Cidade do Grande ABC é a primeira do País a ter assistência médico-veterinária primária associada ao atendimento hospitalar
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugurou neste domingo (21) a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA), que fica dentro do Bosque do Povo, com entrada pela Rua Matilde nº 50. Com o novo equipamento, a cidade passa a ser a primeira do País a ter um sistema completo de assistência médico-veterinária, associando o atendimento primário ao hospitalar, além de outras iniciativas referenciais no setor.
“Em agosto de 2022 lançamos o conjunto de políticas públicas do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, com muito planejamento e rigor técnico. E este é o resultado: São Caetano é a primeira cidade do Brasil a integrar todo o atendimento aos pets, da baixa à alta complexidade. O bem-estar animal é uma política pública do nosso governo, e que fazemos com credibilidade”, destacou Auricchio.
Entre as ações já colocadas em prática estão a criação da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal; a inclusão de médicos veterinários no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); a ampliação do programa de castração; o canal de denúncias contra maus-tratos, o RG Animal com medalha QR Code para a localização de pets perdidos; o Hospital Veterinário Universitário São Lázaro, em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano do Sul); e, agora, a UBASA.
Para que seu pet seja atendido na UBASA ou no Hospital Veterinário, o munícipe deverá ter o Cartão São Caetano e o RG Animal, que é fornecido aos tutores de cães e gatos – já são mais de 7 mil cadastrados. Com os cadastros realizados, o morador deverá ligar no número (11) 4223-5455 para que seja feita uma primeira triagem e informado para onde deverá levar seu animal de estimação.
“A UBASA se torna a porta de entrada para o sistema de atendimento dos pets. Com certeza todo esse avanço não termina aqui, continuaremos trabalhando para evoluir e aprimorar a linha de cuidados e bem-estar animal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
Casos de baixa complexidade serão atendidos na UBASA (curativos, consultas e aplicação de medicações). Casos de média e alta complexidades serão encaminhados para o Hospital Veterinário, assim como as emergências, que não necessitam de agendamento.
“Com a entrega da UBASA iniciamos um novo ciclo na saúde e bem-estar animal de São Caetano do Sul, com os nossos pets tendo toda a assistência veterinária. Certamente é um serviço referencial”, observou a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que destinou emenda parlamentar para a construção do Hospital Veterinário Universitário Municipal. “Temos um complexo inovador e diferenciado, com a UBASAbasa e o Hospital Veterinário. Eu diria que iniciamos uma nova era na saúde animal de São Caetano, mas este, na verdade, é o início de uma nova era da saúde animal no Brasil”, completou o reitor da USCS, Leandro Prearo.
(Fotos: Eric Romero / PMSCS)
Leia também:
Tarcísio cumpre agenda no ABC e entrega revitalização da Avenida dos Estados em Santo André