ABCSociedade

CCZ de São Caetano realiza vacinação contra raiva em drive-thru

20092021 Drive Thru Vacina Antirrabica-10

É necessário agendamento prévio por telefone; drives serão realizados duas vezes por mês com expectativa de vacinar 100 cães em cada ação

Como o Governo do Estado suspendeu as campanhas de vacinação antirrábica, os tutores de animais devem agendar direto no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Caetano do Sul a partir de agora. Após o agendamento, a imunização ocorrerá em pontos drive-thru.

A suspensão da campanha pelo Governo de São Paulo, desde o ano passado, por conta da pandemia, alterou toda a logística de distribuição das doses. Com isso, todos os municípios paulistas deixaram de receber mais doses para a vacinação antirrábica em massa, que era realizada durante todo o mês de agosto – as doses passaram a ser enviadas apenas para bloqueio de eventuais focos de raiva.

As vacinas começaram a chegar em lotes para rotina mensal de trabalho com quantitativo que varia mês a mês. “Alguns meses recebemos 180 doses, outros 100. Com a logística de agendamentos prévios, estamos conseguindo organizar a aplicação dessas doses uma a duas vezes por mês, em sistema drive-thru”, explica o coordenador do CCZ, Fábio Bertola Agostini.

20092021 - drive thru ccz (2)

Três drives já foram organizados para a vacinação antirrábica em São Caetano

20092021 - drive thru ccz (1)

Quase 400 cães e gatos já foram vacinados na cidade desde a adoção do novo sistema

No início do ano, o departamento recebia as ligações e já agendava a vacinação durante a mesma semana. Porém, com a alta taxa de absenteísmo, a equipe passou a apostar no drive-thru aos sábados.  “Já realizamos três drives e vacinamos 398 cães e gatos. A próxima estratégia, programada para este sábado (25), já está com a agenda completa”, reforça o coordenador.

A ideia é continuar realizando os drives uma a duas vezes por mês, vacinando em média 100 animaizinhos a cada dia. O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (11) 4233-7516.

Raiva

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por mordida, arranhadura ou lambedura causada por animais infectados. “A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva, anualmente”, destaca a veterinária Melissa Vautier.

O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e evolui de forma bem rápida, com índice de letalidade perto de 100%.

Leia também:

ABC tem a menor taxa de ocupação em UTI por Covid-19 da Grande São Paulo

COMPARTILHAR: