ABCSociedade

Exemplo: Idoso de 77 anos volta à sala de aula no ABC para realizar sonho de ter um diploma

josé martins ribeirão pires eja

José Martins de Souza é um dos alunos que retomaram os estudos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Ribeirão Pires 

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires retomou neste mês o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). Entre os estudantes do curso gratuito referente ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) está José Martins de Souza que, aos 77 anos, está decidido a realizar um antigo desejo: ter um diploma.

Quando jovem, ele precisou abandonar a escola para trabalhar. “Eu nunca tive a oportunidade de terminar os estudos. A vontade de estudar nunca passou, e agora vou conseguir”, diz o aluno que é um dos 28 moradores da cidade no programa.

As atividades do EJA ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I, na região central de Ribeirão Pires. “O programa significa a chance do recomeço, da retomada dos estudos que garantem a esses alunos conhecimento e dignidade. Temos entre os estudantes pessoas com histórias fortes de muita luta e de superação”, observa a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, diante da história do senhor José e de outras pessoas decidiram voltar às salas de aula, provando que nunca é tarde para ir em busca da realização dos sonhos e da conquista de objetivos.

Durante a pandemia do coronavírus, o EJA foi suspenso em atendimento às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. No último ano, o programa foi reestruturado pela Prefeitura para garantir aos estudantes a certificação da conclusão do curso. Ao terminar o EJA, os alunos podem dar sequência aos estudos no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Valberto Fusari, mantido pela Secretaria de Educação do Estado, referente ao Fundamental II (6º ao 9º ano).

josé martins ribeirão pires eja 2

José Martins, orgulhoso em sala de aula, com seu kit de material escolar (Foto: Divulgação)

Todos os estudantes receberam kits de materiais para apoiar o processo de aprendizado. Dos 28 alunos matriculados, assim como o senhor José Martins, seis têm idade superior a 60 anos.

Leia também:

Santo André começa a construir maior usina municipal de energia solar do País

 

COMPARTILHAR: