Praia Grande torna-se o segundo município mais populoso da Baixada Santista
Conforme levantamento do IBGE, população da Cidade é de 344.834 habitantes
Praia Grande tornou-se o segundo município mais populoso da Baixada Santista, com 344.834 habitantes, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prévia da população dos municípios, com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes.
Os resultados obtidos pelo IBGE comprovam que Praia Grande continua como um dos municípios que mais crescem no Brasil. Na lista das cidades da região, Praia Grande que era o terceiro município, em número de habitantes, passou São Vicente, tornando-se o segundo maior. O último Censo oficial, realizado em 2010, registrou que a população de Praia Grande girava em torno de 262 mil habitantes, portanto, com o resultado deste ano (344.834), a Cidade registra um crescimento de mais de 31% em relação a 2010.
A secretária municipal de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, destaca que o crescimento de Praia Grande não é só populacional. “O município tem um crescimento acima da média e a administração pública executa um planejamento para garantir melhorias na infraestrutura dos bairros, com unidades de saúde, educação, assistência social, segurança, transportes e espaços de lazer. Todas as áreas da administração municipal trabalham integradas para que a realização aconteça, para que a cidade cresça com serviços públicos eficientes e com qualidade de vida aos moradores e visitantes. Esse crescimento organizado atrai novos empreendimentos comerciais, o que resulta em novos postos de trabalho e fortalece o comércio, o turismo e o desenvolvimento econômico de forma geral.”
Apesar do aumento demográfico de Praia Grande, no geral, a Baixada Santista perdeu 60 mil habitantes. De acordo com o IBGE, Santos possui 414.029 moradores, Praia Grande 344.834, São Vicente 334.632, Guarujá 311.116, Cubatão 128.645, Itanhaém 107.927, Peruíbe 69.321, Bertioga 64.018 e Mongaguá 61.062.
Resultado
A relação da população de todos os municípios brasileiros foi entregue ao TCU (Tribunal de Contas da União) pelo IBGE na última quarta-feira (28). Sem previsão de conclusão do Censo neste ano, o Instituto decidiu realizar uma prévia da população com base nos dados já levantados e o resultado será utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas.
A prévia da população, divulgada pelo IBGE, foi calculada a partir dos dados parciais coletados no Censo 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro. A metodologia utilizou o resultado prévio nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União.
Desenvolvimento
Com base em estimativas do IBGE, em 2018 Praia Grande já era apontado como o município com maior crescimento populacional na Baixada Santista – e um dos que mais crescem no Brasil. Naquele ano, com ampliação estimada em 9.122 habitantes (e população total estimada de 319.146 habitantes), a cidade já havia se tornado a terceira mais populosa da região, ultrapassando Guarujá.
(Foto: Prefeitura de Praia Grande)
Leia também:
Complexo viário da entrada de Santos receberá o nome de Rei Pelé