ABCSociedadeVídeos

Sicoob Crediconsumo inaugura nova agência em Santo André

Primeira unidade de rua da cooperativa de crédito está localizada na Vila Gilda

O Sicoob Crediconsumo – Cooperativa de Crédito inaugurou no último dia 26 uma nova agência na cidade de Santo André. Localizada na Vila Gilda, é a primeira unidade fora das instalações da Coop, onde nasceu há 42 anos. Cerca de 50 convidados prestigiaram a inauguração.

De acordo com Marcio Valle, presidente do Conselho de Administração, esta primeira agência de rua chega para dar maior visibilidade aos benefícios do cooperativismo de crédito e representa um marco na história da Crediconsumo, já que vem efetivamente potencializar a livre admissão no Grande ABC, regulamentada pelo Banco Central em 2021.

Na prática, segundo Valle, a livre adesão permite que qualquer pessoa física ou jurídica possa se associar e usufruir dos benefícios da cooperativa de crédito, sem requerer vínculo com as mantenedoras, abrindo assim perspectiva de crescimento da carteira de associados, que hoje soma 22 mil.

O momento, um dos mais importantes na história da Crediconsumo, contou com a presença de Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, e de representantes do Sistema OCESP e do Sicoob Central Cecresp. Não faltaram também à comemoração, os dirigentes das mantenedoras Zona Sul Supermercado, do Rio de Janeiro, e da varejista Realmar Distribuidora, do Espírito Santo.

E o plano de expansão da Crediconsumo continua acelerado. Ainda no primeiro semestre, serão inauguradas outras duas agências: uma em São Bernardo e outra na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, para atender os colaboradores da empresa varejista Realmar Distribuidora, cuja incorporação à Crediconsumo foi aprovada pelo Banco Central em setembro de 2022.

Atualmente, o Sicoob Crediconsumo possui quatro unidades, sendo duas em Santo André (no Centro Administrativo da Coop e na loja localizada na avenida Queirós dos Santos, no Centro,e que está sendo transferida para a avenida Gilda), além de duas agências no Rio de Janeiro, nas instalações do Zona Sul Supermercado.

Em entrevista ao #BlogdoBaenaTV, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediconsumo falou sobre o ritmo de crescimento do sistema de cooperativismo de crédito, superior quando comparado ao dos bancos, em razão das vantagens competitivas. Assista:

Recorde

Em janeiro, o Sicoob chegou à marca dos 7 milhões de cooperados, um número recorde entre os representantes do cooperativismo financeiro. Esse número representa um crescimento de 18% na base de cooperados com relação a janeiro de 2022, provando que as cooperativas que integram o sistema se tornaram referência na divulgação do movimento cooperativista brasileiro.

Destaca-se em seu crescimento na base de cooperados a chegada de 839 mil Pessoas Físicas (PF) e 209 mil de Pessoas Jurídica (PJ) no último ano. O Sicoob atingiu seu primeiro milhão de cooperados em 2003. Esse número dobrou em 2011. Desde 2020, houve um crescimento exponencial na quantidade de cooperados: o número saltou de 4,5 milhões para 7 milhões.

Em 2022, a instituição se tornou a maior rede de atendimento físico do País com mais de 4 mil pontos de atendimento, segundo ranking de agências do Banco Central. Esses pontos estão espalhados por mais de 2 mil comunidades no Brasil e em mais de 300 cidades o Sicoob é a única instituição financeira presente.

(Foto: G.Balconi)

Leia também:

Marcelo Oliveira toma posse como presidente do Consórcio ABC

COMPARTILHAR: