Pioneira da comunicação televisiva na região e referência no universo holístico, ela passou pelos canais locais TV São Caetano, EcoTV e TV+, além da rádio Mundial AM e FM
A apresentadora de rádio, TV e empresária Bette Fratti morreu na tarde desta quarta-feira (07). Ela estava em casa, no bairro Campestre, em Santo André – segundo apurado, morreu enquanto dormia e foi encontrada pelo marido, Luiz Fratti, um grande parceiro na vida pessoal e profissional.
Em 2018, Bete iniciou uma batalha contra um câncer. Ela fez tratamento, incluindo cirurgia, e celebrou a recuperação com amigos e familiares.
O velório será realizado nesta quinta-feira (08), das 14h às 19h, na sala 3 da ABCEL, na avenida Presidente Kennedy, 625, em São Caetano, onde a família residiu por muito tempo. O corpo da comunicadora será cremado.
Trajetória
Bete Fratti foi uma das pioneiras da televisão no ABC e foi a apresentadora que mais tempo esteve no ar em canais da região. Em 1989, passou a comandar o programa “Momentos da Nova Era” na primeira emissora local, a extinta TV São Caetano, canal 45 UHF (depois Rede ABC e Rede Brasil). A atração mudou de nome (“Bete Fratti e a Vida Natural”), passou por ajustes, mas nunca perdeu sua essência.
Pós-graduada em Letras e com formação holística, Bete iniciou carreira nos meios de comunicação um ano antes, na rádio Diário do Grande ABC. Levada pelo médium e comunicador Luiz Gasparetto (1949-2018), estreou à frente do ainda radiofônico “Momentos da Nova Era”.
Em 1993, inaugurou a rádio Difusora. Mais tarde, a emissora mudaria de nome (para Mundial 660 AM e 95,7 FM) e apostaria exclusivamente no segmento do autoconhecimento, saúde e espiritualidade – velho conhecido de Bete, que foi diretora das livrarias esotéricas Nirvana.
Nascida em São Caetano do Sul e “uma mulher movida a desafios”, como se definia, a apresentadora ainda vivenciou novas etapas na comunicação regional, à frente de atrações como “Bete Fratti e a Vida Natural”, na EcoTV, e “Mais Saúde”, na TV+. Pelos programas de Bete passaram médicos, terapeutas, esotéricos e nutricionistas, entre outros profissionais, focados em temas como astrologia, metafísica, mediunidade, medicina preventiva, terapias alternativas, meditação e bem-estar.
Em 2016, chegou a se lançar pré-candidata a vereadora em São Caetano pelo PEN, com pauta em defesa dos direitos dos idosos. Nos últimos anos, Bete – que não gostava de revelar sua idade – vinha se dedicando apenas ao rádio e comandava o programa “Mundial em Pauta”, na hoje Vibe Mundial (95,7 FM). Ao longo da carreira, ela entrevistou e revelou muitos dos atuais nomes e comunicadores do movimento da nova era, se tornando uma referência única e marcante.
Fica nossa homenagem e solidariedade neste momento difícil ao esposo, Luiz, aos filhos, netos, amigos e fãs.
Leia também:
Santo André abre programação do Natal Solidário