Cidades do ABC e da Baixada Santista promovem campanhas de apoio ao Litoral Norte

332573639_615143280426259_8974686472366607760_n

Santo André e São Caetano, no Grande ABC, além de Cubatão e São Vicente, na Baixada, estão arrecadando doações para os atingidos pelas enchentes e enviando equipes de socorro às vitimas do temporal do fim de semana

As Lojas Solidárias do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, localizadas nos quatro shoppings da cidade, estão recebendo doações para as vítimas do temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o final de semana. Diante da tragédia que afetou também a Baixada Santista, a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou uma campanha para a arrecadação de alimentos, água mineral e itens de higiene pessoal que serão destinados às vítimas das chuvas e deslizamentos nas cidades mais atingidas.

Cubatão, por meio do Fundo Social de Solidariedade, também iniciou campanha e São Vicente enviou uma ambulância para ajudar nas operações de resgate. As fortes chuvas provocaram deslizamentos e enchentes, deixando mortos e desabrigados, principalmente em São Sebastião. O número de óbitos já ultrapassa a casa dos 40, de acordo com boletim emitido pelo Governo de São Paulo na tarde desta terça-feira (21). Além disso, há mais de 1,7 mil desalojados e 700 desabrigados em todo o Estado.

Santo André

A recomendação do Fundo Social de Solidariedade de Santo André é que sejam doados itens como roupas, calçados, água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. As Lojas Solidárias ficam abertas durante o período de funcionamento dos shoppings ABC (avenida Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda), Atrium (avenida Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon), Grand Plaza (avenida Industrial, 600 – Centro) e Shoppinho (rua Coronel Oliveira Lima, 410 – Centro).

Até às 16h desta terça-feira, já foram arrecadados 10 mil itens, entre roupas, agasalhos, cobertores, sapatos, roupas de cama, mesa e banho, além de cinco toneladas de alimentos e 700 litros de água, que seguirão para as localidades atingidas.

São Caetano

O Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano arrecadou doações para as vítimas das fortes chuvas no Litoral paulista. Nesta terça-feira (21), a iniciativa ocorreu no evento Matinê do Chico, no Espaço Verde Chico Mendes.

Mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas. A partir desta quarta (22), estarão disponíveis pontos fixos para o recebimento de doações:

CRAS Fundação
Rua Heloisa Pamplona, 316
Tel: 4233-8905

CRAS Nova Gerty
Rua Nelly Pelegrino, 930
Tel: 4233-8901

Fundo Social de Solidariedade
Rua Antônio Bento, 140
Tel: 4228-8930

Cubatão

Nesta terça-feira, o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão iniciou a campanha Cubatão Solidária: SOS Litoral Norte, para arrecadar doações que permitam um apoio imediato às cidades em situação de calamidade pública por conta das fortíssimas chuvas do final de semana. Serão recebidos alimentos não perecíveis dentro do prazo de validade, produtos de higiene e limpeza, pacotes de fraldas, água potável engarrafada e colchões.

As doações serão recebidas nas instalações do Fundo Social, no térreo do Centro Multimídia do Parque Anilinas, com entrada pelo final da rua Assembleia de Deus, s/nº, no Centro. Nesta quarta-feira (22), o atendimento ao público será das 9h às 15h. Na quinta (23) e na sexta (24), das 8h às 17h.

Também podem ser feitos contatos para doações mais volumosas pelos telefones (13) 3362-4701 e 3372-5949 e pelo e-mail: fundosocial@cubatão.sp.gov.br.

São Vicente

ambulancia sv

Veículo foi deslocado em comboio até a região de Juquehy, em São Sebastião

A Prefeitura de São Vicente deslocou, nesta terça-feira, uma ambulância para auxiliar no resgate de vítimas dos desastres naturais causados em Juquehy, na cidade de São Sebastião. O veículo saiu em comboio para contribuir no atendimento das ocorrências representado por um motorista socorrista, um médico e dois enfermeiros.

“Somos todos irmãos e nos colocamos à disposição neste momento difícil. Estamos todos juntos nessa rede de apoio para que os municípios possam se recuperar. Este gesto simboliza a preocupação de São Vicente para com as demais cidades”, ressaltou o prefeito Kayo Amado (Podemos).

A administração municipal também está arrecadando mantimentos para as vítimas dos temporais nas cidades de Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba, que entraram em estado de calamidade pública. As entregas podem ser feitas das 9h às 17h na sede do Fundo Social de Solidariedade da Área Insular (rua Benedito Calixto, 205 – Gonzaguinha). A contribuição é por meio de alimentos, produtos de higiene, água potável, roupas limpas e toalhas.

Guarujá

52698617460_b1a9e355cf_c

Nesta segunda-feira (20), foram servidas 255 refeições apenas no almoço nos dois alojamentos da cidade, enquanto secretarias atuam nas ruas

Segundo a Prefeitura de Guarujá, o acolhimento a 222 pessoas desalojadas preventivamente pela Defesa Civil é a prioridade desde a madrugada deste domingo (19), quando choveu quase 400 milímetros, o maior índice em 70 anos. Nesta segunda-feira (20), os trabalhos seguiram com 125 famílias nos dois alojamentos disponibilizados pelo município: a Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama (Perequê), e o Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba).

O total de 255 refeições foi servido apenas no almoço dos dois alojamentos. No Ginásio Tejereba, estão 47 pessoas, sendo 18 famílias. Dessas, 13 são crianças, 17 homens e 17 mulheres. Foram servidas 49 refeições. Já no Perequê, estão 175 pessoas abrigadas, sendo 56 homens, 58 mulheres e 61 crianças. Foram oferecidas 206 refeições.

Os munícipes desalojados recebem atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá ofertou 820 peças de roupas, 320 cobertores, 48 kits de cama e banho e 750 quilos de alimentos para o preparo de refeições aos desalojados. O Fundo Social solicita ainda doações de kits de higiene pessoal, roupas de cama, colchões, fraldas, leite e toalhas de banho. O Ginásio Tejereba é um posto de arrecadação de doações.

A Defesa Civil de Guarujá prossegue com o monitoramento e as vistorias das áreas atingidas.

Leia também:

Lula enfatiza união e integração com estado de São Paulo e município de São Sebastião para atender região atingida por chuvas

COMPARTILHAR: