Baixada SantistaInteriorPolítica

6º Conexidades começa em Jundiaí com foco no desenvolvimento e educação

Foto-por-Dane-Dalastra--2-

A sexta edição do encontro de agentes públicos e privados acontece no Parque da Uva, de 13 a 17 de junho

Nesta terça-feira (13), foi aberto o 6º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, no Parque da Uva, em Jundiaí. Neste ano, o evento, que está reunindo 18 estados representados por 4.260 inscritos, tem como tema principal “Educação Tecnológica: a Ferramenta de Transformação das Cidades”.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), entre outras autoridades. Na ocasião, foi feita uma homenagem ao presidente do Conselho Administrativo da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara, por seu papel no fortalecimento do municipalismo.

“O movimento municipalista antecipou acontecimentos com a visão realista da nossa própria experiência. A dinâmica da realidade nacional, que antevimos com a nossa própria vivência, são o testemunho mais significativo de que tínhamos, como ainda temos, uma contribuição fundamental para dar ao País. O Brasil que caminha sem olhar para os municípios está chegando ao seu final. Os prefeitos estão conscientes de que sem a reforma tributária, com a redefinição do pacto federativo, é impossível governar. Por isso, a pressão precisa aumentar”, disse Misiara.

Fomento

O presidente do Conselho Administrativo da Uvesp ressaltou também a importância das parcerias do poder público com o setor privado. “Eles ajudam a diminuir o índice do desemprego, investem e fazem a roda da economia girar.” Já o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz, reforçou a identificação do municipalismo com todos os presentes no evento. “O municipalismo não é de esquerda, de centro ou de direita. Ele é de defesa do fortalecimento dos municípios e da valorização do trabalho dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que fazem o progresso de nosso País.”

A coordenadora do Conexidades, Silvia Melo, fez questão de destacar as oportunidades proporcionadas pelo evento e a acolhida da cidade de Jundiaí. “O município nos abraçou com um time de gestores da mais alta qualidade, comandado pelo prefeito Luiz Fernando. Desejo a todos uma semana de muito aprendizado, relacionamento e conexão.”

O prefeito de Jundiaí falou sobre a necessidade de entender as cidades como palco das políticas públicas. “A operação da política pública no dia a dia é dada no município pelas prefeitas e prefeitos, vereadoras e vereadores que contribuem para que nós possamos avançar nos problemas que vivemos diariamente, e não são poucos. Convivemos com inúmeros desafios, mas também vivemos a solução de muitos desses problemas. E mais: nós olhamos nos olhos, seja das pessoas mais abastadas às mais pobres, e sabemos que o olhar da esperança está sob o gestor público municipal.”

Fortalecimento do municipalismo

“Eu tenho no municipalismo uma integração plena com a minha vida pública. Nos cargos que tive o privilégio de ocupar, consolidei essa identidade com o municipalismo e a visão do quanto é importante o trabalho de um município. O quanto é importante o trabalho de um vereador, de um prefeito, das sociedades civis e filantrópicas. Tudo isso acontecendo no município. E, hoje, o que nos persegue é justamente a vontade de avançarmos com modernização, eficiência, tecnologia e inovação”, pontuou Kassab, representando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Vocês terão, no Governo de São Paulo, uma parceria para levar a modernidade, a tecnologia, os ensinamentos e frutos desse congresso para todos os cantos do Estado e do País”, completou.

Pavilhão da Mulher

Uma das novidades do evento deste ano, o Pavilhão da Mulher, visa atender não só as primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade, como também prefeitas, vereadoras, gestoras públicas e empreendedoras. “A gente quer cada vez mais ampliar as ações de equidade de gênero, nosso olhar para o empreendedorismo feminino, para garantir que toda mulher, se quiser, possa empreender. E elas podem contar com o Sebrae para isso”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

O Pavilhão da Mulher promoverá painéis todas as manhãs, até sábado (17), incluindo ações especiais com as Semeadoras do Agro e o Sebrae Delas, assim como programação cultural externa, apresentando alguns atrativos da região.

A abertura do 6º Conexidades contou ainda com a participação virtual do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). “Esse evento é uma oportunidade para os municípios compartilharem as melhores políticas públicas e promoverem a interação com empresas para novos investimentos, novas oportunidades. Precisamos investir em educação, preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho em transformação. Esse é o único caminho para um desenvolvimento social e econômico das cidades e, por consequência, do nosso País”, afirmou.

Guarujá

Com objetivo de fomentar o turismo de negócios e mostrar seus principais atrativos, Guarujá é um dos municípios presentes na 6ª edição do Conexidades. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Fábio Santos, o evento promove conexão entre o poder público e as empresas interessadas em investir nos municípios. “Participar de um evento como esse é um grande investimento. Para crescer e fomentar cada vez mais nossa Pérola do Atlântico, é necessário debater e refletir sobre o futuro. Preparamos um estande que mostra o melhor de Guarujá”, explicou.

Durante os cinco dias de evento serão realizadas várias palestras temáticas visando instruir, orientar e preparar o agente público a fim de buscar a excelência de suas funções. O encontro reunirá prefeitos, secretários, vereadores e empresários de diversos estados brasileiros. A ação é organizada pelo Multiplicadores, com apoio da Uvesp, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Jundiaí.

Na edição anterior, o evento foi sediado em Guarujá, com mais de 3 mil participantes. Ao todo, 421 cidades de 17 estados diferentes marcaram presença no evento.

Serviço

6º Conexidades

Quando: 13 a 17 de junho

Onde: Parque da Uva, Jundiaí – SP

Programação completa aqui 

Mais informações aqui 

(Foto: Dane Dalastra)

Leia também:

Pantheon dos Andradas, em Santos, é entregue restaurado

 

COMPARTILHAR: