ABCSociedade

Agência de Desenvolvimento promove capacitação sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Capicitação Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC

A ação visa a implantação do tema na agenda prioritária da entidade

A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC promoveu, nesta segunda-feira (25), uma capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para os colaboradores da entidade, servidores públicos da Câmara Municipal de Ribeirão Pires e representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Com o objetivo da implantação do tema na agenda prioritária da entidade, a explanação foi conduzida pelo doutor em Política Científica e Tecnológica, Luis Paulo Bresciani, que atua no DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Bresciani explicou sobre a história dos 17 objetivos, bem como as 169 metas presentes na Agenda 2030.

O tema será discutido de forma regional no próximo dia 24 de agosto pelo evento “Desafios e Caminhos da Sustentabilidade no Grande ABC”. Na ocasião, serão demonstradas as intervenções realizadas pela Câmara Municipal de Ribeirão Pires em atendimento à Agenda.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva, além de aprofundar os conhecimentos sobre o debate, o objetivo é promover ações em toda a região. “A Agência vem fomentando iniciativas ligadas à Agenda 2030, a exemplo do projeto piloto da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, que tornará o equipamento público o primeiro Legislativo sustentável do país. Por isso, é primordial aprofundarmos sobre o tema para que a Agência e as instituições possam desenvolver políticas públicas, bem como a iniciativa privada através de ações de desenvolvimento sustentável”, disse.

Para o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), a ação pioneira na região mostra que é possível atender os objetivos sustentáveis adequando a realidade de cada município, instituição ou empresa. “A iniciativa da Câmara, bem como outros cases que serão apresentados no dia 24, mostram que é possível atender os objetivos da Agenda 2030, mesmo que adequados a cada realidade. Por isso, a importância de a Agência seguir com este debate para toda a região, fortalecendo as ações de sustentabilidade integradas entre as cidades”, comentou.

Leia também:

Prefeitura de Mauá lança ciclo de debates voltados à cultura

 

COMPARTILHAR: