Baixada SantistaSociedade

Em visita a Cubatão, Jorge Melguizo almoça em restaurante de economia solidária

jorge melguizo cubatão 1

Colombiano chegou à cidade no domingo (1º) e realizou oficina para servidores da Prefeitura nesta segunda (02) com tema da transformação social por meio da Educação e Cultura

Referência latino-americana em políticas públicas, o colombiano Jorge Melguizo, responsável por processos de recuperação social bem-sucedidos na cidade de Medellín, conheceu Cubatão neste domingo (1º). A convite da Prefeitura, ele visitou os bairros Cota e almoçou no restaurante de economia solidária da Cota 200, acompanhado pelo prefeito Ademário Oliveira (PSDB), agentes públicos e comunidade.

Melguizo teve a oportunidade de se aproximar da cultura cubatense por meio da culinária. No cardápio, pratos feitos com alimentos locais como antepasto de lírio, fritado da flor de banana, arroz, feijão e frango com molho de inhame. A maioria dos alimentos foi colhida da horta do restaurante.

jorge melguizo cubatão 3

Melguizo se interessou pelos programas de urbanização e recuperação socioambietal da Serra do Mar em Cubatão

O colombiano também conheceu detalhes do projeto de recuperação socioambiental da Serra do Mar, primeiro programa de urbanização desenvolvido no município e que transformou por completo aquela comunidade, retirando moradias de áreas de risco e implantando áreas de lazer e atividades de geração de renda, como o restaurante visitado. Melguizo ganhou presentes e quis saber mais sobre outros programas habitacionais que estão sendo realizados em Cubatão, como a urbanização da Vila Esperança e da Vila dos Pescadores.

“Estou curioso para conhecer detalhes dos projetos realizados em Cubatão, especialmente os habitacionais. Quero muito poder trocar experiências com todos sobre o combate à pobreza e à violência, modelos de gestão  pública e integração de diferentes secretarias para um objetivo comum. Estou cada vez mais certo de que só é possível construir uma nova sociedade se trabalharmos o coletivo e não o individual”, disse Melguizo.

O prefeito Ademário Oliveira celebrou a presença do colombiano e classificou a troca de experiências como uma oportunidade incrível para receber informações e expertise sobre ações positivas e exitosas no campo da proteção social, educação e segurança pública. Também participaram os secretários municipais Andréa Castro (Habitação), Márcio Luiz de Oliveira (adjunto da Saúde), Marcos Quarterolli (Obras), Halan Clemente (Meio Ambiente), Gilberto Freitas da Silva (Procuradoria Geral), Cláudio Barazal (Comunicação Social), Pedro de Sá Filho (Segurança Pública e Cidadania), Lidiane Goulart (Educação) e Renata Almeida dos Santos (Chefia de Gabinete).

jorge melguizo cubatão 2

Referência após a transformação social de Medellín, o colombiano acredita em educação, cultura e participação popular como armas para combater desigualdade e violência

Jorge Melguizo acredita que os problemas das cidades na América Latina são muito parecidos, pois têm a mesma raiz estrutural: desigualdade social e violência. “Creio que somente com a participação popular essa história pode ser modificada, por meio de um amplo processo de transformação educacional e cultural. Foi assim em Medellín. E é essa experiência que pretendo compartilhar.”

Oficina social para agentes públicos

Melguizo abordou a questão essencial da proximidade com as comunidades para que a sociedade se torne protagonista do processo de transformação, além da transparência na relação com os atores sociais em oficina nesta segunda-feira (02), voltada para servidores da Prefeitura de Cubatão. A palestra “Urbanismo Social – Transformação da Cidade à Transformação da Sociedade” foi realizada no auditório do Cide-Ciesp.

jorge melguizo cubatão 4

Jorge Melguizo conheceu o bairro Cota 200 e almoçou em restaurante de economia solidária

Sobre Jorge Melguizo

Jornalista, consultor e também professor de Gestão Pública, o colombiano Jorge Melguizo tem sido uma das figuras mais requisitadas para falar de cultura e políticas públicas na América Latina e ao redor do mundo. Ele acredita que a educação é o grande projeto cultural de uma sociedade. “Em Medellín, temos a seguinte máxima: o contrário da insegurança não é segurança, é convivência. E a convivência se constrói com investimento em projetos sociais, educativos e culturais”, diz.

Nos anos 90, o índice de homicídios em Medellín, na Colômbia, era assustador: 382 casos para 100 mil habitantes. Durante a gestão de Melguizo como secretário de Cultura Cidadã, de 2005 a 2009, e de Desenvolvimento Social, de 2009 a 2010, o número baixou para 39 casos a cada 100 mil habitantes, e chegou a 19 casos em 2016.

A ele, portanto, é dado parte do crédito por ter revolucionado a cidade. As armas de Melguizo foram projetos culturais e um dos destaques os parques-bibliotecas, centros cívicos de usos múltiplos que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações, facilitando seu acesso a diferentes programas e projetos. Atualmente, os complexos chegam a receber 100 mil pessoas por semana.

Leia também:

Eleições 2024: Rosana Valle lidera pesquisa para a Prefeitura de Santos

COMPARTILHAR: