Baixada SantistaSociedade

Defesa Civil de Santos é reconhecida por auxílio a vítimas do Litoral Norte

Defesa Civil de Santos é reconhecida por auxílio a vítimas do Litoral Norte (4)

O prefeito Rogério Santos e o coordenador da Defesa Civil da cidade, Daniel Onias, receberam placa durante evento com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas

A Defesa Civil de Santos foi homenageada nesta segunda-feira (17) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em razão dos serviços prestados à Coordenadoria Estadual do órgão nos municípios do Litoral Norte durante as chuvas que atingiram a região em 18 de fevereiro, causando destruição e  65 mortes.

O prefeito Rogério Santos (PSDB) e o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, receberam uma placa durante a solenidade em comemoração ao 47º Aniversário da Defesa Civil do Estado, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A equipe santista trabalhou em Juquehy e Barra do Una, ambos bairros de São Sebastião – o município mais afetado pelas enchentes. Lá, foram registradas 64 mortes (a outra ocorreu em Ubatuba). Foram destacados quatro agentes de Defesa Civil, seis integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, dois servidores da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref) e um motorista.

Os profissionais ficaram quatro dias auxiliando no trabalho de organizar abrigos e na logística de ajuda humanitária (doações de mantimentos e roupas), além de promoverem vistorias em áreas atingidas. “A situação estava bem crítica, mas nos surpreendemos com o espírito de solidariedade presente no local”, diz Onias. Nesses dois bairros, devido a um bloqueio na Rodovia Rio-Santos na altura da Praia Preta, com queda de barreiras, a ajuda não chegava a São Sebastião.

Com a experiência de 12 anos de Defesa Civil e mais 30 no Corpo de Bombeiros, Onias afirma que aquele grau de destruição não era inédito em sua vivência profissional. “Infelizmente, já passamos por uma experiência parecida, como aquela de março de 2020”, relata, em relação às chuvas que deixaram 45 mortos em Guarujá, Santos e São Vicente naquele ano.

A Defesa Civil de Santos é responsável por medidas permanentes destinadas a evitar ou minimizar as consequências de eventos desastrosos, previsíveis ou imprevisíveis, além de auxiliar a população das áreas atingidas, com o objetivo de estabelecer o bem-estar social.

As ações se desenvolvem em quatro fases: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa. Com atuação voltada à prevenção de acidentes em toda a cidade, em especial nos morros, o órgão criou os Nudecs (Núcleos de Defesa Civil), para capacitação de moradores de áreas de risco. Nesta perspectiva, também estão incluídos o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para áreas dos morros, realizado entre 1º de dezembro e 30 de abril, e implantação do serviço de ligação gratuita 199, para situações de emergência, além da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, feito pela Prefeitura e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Leia também:

Deputada federal Rosana Valle quer PEC do Diploma de Jornalista na Ordem do Dia

COMPARTILHAR: