EconomiaSP e Brasil

Incorporadoras imobiliárias defendem que Banco Central reduza Selic

Vista aerea da cidade de São Paulo, rio Tietê, predios, São Paulo, cidade

Pela sexta vez seguida, taxa foi mantida a 13,75% ao ano

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) classificou, em nota emitida nesta quarta-feira (03), que o Banco Central deveria reduzir a Taxa Selic. No entendimento da entidade, nos atuais patamares, os juros altos são entraves ao desenvolvimento econômico, social e principalmente à geração de empregos no Brasil.

Confira a íntegra da nota oficial:

“A Selic em 13,75% inibe a realização novos investimentos e prejudica a vida de diversas empresas, nos mais variados segmentos. Nos níveis atuais, a despesa com juros bancários compromete a saúde financeira das empresas, que ficam impossibilitadas de crescer e com dificuldades de arcarem com suas despesas obrigatórias.

Além da redução na Selic, precisamos que o Banco Central adote medidas que elevem o funding ao setor imobiliário. Uma delas seria o aumento no percentual de recursos da Poupança, que é direcionado obrigatoriamente ao financiamento de imóveis – dos atuais 65% para 70%.

Outra mudança importante para minimizar o atual patamar da Selic seria a dedução dos juros do crédito imobiliário no imposto de renda.

Por fim, a ABRAINC reforça que a principal fonte de financiamento para compradores de imóveis populares é o FGTS, que não é influenciado pela Selic e lembra que a construção responde no Brasil por 7% do Produto Interno Bruto (PIB), 9% da arrecadação de impostos e 10% dos empregos gerados. Portanto, necessita cada vez mais de financiamento de longo prazo a juros baixos para manter-se em crescimento.”

Em alta

Em sua terceira reunião de 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu novamente por manter a taxa Selic em 13,75%. Pelo sexto encontro consecutivo, a autoridade optou por não mexer nos juros, apesar das pressões do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Foto: Diogo Moreira / Máquina CW / Governo de São Paulo)

Leia também:

Fundação das Artes de São Caetano celebra 55 anos com show de Luciana Mello

 

COMPARTILHAR: