ABCSociedade

Ex-primeira-dama de São Caetano, Avelina Tortorello morre aos 85 anos

avelina tortorello

Viúva de Luiz Olinto Tortorello, três vezes prefeito da cidade, estava internada há dez dias; velório e enterro ocorrerão nesta quinta (26), a partir das 8h

A ex-primeira-dama de São Caetano do Sul, Avelina Santa Romanelli Tortorello, morreu nesta quarta-feira (25), aos 85 anos. Ela estava internada há dez dias na unidade do Hospital São Luiz, da Rede D’Or, no município. A causa da morte não foi divulgada.

Dona Avelina, como era conhecida, eternizou-se primeira-dama por suas contribuições à frente do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano. Ela era viúva do saudoso tri-prefeito Luiz Olinto Tortorello (1937-2004), que governou a cidade entre os anos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2004. Da união de 44 anos, o casal teve quatro filhos – Luizinho, Marquinho (ex-deputado estadual), Marta e Maria Angélica – e sete netos.

avelina e luiz tortorello

União: dona Avelina foi casada por 44 anos com o ex-prefeito Tortorello e foi primeira-dama de São Caetano por 12 anos

A morte de Avelina Tortorello repercutiu no meio político sul-caetanense. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) recordou o último evento em que estiveram juntos, em 2021, na inauguração da EMEI Cleide Auricchio e da Praça Luiz Olinto Tortorello.

“É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento da sempre primeira-dama de São Caetano, Avelina Tortorello. Ao lado da minha esposa Denise, deixo aqui toda a nossa solidariedade a toda a família Tortorello e amigos.”

avelina tortorello e auricchio

Auricchio, atual prefeito da cidade, e ex-primeira dama estiveram juntos pela última vez em 2021, em homenagem a Tortorello

“São Caetano em luto com a triste notícia do falecimento da eterna primeira-dama Avelina Tortorello, esposa do ex-prefeito Luiz Tortorello, que nos deixou em 2004. Que Deus possa confortar os corações dos filhos Marquinho, Luizinho, Marta e Angélica, bem como de toda família. Força!”, publicou o presidente da Câmara, Tite Campanella (Cidadania).

O ex-vereador e ex-prefeiturável Fabio Palacio (União Brasil) lembrou que a conheceu quando tinha 17 anos. “Dona Avelina era a mulher forte ao lado de Tortorello. Ela do jeitinho dela ia contornando as coisas e pavimentando muita coisa para o marido. É para mim e para a Aghata um grande exemplo. Dona Avelina, a senhora vai deixar saudades! Que Deus possa consolar o coração do Marco Antônio, do Luiz Olinto, da Marta, da Angélica, de todos os netos e netas e de todos que como eu tinham um carinho enorme por essa mulher.”

O ex-prefeito Paulo Pinheiro e a esposa, a ex-primeira-dama Graça Pinheiro, também se manifestaram pelas redes sociais. “É com imensa tristeza que lamentamos o falecimento da ex-primeira-dama e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, Avelina Tortorello. Descanse em paz nossa amiga e que Deus possa confortar nesse momento de dor a toda família Tortorello. Registro de sinceros votos de pesar e sentimentos da Família Pinheiro”, destacou o ex-chefe do Executivo. “Descanse em paz minha amiga e eterna professora! Todo o carinho nesse momento de dor a toda família Tortorello”, completou dona Graça, também ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade.

“Hoje nos despedimos de uma grande mulher, Dona Avelina Tortorello. Ela nos deixa apenas as boas lembranças de tudo o que já fez por nossa cidade e pelo Fundo Social de Solidariedade. Descanse em paz minha amiga e sempre primeira-dama de São Caetano do Sul. Aos familiares e amigos, meus sinceros sentimentos e que Deus conforte o coração de todos”, publicou o ex-vereador e ex-secretário de Segurança Jorge Salgado (PTB), que também presidiu a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Execepcionais) do município.

Despedida

O velório da ex-primeira-dama começará às 8h desta quinta-feira (26), na capela do Hospital Beneficência Portuguesa, no bairro Santa Paula, e o enterro será no Cemitério das Lágrimas, no bairro Mauá, às 12h.

Leia também:

Alckmin visita Auricchio em São Caetano

COMPARTILHAR: