Inaugurada pela Prefeitura, em formato drive-thru, iniciativa faz parte de programação especial; músicas natalinas podem ser ouvidas na frequência 91.7 FM
Principal atração do Natal em Santo André neste ano, a Vila de Luz, inaugurada na última terça (08) pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), integra programação especial de fim de ano da cidade, dentro de um novo formato em virtude da pandemia de Covid-19. O propósito é manter o encanto e o espírito natalino em tempos difíceis.
Em sistema drive-thru, para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social, a Vila de Luz foi montada na avenida Professor Valdemar Mattei, entre a avenida Pereira Barreto (Shopping ABC) e o Parque Central. Foram instalados túneis iluminados e decorados nos dois sentidos da via, que podem ser contemplados sem a necessidade de sair do carro.
“Depois de um ano difícil, Santo André se iluminou para celebrar as festas de fim de ano e trazer o clima de Natal para nossa gente. A Vila de Luz é um presente para os andreenses, que enfrentaram um ano tão atípico, e uma forma de levar a mensagem de paz, fé, união e esperança para dias melhores”, destaca o prefeito.
A atração conta com 450 mil lâmpadas, além de um urso iluminado, símbolo do Fundo Social de Solidariedade, com três metros de altura. “Em meio à pandemia, nos vimos obrigados a nos adaptar a uma nova rotina. Com a chegada do Natal não poderia ser diferente. É uma nova forma de celebrar, sem esquecer dos valores e reflexões que o período em que vivemos nos traz”, diz a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, presidente do Fundo Social, que idealizou a programação em parceria com a Prefeitura.
Para tornar o trajeto ainda mais especial, o público pode sintonizar a frequência 91.7 FM no rádio do carro e curtir uma programação musical em clima natalino. São quatro músicas gravadas pela OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André) e duas peças do Coro de Santo André.
Entre as canções escolhidas estão “Jingle Bells”, “Have Yourself a Merry Little Christmas” e “Santa Claus is Coming into Town”, na voz de Natália Serrano, e “Véspera de Natal”, na voz de Fernando Laria, com a OSSA. O passeio pode ser realizado todas as noites até o dia 06 de janeiro, das 18h40 às 05h. Já as músicas estão disponíveis 24 horas.
O “bom velhinho” também vai marcar presença na Vila de Luz de Santo André. O Papai Noel estará na avenida Professor Valdemar Mattei com seu trenó nos dias 12, 13, 19, 20 e 23 de dezembro, das 20h às 23h, e nos dias 16, 18 e 22, das 20h às 22h. O trenó conta com o patrocínio do Shopping ABC e respeitará todos os protocolos de distanciamento social.
Carreta do Papai Noel
O Natal deste ano também conta com Carreta do Papai Noel, que começou a circular nesta quinta-feira (10). O veículo toca músicas natalinas, solta neve artificial e vai percorrer todas as regiões do município até o dia 24 de dezembro para que, além do Papai Noel, a Mamãe Noel e os duendes, com suas devidas máscaras compondo o figurino, possam interagir com a população.
A Carreta foi adaptada e tem um sistema especial para distribuir balinhas para as crianças, em tubos que evitam contato e com dispensers de álcool em gel. Um Natal diferente, em meio à pandemia, mas cheio de encanto, cuidado e proteção.
Nesta quinta, a Carreta esteve em vias da região central da cidade e foi o primeiro veículo a passar pelo trecho duplicado do viaduto Adib Chammas, entregue na mesma data. Nesta sexta-feira (11) a carreta estará em bairros como Vila Lucinda, Santa Teresinha, Jardim Ana Maria, Parque João Ramalho, entre outros.
O roteiro completo da Carreta do Papai Noel está disponível no site da Prefeitura de Santo André ou pode ser acessado pelo link https://bit.ly/CarretaPapaiNoel. O veículo vai circular todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 14h às 21h.
Outras atrações
Santo André instalou ainda duas árvores de Natal com 30 metros de altura, uma na Praça 14 Bis, na Vila América, e outra na Praça Aníbal Guedes, na Vila Curuçá. O prédio do Paço Municipal também ganhou iluminação especial.
(Fotos: Angelo Baima e Alex Cavanha / PSA)
Leia também:
TRE-SP decide pela impugnação do registro de Auricchio e São Caetano pode ter novas eleições