ABCSociedade

Wi-Fi gratuito é expandido para 50 pontos de Santo André

3 - Ampliação do programa Wi-Fi Livre SA - Foto - Alex Cavanha_PSA

Programa da Prefeitura que disponibiliza internet sem fio chega à rua Coronel Oliveira Lima, praças, entre outros locais

A Prefeitura de Santo André está avançando em mais uma etapa do programa “Wi-Fi Livre SA – Santo André Conectada”, iniciativa criada com o objetivo de levar internet gratuita sem fio para a população. O programa, lançado em 2018, cobria 11 parques, entre outros pontos, e agora chega a 50 locais. Um deles é o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, tradicional corredor comercial do Centro da cidade.

O Wi-Fi Livre SA é um programa coordenado pela Secretaria de Inovação e Administração, por meio do Departamento de Projetos e Inovação, com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. A iniciativa tem por objetivo oferecer internet pública, gratuita e de qualidade aos cidadãos andreenses, contribuindo para a inclusão digital e para a democratização do acesso à informação.

O sistema passa a estar presente em praças, centros comerciais e educacionais, como o CESA (Centro Educacional de Santo André) Cata Preta, estação Prefeito Celso Daniel, Paço Municipal e Praça Prefeito Saladino, garantindo uma velocidade mínima de 3 MB por usuário e com até 200 conexões simultâneas por local. O serviço permite uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo com conexão Wi-Fi, e sua qualidade, estabilidade e garantia de banda contemplam diversos usos da internet, como acesso a aplicativos de troca de mensagens, redes sociais e streaming de vídeo.

“O grande presente para Santo André é poder falar de futuro. A cidade evoluiu muito e falar de futuro é falar de internet, tecnologia se espalhando para uma cidade cada vez mais conectada”, destaca o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A próxima fase do programa, ainda em elaboração, prevê a disponibilização de novos pontos de conexão padronizados em equipamentos públicos, como unidades de saúde, bibliotecas, teatros e centros culturais.

O projeto é fruto de um chamamento público que resultou em um termo de convênio entre a Prefeitura de Santo André e a empresa WCS Conectologia. Não há qualquer tipo de custo para a Prefeitura e, como contrapartida econômica, a empresa tem a possibilidade de explorar a publicidade no celular do usuário no momento do acesso ou em placas nos locais de acesso.

A WCS é hoje uma das principais empresas de telecomunicações do país, há mais de 25 anos no mercado corporativo, com rede própria na Grande São Paulo, Interior Paulista, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte. Possui cobertura com estrutura própria em mais de 150 cidades, ofertando uma rede segura e atendimento diferenciado.

“Este é mais um passo de melhoria no serviço público, digitalizando serviços, levando a infraestrutura necessária para todos e democratizando o acesso”, afirma o secretário municipal de Inovação e Administração, Pedro Seno.

(Foto: Alex Cavanha/PSA)

Leia também:

Prefeitura de Santo André abre novo concurso com 450 vagas para 105 cargos

COMPARTILHAR: