ABCSociedade

Auricchio assina projeto que reduz carga horária de Auxiliares da Primeira Infância de São Caetano

13042022 Projeto de Lei APIs-11

Texto que estabelece que as profissionais da área da Educação passarão a cumprir carga horária de 6 horas diárias, com 15 minutos para descanso, já seguiu para a Câmara e deverá ser avaliado em regime de urgência

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), assinou projeto de lei que reduz de 33 para 30 horas semanais a jornada das Auxiliares de Primeira Infância (APIs) da rede municipal de ensino. De acordo com o projeto, as 935 profissionais da Educação passarão a cumprir uma carga horária de 6 horas diárias, com 15 minutos para descanso. O ato foi realizado nesta quarta-feira (13), no Palácio da Cerâmica.

O texto já seguiu para a Câmara Municipal e deverá ser avaliado pelos vereadores em regime de urgência. “É um pleito relativamente antigo, que temos muita alegria em atender neste momento, depois do tempo necessário de estudos pautados na legislação”, disse Auricchio.

Dirigindo-se às APIs, o prefeito complementou: “O papel que vocês desempenham é fundamental para a Educação de nossa cidade. Vocês têm acesso à criança na fase mais importante de sua formação. Temos que valorizar e atender às demandas que surgem, mas qualquer modificação estrutural de uma carreira precisa ser feita de forma embasada”.

A secretária de Educação, Minéa Fratelli, também destacou a importância da categoria. “Depois de um processo de pandemia, o papel dos educadores ficou ainda mais evidente para as famílias. Essa é uma gestão que se compromete com a educação pública e queremos ter não apenas profissionais qualificados, mas satisfeitos em seus locais de trabalho. A assinatura desse projeto de lei é um avanço”, afirmou.

Durante a solenidade de assinatura e entrega do projeto de lei à Câmara, o prefeito também anunciou que as merendeiras e lactaristas – que hoje cumprem uma jornada de 36 e 44 horas, respectivamente – também terão uma revisão de suas cargas horárias. E adiantou, ainda, que em breve será aberto novo concurso público para a área da Educação.

(Foto: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Reforço escolar é um dos pilares da retomada das aulas presenciais em São Caetano

 

COMPARTILHAR: