Defesa Civil emite alerta de ventos de até 90 km/h entre quinta (13) e sexta-feira (14)
Nas áreas litorâneas a agitação marítima ficará mais intensa
A Prefeitura de São Vicente reforça o alerta da Defesa Civil estadual de ventos de até 90 km/h para a Região Metropolitana da Capital, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e região de Itapeva, entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14).
De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta I (NPH), a partir desta sexta-feira, estão previstas ondas intensas e maré acima do normal. Não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia.
As ondas podem variar de 2,7 metros a até 4,5 metros. Por isso, recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.
Qualquer ocorrência é recomendado acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Outra maneira de receber instruções na palma da mão é baixar o aplicativo “App Alerta SP” para receber dicas de como se proteger diante de desastres.
Ventania
Na madrugada desta quinta-feira, rajadas de vento de quase 90 km/h assustaram os moradores da Baixada Santista e ocorrências – como destelhamento de casas e comércios, além de queda de árvores – foram registradas em cidades como Mongaguá, Praia Grande, Guarujá e São Vicente. As operações no Porto de Santos chegaram a ser paralisadas, assim como as travessias entre Santos e Guarujá; Guarujá e Bertioga.
A previsão é que os reflexos do ciclone extratropical que passa pelo Brasil sejam notados ainda mais em razão de temporal, ventos fortes e ressaca. De acordo com dados do Instituto Climatempo, a temperatura mínima para os próximos dias pode chegar a 12ºC, com sensação térmica de 9ºC devido à umidade. A máxima cai para 21º C nesta sexta-feira.
Leia também:
Em Praia Grande, Secretaria da Justiça e Cidadania presta 608 atendimentos para refugiados afegãos