ABCSociedade

Grande ABC define início da retomada das aulas presenciais

sete prefeitos abc 2021

Prefeitos deliberaram, em consenso, que volta às aulas presenciais ocorrerá a partir de 18 de fevereiro na rede privada e de 1º de março nas escolas públicas

Os prefeitos das sete cidades do Grande ABC participaram, nesta terça-feira (12), da primeira assembleia geral ordinária deste ano do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante a reunião, os governantes municipais deliberaram, em consenso e com base no cronograma de vacinação contra a Covid-19, o início da retomada das aulas presencias na região.

Conforme definido pelos prefeitos, o retorno das aulas presenciais vai ocorrer em duas etapas. A retomada terá início em 18 de fevereiro na rede privada e em 1º de março nas escolas públicas – a Secretaria Estadual de Educação definiu o retorno para o dia 1º de fevereiro.

Para a volta das aulas, devem ser seguidos todos os protocolos sanitários e de segurança que constam da fase amarela do Plano São Paulo, definido pelo governo do Estado, incluindo controle de público, rodízio de alunos e distanciamento social.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Ainda estiveram presentes os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB); de Diadema, José de Filippi Júnior (PT); de Mauá, Marcelo Oliveira (PT); de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL); e de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), além do prefeito interino de São Caetano do Sul, Tite Campanella (Cidadania).

O presidente do Consórcio destacou a necessidade de discutir de maneira colegiada a logística da vacinação contra a Covid-19 e a retomada das aulas na região. “A principal deliberação dos prefeitos da região sobre a volta às aulas considera o início da vacinação contra a Covid-19. O Grande ABC está totalmente preparado para receber as doses e iniciar a aplicação da vacina. As cidades estão somente aguardando definição por parte dos governos estadual e federal para começar o processo”, afirmou Paulo Serra.

Gratuidade nos transportes

Em caso de atraso nas datas previstas para o início da vacinação ou de reclassificação da região no Plano São Paulo, os prefeitos deverão se reunir em assembleia extraordinária para deliberar sobre a manutenção das datas definidas para retorno das aulas. Diante da continuidade da pandemia, os prefeitos das sete cidades também mantiveram a gratuidade nos transportes para pessoas com idades entre 60 e 64 anos.

(Foto: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Morre Aidan Ravin, ex-prefeito de Santo André

 

COMPARTILHAR: