ABCSociedade

EducaTech é lançado pela Prefeitura de São Caetano

14062023 Lancamento EducaTech-vice-prefeito Carlos Seraphim, aluna Flor de Maria e prefeito Auricchio

Maior programa de educação digital da história da cidade envolve a aquisição de mais de 8 mil chromebooks para as escolas

Em evento realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, nesta quarta-feira (14), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), lançou o EducaTech, maior programa de educação digital da história do município. A iniciativa envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis.

“É, seguramente, um dos mais importantes programas de tecnologia educacional do País. Um marco para a nossa cidade”, declarou o chefe do Executivo. A iniciativa é pioneira na educação pública da região do Grande ABC.

Foram adquiridos 8.240 chromebooks para todas as escolas e equipes gestoras da rede municipal. Destes, 6.240 serão utilizados pelos alunos em sala de aula e 2 mil pelos professores, que poderão levar o aparelho para casa, algo inédito. As escolas da Educação Infantil foram as primeiras a receber os dispositivos para as atividades pedagógicas.

“Na Educação Infantil, será utilizado o modelo touchscreen, que permite a interação direta por meio de toques na tela. Quando dobrado, ele se transforma em um tablet, facilitando o manuseio.  Para os ensinos Fundamental e Médio, foi adquirido o modelo clamshell, com teclado”, informou Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital).

Também foram adquiridas lousas digitais para todas as escolas de Educação Infantil da cidade e todas as salas de aula das unidades de Ensino Fundamental e Médio, totalizando 466 equipamentos. “Estou muito feliz de ser secretária de uma cidade que tem, de fato, a educação como prioridade. As nossas escolas poderão ensinar mais e melhor”, comemorou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

Para fazer o anúncio e a demonstração dos recursos tecnológicos, a Prefeitura dividiu o lançamento do EducaTech em três eventos. Nesta quinta-feira (15), será a vez das unidades de Ensino Fundamental e Médio e, na sexta-feira (16), serão entregues os equipamentos para as equipes gestoras.

14062023 Lancamento EducaTech-46

Além da aquisição de equipamentos, a Prefeitura também adquiriu recursos para aprendizagem e gestão escolar

Softwares

Para a gestão das escolas, será utilizado o sistema de gerenciamento Gier, que permite administrar as unidades de ensino, agilizar os processos administrativos e facilitar a comunicação entre os membros da comunidade escolar. Por meio desse sistema, é possível controlar as rotinas administrativas e pedagógicas (inscrições, matrículas, transferências e controle de professores e alunos), além de frequências, notas e desempenho escolar.

Para auxiliar no aprendizado de Matemática foi adquirido o software Matific. A plataforma ensina a disciplina por meio de jogos, tornando o aprendizado uma experiência personalizada e lúdica.

14062023 Lancamento EducaTech-115

“Dá gosto mandar o filho para a escola para estudar desse jeito”, comentou o prefeito Auricchio, entusiasmado

As lousas digitais vieram com o software educacional Mozaik 3D, que entusiasmou quem esteve no Cecape para conhecer os novos recursos educacionais, inclusive o prefeito Auricchio. Médico de formação, ele ficou especialmente impressionado com o software que mostra o corpo humano numa animação interativa em três dimensões. “Dá gosto mandar o filho para a escola para estudar desse jeito”, comentou.

14062023 Lancamento EducaTech-131

Novidades tecnológicas: recursos educacionais interativos encantaram os alunos da rede municipal que visitaram o Cecape na quarta-feira (14)

A aluna da rede municipal Flor de Maria Nogueira Souza, cuja foto estampa o anúncio de divulgação do programa EducaTech, fez questão de conferir de perto, e antecipadamente, as novidades tecnológicas. Ela, que já tem intimidade com o uso da tecnologia, é uma das participantes da competição internacional Technovation, que seleciona os melhores projetos de aplicativos para celular com propósito social.

“Tecnologia quando é bem utilizada só agrega”, comentou Thuany Nogueira, mãe da estudante. “Essas ferramentas são facilitadoras do aprendizado e a educação pública de São Caetano está muito avançada nesse campo”, completou.

(Fotos: Eric Romero)

Leia também:

Com show de Thaeme & Thiago, Arraial Solidário de Santo André começa nesta sexta (16)

COMPARTILHAR: