Coluna do Baena

Tarcísio recebe prefeitos da Baixada Santista e faz aceno às áreas de Segurança, Saúde e Mobilidade

almoço condesb tarcisio palacio dos bandeirantes

Os nove prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) estiveram no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (15), para um almoço com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Rogério Santos (PSDB), de Santos; Kayo Amado (Podemos), de São Vicente; Raquel Chini (PSDB), de Praia Grande; Válter Suman (PSDB), de Guarujá; Ademário Oliveira (PSDB), de Cubatão; Luiz Maurício (PSDB), de Peruíbe; Tiago Cervantes (sem partido), de Itanhaém; Caio Matheus (PSD), de Bertioga, e Márcio Cabeça (Republicanos), de Mongaguá – e atual presidente do consórcio de municípios -, ouviram promessas do chefe do Executivo estadual nas áreas de Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Transportes Habitação e Saneamento, entre outras, e saíram satisfeitos do encontro, que durou mais de três horas. Também participaram os secretários estaduais Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Arthur Lima (Casa Civil) e Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).

Prioridade

Entre anúncios importantes e sinalizações, o governador se comprometeu a designar para a região mais policiais civis e militares aprovados no último concurso público da categoria. Cada prefeito teve a oportunidade de apresentar demandas relativas ao seu município, mas todos foram unânimes em apontar como prioridade o reforço na segurança da Baixada Santista, em virtude da onda de crimes.

Âmbito Regional

Outro assunto tratado foi a necessidade de regionalizar a regulação de vagas para atendimento nos serviços de saúde (Cross), além de mais recursos para custear o sistema de saúde das cidades.  Os nove prefeitos pediram ainda apoio do Estado para encontrar soluções para a gestão dos resíduos sólidos, já que muitos municípios enfrentam dificuldade para o descarte e tratamento desses materiais.

Demandas 1

O prefeito de Santos apresentou pedido de investimentos para o Parque Palafitas, que visa a destinação de casas aos moradores do Dique da Vila Gilda. “Será um projeto pioneiro para todo o estado de São Paulo e também para todo o Brasil. Agora é acompanhar de perto para que tudo seja cumprido”, afirmou Rogério Santos. Ademário Oliveira, de Cubatão, reforçou a necessidade de projetos habitacionais para as pessoas que residem em áreas de risco e palafitas. “Fiquei muito feliz com a receptividade e o carinho demonstrado pelo governador com a Baixada Santista. Falei das nossas necessidades na Saúde e Mobilidade Urbana, citando o viaduto da Curva do S e a possibilidade de trazer o VLT de São Vicente até Peruíbe”, disse Raquel Chini, que governa Praia Grande.

Demandas 2

kayo amado e tarcisio de freitas

Terceira fase do VLT e potenciais econômicos da Área Continental de São Vicente foram alguns dos temas discutidos por Kayo Amado com o governador Tarcísio de Freitas (Foto: Divulgação)

Kayo Amado reforçou com Tarcísio a importância do projeto da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a Área Continental de São Vicente. “Eu reiterei com o governador que essa é uma prioridade da nossa gestão. Como estou acompanhando muito de perto cada detalhe de licitação, projeto, prazos, eu atualizei a situação e pedi apoio a ele para agilidade em questões burocráticas, principalmente no licenciamento ambiental por parte da Cetesb. A população da Área Continental espera muito por esses avanços.”

Demandas 3

Tiago Cervantes cobrou investimentos em obras para combater enchentes em Itanhaém, além de melhorias na área habitacional. “São solicitações essenciais para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, justificou. Já Luiz Maurício deixou o Palácio dos Bandeirantes com a garantia de custeio do Estado para o funcionamento do Hospital Municipal de Peruíbe, cujas obras devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. “O governador está atento e reconhece um atraso de muitos anos nos investimentos do Estado na Baixada Santista. Foi uma reunião muito produtiva”, concluiu Márcio Cabeça, que preside o Condesb e governa Mongaguá.

São Vicente, Capital do Brasil

bandeira de sao vicente morro dos barbosas

São Vicente pode virar capital do Brasil por um dia com projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional; na foto, bandeira da cidade no topo do Morro dos Barbosas

A deputada federal Renata Abreu (Podemos) encaminhou nesta semana ao Congresso Nacional um projeto de lei que transfere a São Vicente, em caráter simbólico, a sede do Governo Federal todo dia 22 de janeiro, data do aniversário de fundação do município. Se aprovado, a primeira cidade do Brasil será proclamada capital do País uma vez ao ano. A deputada explica que o objetivo é “homenagear a primeira vila do Brasil, visto que São Vicente é o primeiro povoado colonial permanente estabelecido na América Portuguesa, em 1532”.

Justificativa

O texto ainda cita que São Vicente é um município tradicional do estado de São Paulo e tem sua economia alicerçada no turismo e comércio. “É uma justa homenagem a essa cidade que guarda tanta história rica e que representa o início da nossa nação. O prefeito Kayo Amado está fazendo um excelente trabalho para que o município se desenvolva e a população tenha uma vida melhor. Essa homenagem é para o povo vicentino”, diz Renata Abreu.

Abalos

peruibe

Tremores de terra são sentidos em Peruíbe (foto) e Itanhaém; abalo de magnitude 4,0 também é relatado em cidades do Vale do Ribeira

Um forte tremor de terra foi sentido por moradores de Peruíbe e Itanhaém, na Baixada Santista, e de cidades do Vale do Ribeira, na manhã desta sexta-feira (16). O Instituto de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) notificou um abalo de magnitude 3,9, às 8h11, e outro de magnitude 4,0, às 8h22, entre Itariri, Miracatu e Iguape, epicentro dos tremores – em Registro também houve relatos. Há registro de ocorrências ainda em municípios da região de Sorocaba (como Pilar do Sul, Mairinque e São Roque), além da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o ABC. Segundo especialistas, abalos entre 3,5 a 5,4 não costumam causar danos estruturais em construções. A Defesa Civil paulista informa que está monitorando a situação.

tremor em sp

Locais com registros do tremor nesta sexta-feira (16) no estado de São Paulo (Imagem: IAG/USP)

Rápidas do ABC

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), inaugura neste sábado (17), às 10h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Aliança. A ação faz parte do pacote de investimentos da Prefeitura na Saúde.

Também em Ribeirão, tem a 45ª Festa de Santo Antônio, desta sexta (16) até domingo (18). O evento, no Complexo Ayrton Senna, celebra as tradições juninas com quadrilhas, gastronomia típica e intervenções artísticas. Entre os destaques, show do Trio Virgulino, no sábado (17), às 20h30.

Começa nesta sexta (16), e vai até 08 de julho, a Mostra da Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, com apresentações gratuitas dos trabalhos dos cursos livres e técnico do 1º semestre de 2023.

Projeto de lei da vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil), batizado TV Saúde, foi aprovado pela Câmara de Santo André e aguarda sanção do prefeito Paulo Serra (PSDB). A ideia é transmitir conteúdos voltados à promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças em rede nos monitores de TV instalados nas unidades municipais de saúde.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, avisa que a edição 2023 do Meeting Empresarial já tem data definida. Será em 02 de agosto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. O encontro, dedicado às maiores lideranças empresariais e instituições de ensino da cidade, promove networking e fomenta a atração de investimentos.

A Feira Vegana do ABC, promovida pelo Instituto Acqua, será realizada neste domingo (18), das 10h às 17h, no Parque Central, em Santo André. O evento, gratuito, receberá 40 expositores de gastronomia, cosméticos, moda, além de aula de yoga, oficinas de jardinagem e artesanato, para estimular a economia criativa, hábitos saudáveis e o contato com produtos livres de ingredientes de origem animal.

Rápidas da Baixada Santista

A Prefeitura de Guarujá lança, no próximo dia 30, o edital das obras de infraestrutura necessárias para a primeira fase de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano. O edital se refere a obras relacionadas à pista e cercamento, avaliadas em R$ 21,3 milhões, a serem custeadas com verbas federais.

A Câmara Municipal de São Vicente realiza, na próxima quinta-feira (22), às 20h, sessão solene em homenagem ao Grupo de Escoteiros do Ar, em alusão aos seus 50 anos de fundação e reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população vicentina.

Os Fundos Sociais de Solidariedade da Baixada Santista organizam a 15ª Campanha Metropolitana do Agasalho, que será aberta em Bertioga, na quarta-feira (21), com encerramento em 30 de agosto, em São Vicente. A reunião preparatória ocorreu na sede Fundo Social de Praia Grande, presidido por Maruca Mourão.

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente inaugura, na terça-feira (20), um espaço no Brisamar Shopping. O local contará com atividades e capacitações gratuitas à população, além de exposições e vendas de produtos artesanais confeccionados pelas alunas dos cursos.

A 2ª edição do Gran Bazar Festival Criativo Junino acontece sábado (17) e domingo (18), das 14h às 21h, no Clube Saldanha da Gama, em Santos. O evento terá comidas típicas, brincadeiras e quadrilha, além de espaço místico.

O Miramar Shopping, de Santos, é um dos finalistas do Prêmio Abrasce 2023, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Melhor Campanha Institucional, com o case “Nova Marca e Novo Posicionamento – Miramar Shopping, 35 anos”. A cerimônia de premiação, a maior do setor, acontece no próximo dia 27, no World Trade Center, em São Paulo.

O Festão Cubatão, típico festival de inverno (e junino), começa nesta sexta (16), com show de Mumuzinho, e vai até 30 de julho, sempre de sexta a domingo, no Kartódromo Municipal. Os portões abrem às 18h e a entrada é gratuita.

Uma das festividades beneficentes mais tradicionais da Baixada Santista começa neste sábado (17), em Guarujá. A 40ª Festa da Tainha, no Lions Clube Guarujá Sul, em Vicente de Carvalho, vai até 16 de julho, aos sábados, das 20h às 23h30, e domingos, das 12h às 16h. Entrada gratuita.

Um mutirão voluntário de limpeza será realizado na praia do Gonzaga, em Santos, entre os canais 2 e 3, a partir das 10h, neste sábado (17). A ação visa promover educação ambiental, sensibilizando a população sobre o impacto do descarte de resíduos nos oceanos e incentivando uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sustentabilidade do planeta.

(Foto de Capa: Mônica Andrade)

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: