ABCEconomia

Com Parque Tecnológico, Prefeitura quer transformar São Caetano no maior hub de inovação do Grande ABC

parque tecnológico de scs 1

Novo polo foi inaugurado pelo prefeito Auricchio e reunirá entidades, universidades, empresas e investidores para promover a capacitação de startups 

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugurou nesta quarta-feira (13) o Parque Tecnológico Municipal, o maior hub de inovação da cidade, localizado na rua Samuel Klein, 83, no Centro. A iniciativa visa conectar startups com universidades, empresas, investidores e governo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação, Turismo e Trabalho, Daniel Córdoba, e do presidente do Comitê Gestor e do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico, Alan Camargo, além de autoridades, representantes de universidades, Sebrae e Senai, e CEOs de empresas parceiras.

“É um prazer ter retornado a sede da nossa empresa para São Caetano. Gostaria que todos os empresários avaliassem essa possibilidade. Que sigam este exemplo e aproveitem esta estrutura para ampliar as suas oportunidades de negócios”, afirmou o empresário Michael Klein, presidente do Grupo CB (Casas Bahia), que também prestigiou o evento.

Inicialmente o Parque Tecnológico de São Caetano abrigará 20 startups que participarão de programa de aceleração de seis meses – renováveis por mais seis – e serão avaliadas periodicamente para alavancagem de performance. Além das empresas residentes, o polo proporcionará oportunidades a outras startups, que serão chamadas de Startups On, nos programas de aceleração Board.

Com arena multiuso e governança do Comitê Gestor, com a colaboração do Sebrae, o Parque Tecnológico Municipal promoverá programas de aceleração, rodadas de negócio, hackathons, palestras, capacitação e network, além de contar com parcerias de diversas universidades, entre elas o Instituto Mauá de Tecnologia e a FIAP, agentes de mercado e fundos de investimentos.

O local será estruturado em três pilares: Conhecimento e Capacitação, Formação do Ecossistema e Fomento de Negócios. No primeiro, as empresas contarão com o apoio do Sebrae, que tem um programa para estruturação de planos de negócio; também de USCS, Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP, UFABC, Etec Jorge Street, Fundação Dom Cabral, Senai e StartSe, em programa de desenvolvimento sobre inovação, tendências e cultura empreendedora.

O segundo pilar promoverá o contato das startups com empresas como GM, Shein, Porto, Leroy Merlin, Waze, Mercado Pago e Claro para que estejam próximas das tendências de mercado e soluções para negócios já estabelecidos ou novas oportunidades. Já o último pilar irá estimular parcerias com fundos de investimento, aceleradoras e programas de acesso a recursos de fomento por meio de iniciativas municipais, estaduais e federais – para se desenvolverem as empresas contarão com apoio da Prefeitura de São Caetano, dos governos estadual e federal, da Bossanova, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Fapesp (Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)e do Anjos do Brasil.

“Este é um momento histórico pra São Caetano. Representa o compromisso do governo com o futuro, com a inovação e com o desenvolvimento econômico e sustentável. Um grande legado para as futuras gerações”, ressaltou o reitor da USCS, Leandro Prearo, citando a participação das universidades e das instituições de ensino técnico como o grande diferencial do Parque Tecnológico da cidade.

parque tecnológico de scs 2

Michel Klein, Auricchio e Córdoba: novo polo de inovação e empreendedorismo abrigará diversas startups e vai oferecer todo suporte para as novas empresas se desenvolverem

Inovação

O Parque Tecnológico Municipal coroa os trabalhos de inovação conduzidos pela Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação). No ano passado, a pasta criou, entre outras ações referenciais, o São Caetano Invest (plataforma online de crédito aos empreendedores) e o Inovaday (encontro bimestral com startups para investimentos, parcerias e novos negócios).

“A ideia é transformar este parque no maior hub de inovação do Grande ABC”, revelou o secretário Daniel Córdoba. “Este é um momento de alegria e de estímulo, porque não poderíamos encerrar o mandato sem termos o Parque Tecnológico pronto. Aqui reunimos as melhores cabeças das universidades e do setor empresarial para encampar projetos que contribuirão significativamente para o desenvolvimento de São Caetano do Sul, mais uma vez projetando a nossa cidade no cenário nacional”, completou o prefeito Auricchio.

O edital de credenciamento e o formulário de inscrição para os interessados em participar do Parque Tecnológico estão disponíveis no do Desenvolve São Caetano do Sul. Link aqui.

(Fotos: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

MRS apresenta ao prefeito de Ribeirão Pires projeto para terceira linha férrea em trecho que corta a cidade

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: