Baixada SantistaEconomia

Teleférico de São Vicente quita dívida histórica com a Prefeitura

teleferico sao vicente

Acordo foi feito por meio do Refis, após longas rodadas de negociação, e cidade vive expectativa de novos investimentos para o Itararé

Uma dívida histórica gerada pelo não pagamento de tributos e taxas desde 2006 pelo Teleférico com a Prefeitura de São Vicente foi quitada graças a uma renegociação entre a empresa e a administração municipal, por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O acordo viabiliza o desenvolvimento de novos projetos e, segundo a atual gestão, simboliza mais um avanço no resgate da credibilidade do município com a iniciativa privada.

“Nosso objetivo é sempre pensar no melhor para a cidade. O Teleférico é um grande equipamento, mas vinha há anos se endividando. No início do governo deixamos claro que a cidade precisava avançar. Pressionamos e também apresentamos nosso projeto para o desenvolvimento de São Vicente. Creio que isso motivou o acordo, que foi vantajoso para ambos e possibilitará o avanço de novos projetos da empresa. Esse é mais um indício de que a iniciativa privada está vislumbrando boas oportunidades para injetar novos investimentos no município. Esse acordo, além de amenizar nossas dificuldades financeiras, que são muitas, demonstra que estamos resgatando a credibilidade de São Vicente”, ressalta o prefeito Kayo Amado (Podemos).

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ressalta que o valor renegociado em R$3,2 milhões com a empresa foi quitado à vista e utilizado para arcar com a remuneração dos servidores públicos do último mês. O representante do Teleférico, Rômulo Venâncio, pontua alguns dos investimentos projetados para o Itararé.

“O prefeito tem realizado um trabalho sério buscando fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico local. Temos dialogado em prol de uma série de projetos que trarão mais atrações para o Itararé. Estamos em estudo para que, no futuro, uma roda gigante seja construída, e seguimos dispostos a trazer mais novidades que fortaleçam ainda mais o turismo vicentino.”

Diálogo com a iniciativa privada

O trabalho conjunto entre Prefeitura e empresariado pode alavancar a economia do município. Novas construções ou ampliações estruturais podem, consequentemente, resultar na geração de empregos, além de despertar interesse por parte dos moradores de outras cidades e, até mesmo, outros estados.

A estratégia da administração tem sido a de prezar pelo diálogo com a iniciativa privada e com os governos Federal e Estadual. O município já vislumbra atrair investimentos para atingir outro patamar de desenvolvimento, tendo em vista o aniversário de 500 de São Vicente, que será comemorado em 2032.

“Estamos promovendo um pacote de melhorias estruturais que visam atrair o turismo e potencializar a economia, trazendo uma cara nova à cidade, com um centro comercial mais acessível, que vai desde a revitalização de cartões-postais como a Orla do Gonzaguinha à recuperação das calçadas e coberturas do Centro. Esse acordo com o Teleférico e a consequente viabilização de investimentos demonstram o quanto São Vicente está comprometida em resgatar o orgulho do vicentino e promover o desenvolvimento rumo aos 500 anos”, conclui o prefeito.

Leia também:

Em Santos: construção do novo shopping do Grupo Peralta começa em 2024

No 9º ano do Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

COMPARTILHAR: