Baixada SantistaSociedade

Cubatão reúne 55 mil pessoas no Réveillon

REVEILLON CUBATAO 2024 1

Show no Píer do Casqueiro coloriu o céu e teve 17 minutos de queima de fogos

A noite de boas-vindas a 2024 em Cubatão reuniu 55 mil pessoas no Píer do Casqueiro. A contagem regressiva foi ao som do grupo de pagode Envolvência, que saiu do cruzeiro do jogador Neymar diretamente para a festa. O show pirotécnico coloriu o céu da cidade por 17 minutos ininterruptos – foram duas toneladas de fogos de artifício e o equipamento foi disposto e acionado, por computador, na ilha defronte à beira-mar.

O Píer, um dos cartões-postais da cidade, foi tomado pela multidão que festejou até depois da meia-noite. A festa reafirmou o lugar como especial para grandes eventos. A comemoração invadiu a Praça Independência, especialmente na tenda cultural montada no local que recebeu apresentações musicais de DJ Mallik, Banda Kubo Mágico e Athrios Band ao longo de pelo menos seis horas.

Sem ocorrências

“Preparamos uma grande festa para receber 2024 porque temos certeza de que será um ano de grande realizações”, disse o prefeito Ademário Oliveira (PSDB). O secretário de Governo, César Nascimento, destacou a grande infraestrutura montada no local. “A avenida Beira-Mar tinha segurança da Polícia Militar, incluindo uma base móvel, ronda da Guarda Civil Municipal, além de banheiros químicos à disposição, equipes do SAMU de plantão para atendimento a urgências e emergências. Tudo pensado com cuidado para oferecer conforto para quem veio curtir o Réveillon na cidade. Sem ocorrências.”

O comércio ambulante autorizado foi disciplinado no entorno da Praça Independência.

REVEILLON-DE-CUBATAO-Thiego-Barbosa-7-scaled

Shows empolgaram o público que curtiu a festa da Virada de Ano no Píer e na Praça Independência, no Casqueiro (Fotos: Renato Atalaia)

São Vicente

A queima de fogos atraiu cerca de 6 mil pessoas à orla do Gonzaguinha e à Lagoa do Quarentenário, em São Vicente. Com direito a contagem regressiva do DJ Dodo, um show pirotécnico de 10 minutos animou o público, tanto na Área Insular quanto na Área Continental.

Embora tenha levado em conta o bem-estar dos idosos, animais e pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promovido um show sem barulho, a Prefeitura não conseguiu coibir a soltura de fogos com estampido – assim como ocorreu em outros municípios da Baixada Santista e do Estado.

A Prefeitura de São Vicente – com situação de emergência decretada – chegou a anunciar que não haveria queima de fogos na cidade. A festa oficial, no entanto, foi realizada sem comprometer os cofres públicos, custeada pela iniciativa privada. Em contrapartida, a empresa Gomes Feitosa Parques de Diversões Ltda. utilizará o espaço de eventos da orla do Itararé pelo período de seis meses, podendo prorrogar o acordo por mais um semestre.

Os shows contaram com esquema de segurança reforçado, com integração entre Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO). A estratégia proporcionou uma virada de ano tranquila e divertida para vicentinos e turistas.

“Quem frequentou os shows, se deparou com verdadeiros espetáculos na nova orla do Gonzaguinha e na Lagoa do Quarentenário, que também será reurbanizada. Vamos continuar buscando fazer essa cidade crescer e resgatar o orgulho do vicentino”, destacou o prefeito Kayo Amado (Podemos).

Mar agitado e cancelamentos

Em Praia Grande, com seus 22,5 km de praias, a queima de fogos foi cancelada em virtude da maré alta e ressaca, que ocasionaram o tombamento de balsas (seriam cinco no total) que abrigavam os artefatos para o show pirotécnico. Em nota, a Prefeitura informou que a empresa vencedora da licitação, responsável pela queima de fogos (pela primeira vez direto do mar), seguiu recomendações da Capitania dos Portos.

As más condições meteorológicas, com mar agitado e fortes ventos, frustraram a festa de turistas e moradores em Guarujá. A queima de fogos que ocorreria na praia de Pitangueiras, com o apoio de quatro balsas que sustentariam os fogos de artifício, também foi cancelada.

Já em Santos, as condições marítimas exigiram mudança na programação, mas o show pirotécnico, com duração de 14 minutos, foi mantido. Ondas de até três metros de altura comprometeram o posicionamento das balsas com os fogos de artifício entre o canal 3 e o Emissário Submarino.

Seis das 10 balsas inicialmente previstas foram, então, reposicionadas entre os canais 3 e 6 – faixa onde a maré apresentava condições de estabilidade – para o disparo dos fogos. Show em homenagem à Rita Lee, com Beto Lee, Paula Lima e OSMS (Orquestra Sinfônica Municipal de Santos), garantiu uma bela festa.

Leia também:

Santos é a melhor avaliada da região no Programa Município Verde Azul

 

 

COMPARTILHAR: