Coluna do Baena

Secretário destaca 100 primeiros dias à frente da Saúde de Santo André

gilvan junior, paulo serra, ana carolina serra

O presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não foram os únicos que fizeram questão de destacar os 100 primeiros dias de mandato. Gilvan Júnior elencou série de ações ao completar 100 dias de sua gestão à frente da Secretaria de Saúde de Santo André. Da inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com capacidade de 5 mil atendimentos mensais, na região central, à implantação da Telemedicina na rede de urgência (UPAs), o secretário destacou ainda o lançamento dos programas Saúde no Prato, voltado à nutrição infantil, e Mãe Andreense, com foco na saúde integral da mulher. Para completar, um novo contrato de gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foi assinado com a Fundação do ABC (FUABC), ampliando a capacidade de atendimento, e Santo André foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, pelo COSEMS-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) por trabalho de saúde mental com a população infantojuvenil LGBTQIA+. “Agradeço ao prefeito Paulo Serra e à deputada Ana Carolina Serra pela oportunidade de trabalhar pela cidade e pela nossa gente. Esses 100 dias passaram rápido, mas foram de intenso trabalho e de conquistas muito importantes”, comentou Gilvan.

O trabalho não para

Ainda sobre a Secretaria de Saúde de Santo André, Gilvan Júnior lembra que o programa Qualisaúde, de modernização da rede, prossegue. Nos próximos dias, ele estará ao lado do prefeito Paulo Serra (PSDB) para o anúncio do início das obras de revitalização da unidade de saúde do Jardim Ana Maria. E pelo programa Saúde Fila Zero mais de 6 mil procedimentos – entre exames, consultas e cirurgias – que estavam represados em virtude da pandemia foram realizados na rede municipal por meio de mutirões. Agora o secretário cobra do Governo de São Paulo soluções para agilizar o atendimento aos pacientes que aguardam em filas que dependem do Estado, na maioria casos de alta complexidade.

Top 3

O Sicoob está no Top 3 brasileiro do ranking “Melhores Bancos do Mundo 2023”, eleito como uma das melhores instituições financeiras do País. A lista é uma das mais respeitadas no mundo corporativo, elaborada pela Forbes em parceria com a empresa de pesquisas de mercado Statista. Ao todo, foram avaliadas 415 instituições. O ranking é formado por uma pesquisa pública, considerando a opinião de 48 mil pessoas, de 32 países diferentes. Eles avaliam quesitos como atendimento, serviços digitais, assessoria financeira e confiança nas instituições. De acordo com Marco Aurelio Almada, diretor-presidente do Sicoob, a terceira colocação no ranking brasileiro é motivo de extremo orgulho para a instituição financeira cooperativa.

Turismo Industrial 1

23-04-12-Unipar-Fibrica-Aberta-_Thiego-Barbosa-3-scaled

Programa Fábrica Aberta é retomado na Unipar, em Cubatão (Foto: Thiego Barbosa)

Nesta quarta-feira (12), a Unipar anunciou o retorno do projeto Fábrica Aberta, atividade inovadora de relacionamento da empresa com a comunidade que abre as portas da indústria química para quem desejar visitá-la. O retorno aconteceu com a recepção de um grupo formado por representantes da Prefeitura de Cubatão, Cide-Ciesp, Apeel e Conselho Comunitário Consultivo da Unipar. A visita está incluída no calendário oficial de eventos dos 74 anos de Cubatão. A comitiva contou com o vice-prefeito Ivan Hildebrando (PSDB), representando o prefeito Ademário Oliveira (PSDB), e Maurício Russomano, CEO da Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul. A empresa completou 59 anos  de existência justamente neste 12 de abril. Além da área industrial, o roteiro incluiu um espaço verde de 650 mil metros quadrados mantido pela Unipar. O lugar, sete vezes maior do que área industrial, abriga viveiros de diversos animais, aquários e vegetação nativa e é considerada pelo IBAMA uma Reserva Particular do Patrimônio Natural desde 1992.

Turismo Industrial 2

O Fábrica Aberta é realizado há 37 anos. Desde o início do programa, a Unipar em Cubatão recebeu mais de 220 mil visitantes. A partir de 2018 o programa foi levado para as demais unidades do grupo. Por conta da pandemia, foi suspenso de forma presencial. Para o secretário municipal de Turismo de Cubatão, Fabrício Lopes, o viés industrial do turismo tem uma missão didática. “É importante para desmitificar a indústria e mostrar aos cidadãos que a importância do polo petroquímico vai muito além daquilo que é produzido aqui. Quem passa na estrada, a caminho da praia, precisa ter esta experiência também”, ponderou.

Em alerta

Reunião PM e gestores escolares - Ribeirão Pires (1)

Ribeirão Pires sedia encontro regional da PM sobre segurança escolar (Foto: Divulgação)

Ribeirão Pires sediou nesta quinta-feira (13) reunião sobre segurança escolar promovida pela Diretoria Regional de Ensino do Estado e pela PM (Polícia Militar) com gestores das redes pública e particular da cidade, de Rio Grande da Serra e de Mauá. A ampliação de rondas no entorno das escolas, mecanismos como os grupos de Vizinhança Solidária e protocolos de proteção foram destacados no encontro. “O objetivo principal foi proporcionar entrosamento maior entre escolas e Polícia Militar e trazer tranquilidade para as unidades. Este é um trabalho que tem que ser feito de forma conjunta. Orientamos os profissionais da educação sobre medidas que podem ser adotadas para a redução de ocorrências trágicas, como as registradas recentemente”, destacou o comandante do 30º Batalhão da PM, Coronel Stalba. “O encontro foi importante para pensarmos juntos ações de proteção para nossas escolas e para mostrar, com a presença das forças de segurança, que não estamos sozinhos”, avaliou o dirigente regional de ensino de Mauá (que abrange também Ribeirão Rio Grande), Edson Donizetti Porto.

Segurança reforçada

Assim como Santo André, São Caetano e Mauá, a Prefeitura de Ribeirão Pires reforçou as rondas escolares pela Guarda Civil Municipal, com a designação de 25 profissionais para o patrulhamento preventivo. Ações integradas entre as pastas de Educação e Segurança incluem a implantação de sistema de monitoramento nas escolas municipais, inclusive com botão do pânico para agilizar o acionamento de agentes da polícia em caso de emergência. Internamente, a Prefeitura está fortalecendo o APSE (Apoio Psicossocial Escolar) com escutas ativas e rodas de conversa com profissionais da rede municipal, alunos e familiares.

Identidade

maquetes bairros santos_4594

Totens com arte em grafite vão identificar 70 bairros de Santos (Foto: Nathalia Filipe)

Até o final deste ano, 70 totens serão instalados em locais de grande circulação de pessoas nos bairros de Santos para dar uma nova identidade visual a cada região da cidade. Os totens, com 2,15m x 50cm, estão sendo produzidos com cimento, areia, pedra e plástico, visando a redução dos custos. Além de identificar cada bairro, os novos elementos urbanos apresentarão uma réplica da tradicional mureta santista, que receberá desenhos em grafite produzidos por artistas locais. Compõe a estrutura a palavra Santos e o símbolo de um coração estilizado, com 1,16 x 1,16m. A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira (13) pelo prefeito Rogério Santos (PSDB), ao visitar a Fábrica de Artefatos e Zeladoria (FAZ) da Ecofábrica Rivaldo Santos de Almeida, no Chico de Paula, Zona Noroeste. “Se tem uma coisa que identifica o santista é o fato dele ser bairrista”, destacou o prefeito. “Esta é mais uma forma de mostrarmos o amor que todos temos por Santos.”

Reconhecimento

Leonardo Fagundes de Souza, um dos responsáveis pela criação dos trabalhos de artefatos da FAZ, como as tradicionais muretas de Santos, conta que sente orgulho ao ver seu trabalho finalizado sendo alvo de cliques e registros em vídeo por parte de santistas e turistas. “Depois que passamos a cal e elas ficam prontas, todos sentimos orgulho em ver o pessoal fazendo o registro do que produzimos aqui. É uma satisfação muito grande.”

Rápidas do ABC

Nesta sexta (14), começa a Feira da Fraternidade de Santo André com show de Paulo Ricardo. Até domingo (16), no Paço Municipal, com diversas opções gastronômicas e artísticas.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugura domingo (16), às 11h, o Atende Fácil Saúde, na esquina das avenidas Goiás e Senador Roberto Simonsen. Será um dos mais modernos equipamentos públicos de Saúde do Brasil e receberá o nome do médico e escritor Pedro Kassab, pai do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

A partir de 02 de maio, a emissão da inscrição municipal para o cadastro imobiliário de contribuintes passará a ser exclusivamente digital em Santo André. O sistema que automatizou a emissão do cadastro foi implantado em fevereiro de 2022 e as solicitações vinham sendo realizadas tanto de forma digital quanto presencial.

O Shopping ABC realiza, neste sábado (15), uma feira de adoção de cães e gatos, em parceria com o Instituto Luisa Mell, das 10h às 18h. Serão 40 animais em busca de um novo lar, entre filhotes e adultos, todos já castrados, vacinados e vermifugados.

A Donuts by Lu, donuteria com mais de sete anos de história e criada no Paraná, chegou ao São Bernardo Plaza Shpping. Localizada no Piso L3, a doceria traz mais de 50 opções de sabores.

O Sesc São Caetano convida o público, dias 15 e 29, às 16h, para desconstruir preconceitos, celebrar a diversidade e a livre expressão das diferenças, com o espetáculo “Mim, a Menina Mundo”, encenado pela Cia Caxote Coletivo. Ingressos de R$ 8 a R$ 25.

Também em São Caetano, a 4ª edição da Feira Mística será realizada na Estação Cultura, no Centro. Serão 25 expositores de produtos e serviços esotéricos, além de oraculistas, massoterapeutas e especialistas em terapias alternativas, atendendo ao público das 10 às 20h. A entrada é solidária: 2 kg de alimentos não perecíveis.

Neste domingo (16), a deputada Ediane Maria (PSOL) inicia, em Santo André, sua base eleitoral, as atividades do Gabinete na Rua, seu novo canal de comunicação com a população. Os primeiros territórios a receber a visita da parlamentar serão Santa Cristina, às 10h, na rua Plínio Braga, 188, e Utinga, às 16h, no núcleo Ciganos, avenida da Paz, 253.

Rápidas da Baixada Santista

O Lar São Francisco de Assis, que atende idosos sem família, recebeu a  doação de uma cadeira de rodas do projeto Lacre Amigo, realizado originalmente na Capital, mas que ganhou adeptos em Praia Grande. A  entrega foi realizada nesta quinta-feira (13), e  contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maruca Mourão.

A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) conta com um novo presidente. Com formação na área de tecnologia e administração de empresas,  Eduardo Bittencourt quer repetir no poder público o sucesso obtido no setor privado – ele se destacou no desenvolvimento de startups, um dos propósitos do Parque Tecnológico.

Na próxima quinta-feira (20), a peça teatral Sinistro volta ao  palco do Teatro Serafim Gonzalez, em Praia Grande. Às 20h, o  público poderá conferir a história de horror cósmico produzida pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, com entrada gratuita (ingressos disponíveis uma hora antes do início da apresentação).

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: