Baixada SantistaPolítica

Eleições 2024: Rosana Valle lidera pesquisa para a Prefeitura de Santos

pesquisa santos parana pesquisas 26.09.23

Deputada federal aparece quase 10 pontos à frente do atual prefeito, Rogério Santos (PSDB), em um dos cenários de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (26) sobre o cenário político em Santos, no Litoral paulista, mostra que a deputada federal Rosana Valle (PL) lidera a corrida eleitoral com 9,7 pontos percentuais acima do atual mandatário, Rogério Santos (PSDB). Em um dos cenários da pesquisa estimulada, a parlamentar aparece com 34,4% das intenções de voto, enquanto o tucano, que deve tentar a reeleição, pontua 24,7%. 

Atrás de Rogério Santos, ainda no cenário estimulado (em que nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados) aparecem a vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT), com 17,8% das intenções de voto, seguida do desembargador Ivan Sartori (Avante), com 3,9% da preferência do eleitorado, e da vereadora Débora Camilo (PSOL), com 3,4%. Não sabem ou não responderam somam 6,2%. Brancos e nulos totalizam 9,5%.

A pesquisa ouviu 818 eleitores santistas. Os entrevistados foram estratificados por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento presencial ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro, atingindo um grau de confiança de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Para Rosana, o levantamento do Paraná Pesquisas reflete o desejo de mudança do rumo político da cidade. “É gratificante ser reconhecida pela população santista por todo o trabalho que desenvolvemos ao longo desses dois mandatos no Congresso Nacional, mostrando aos munícipes que podemos fazer muito mais pela nossa cidade, destinando recursos, por meio de nossas emendas, e articulando melhorias com os governos estadual e federal”, argumenta a parlamentar.

Cenário 2

Numa segunda simulação, com Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na disputa e Rogério Santos de fora, o deputado federal e ex-prefeito soma 40% e Rosana Valle aparece em segundo lugar com 28,9%. Na sequência estão Telma de Souza, com 12,6%, Ivan Sartori, com 3,7%, e Débora Camilo, com 2,7%. 

Espontânea

No cenário espontâneo do levantamento, quando o eleitor é questionado sem a sugestão de nomes concorrentes ao cargo de prefeito, 73,8% dos entrevistados afirmam não saber em quem votar para o pleito de 2024. Nessa perspectiva, Rogério Santos aparece com 6,4%, Paulo Alexandre Barbosa com 5,7%, Rosana Valle com 3,8% e Telma de Souza com 1% das intenções de voto. 

Avaliação da administração municipal

Segundo o Paraná Pesquisas, 66% do eleitorado aprova a administração do prefeito Rogério Santos, enquanto 29% dos eleitores desaprovam a condução dos trabalhos na Prefeitura de Santos. A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovada por 68,8% dos santistas e reprovada por 26%. Já o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 47,3% e é reprovado por 48,5% dos entrevistados.

Leia também:

Segurança: ato para apresentação dos novos GCMs de PG acontece nesta quinta-feira (28)

COMPARTILHAR: