Projeto das futuras estações foi apresentado em reunião na Prefeitura nesta terça-feira
A Linha 20-Rosa do Metrô vai atender cerca de 137 mil pessoas por dia em Santo André. A previsão foi feita pela empresa nesta terça-feira (11), em reunião na Prefeitura onde foram apresentados os projetos das estações que serão construídas na cidade.
A nova linha – projeto que substitui o da Linha 18-Bronze do monotrilho, que foi transferido para BRT (sistema rápido de ônibus elétricos) – ligará a região do ABC ao Alto da Lapa, na Capital. Santo André será a cidade com mais estações na região – quatro ao todo – sendo: Santo André, Portugal, Príncipe de Gales e Afonsina – na divisa com São Bernardo. De acordo com o planejamento, o novo traçado prevê a conexão da região com outras oito linhas do Metrô, além de sete integrações entre terminais de ônibus, o corredor ABD e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
“Esse é o passo mais concreto que demos até agora para a chegada do Metrô em Santo André. Sabemos da importância desta obra para a cidade e o futuro que estamos construindo. A pedido do prefeito Paulo Serra, seguimos dando atenção especial no que depender de nós a este projeto para viabilizarmos o quanto antes o início das obras”, comenta o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.
A Linha 20-Rosa terá ao todo 33 quilômetros de extensão e 24 estações, com uma média de 1,3 quilômetro entre as paradas. Além disso, o projeto prevê dois pátios de manobra para atender a frota de 50 trens. A estimativa é de que, quando finalizada, a linha transporte em média 1,3 milhão de passageiros por dia.
(Fotos: Eduardo Merlino / PSA)
Leia também:
Feira da Fraternidade 2023 começa nesta sexta em Santo André