Coluna do Baena

Tite Campanella é pré-candidato a prefeito de São Caetano com apoio de Auricchio

tite candidato prefeito scs pl

Conforme esta coluna havia antecipado, o vereador Tite Campanella trocou o Cidadania pelo PL e foi confirmado, nesta sexta (05), pré-candidato a prefeito de São Caetano pelo grupo do atual chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PSDB). A chapa governista terá ainda a atual secretária municipal de saúde, Regina Maura (PSD), como vice.

“Tenho certeza que o trabalho por uma São Caetano cada vez mais feita para as pessoas continuará”, disse Tite. Ex-presidente da Câmara, ele governou a cidade de 1º de janeiro a 22 de dezembro de 2021, enquanto Auricchio tentava reverter decisão judicial que o impedia – e também o vice-prefeito eleito em 2020, Dr. Seraphim (PL) – de assumir o mandato. Em plena pandemia de Covid-19, Tite teve atuação elogiada na condução da cidade.

Pesquisas de intenção de voto que apontam o favoritismo de Tite Campanella pesaram na decisão de Auricchio. Já a costura partidária para fechar a chapa com PL e PSD é atribuída ao deputado estadual Thiago Auricchio, também do PL. Chefiado por Gilberto Kassab, o PSD é o partido do vice-governador, Felício Ramuth, o que garante à dupla Tite-Regina a proximidade e o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Vira, virou…

RAQUEL CHINI E TARCISIO DE FREITAS REPUBLICANOS

Com as bênçãos de Tarcísio, Raquel Chini se filia ao Republicanos

Também nesta sexta-feira (05), a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, se filiou ao Republicanos, em ato que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, a quem ela descreveu como “liderança de visão única” e “fonte de inspiração”. Foi mais uma a deixar as fileiras do PSDB. Sem falar em tentativa de reeleição – e diante de rumores de que o ex-prefeito e atual deputado federal Alberto Mourão (MDB) possa tentar um sexto mandato à frente da Prefeitura -, Raquel disse que a filiação marca um “ponto de virada” em sua jornada pessoal e profissional.

Primeiro passo

10 - Inauguração Poupatempo da Saúde - Foto - Alex Cavanha_PSA (55)

Santo André: Gilvan Junior ingressa no PSDB e se credencia para suceder Paulo Serra

Em Santo André, o elogiado secretário de Saúde, Gilvan Junior, que já atuou em outras áreas da gestão Paulo Serra, é o novo filiado ao PSDB – ele estava no partido Novo. A filiação, ocorrida nesta sexta-feira (05), é o primeiro passo para que o jovem seja confirmado como pré-candidato à sucessão de Serra, cuja aprovação passa dos 70% – embora ainda não haja anúncio oficial.

Atual presidente estadual do PSDB, Paulo Serra já havia declarado que seu escolhido sairia do ninho tucano. O conceituado advogado Leandro Petrin, especialista em Direito Eleitoral e que também atuou na Prefeitura andreense, se filiou ao PSD. Nos bastidores, comenta-se que poderá ser o pré-candidato a vice-prefeito, embora outros nomes busquem lugar na chapa governista, caso do vereador licenciado e secretário de Educação, Almir Cicote (Avante).

Inauguração

Já nas fileiras do PSDB, Gilvan Junior entrega neste sábado (06), ao lado do prefeito Paulo Serra, a nova Clínica da Família São Jorge, dentro da programação pelos 471 anos de Santo André. A unidade de saúde passou por revitalização completa, dentro dos padrões do programa Qualisaúde, e será a primeira da região do ABC a oferecer atendimento de referência aos povos indígenas. Santo André conta com 640 indígenas cadastrados no SUS, todos residentes na área urbana. Não há aldeia no município.

Rápidas

– Com foco em inovação, networking e desenvolvimento, o Coworking Municipal de São Caetano, o primeiro do ABC, abriu oficialmente suas portas nesta quinta-feira (04), no Atende Fácil, no Centro.

– Em Guarulhos, a pré-candidatura do bolsonarista Lucas Sanches à Prefeitura pelo PL ganhou o apoio do presidente da Alesp, André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino

… Pesquisa do Instituto ASN Opinião Pública aponta segundo turno em Guarulhos entre Lucas (18%) e o ex-prefeito Elói Pietá (20,7%), que trocou o PT pelo Solidariedade.

– O Ministério do Turismo incluiu a Região Turística ABCTur – Roteiro da Natureza e da Indústria no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).

– Santo André 471 Anos: a vila de Paranapiacaba recebe, a partir desde sábado (06), a 19ª edição do Festival do Cambuci. Também no fim de semana tem início a Feira da Fraternidade, no estacionamento do Paço Municipal.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: