ABCSociedade

São Caetano apresenta nova frota de limpeza pública

23032023 Nova Frota de Limpeza Publica SAESA-16

Cidade mais sustentável do Brasil, passa a contar com seis veículos elétricos para os serviços nas ruas 

No topo do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), ranking nacional divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, São Caetano do Sul começou a inovar na limpeza pública. Uma nova frota para a realização dos serviços pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) foi apresentada nesta quinta-feira (23), na Praça dos Expedicionários, e tem como destaque seis veículos elétricos (além de oito veículos a combustão, totalizando 14).

Os veículos elétricos são um caminhão compactador (coleta de resíduos comum); um aspirador (o primeiro elétrico do Brasil) para retirada dos resíduos das sarjetas; dois caminhões-baú para coleta seletiva (retirada dos big bags dos condomínios); e dois veículos de limpeza pública para o serviço Cata-Treco.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) participou do lançamento da nova forta de limpeza pública e salientou que a administração municipal tem na sustentabilidade um dos grandes pilares. “Com certeza este é um diferencial. Estes veículos elétricos são o start para num futuro próximo levarmos essa inovação às frotas das secretarias, criarmos pontos de recarga elétrica, além de ganharmos em economia de combustível e fazer de São Caetano uma cidade ainda mais inteligente.”

23032023 Nova Frota de Limpeza Publica SAESA-25

Prefeito Auricchio conhece nova frota de limpeza pública, que conta com veículos 100% elétricos

Para o superintendente do Saesa, Rodrigo Toscano, os moradores de São Caetano só têm a ganhar com essa nova frota, principalmente, com os veículos elétricos. “Além de tudo que foi citado, estes veículos elétricos são silenciosos e podem ser utilizados no período noturno, sem qualquer prejuízo aos moradores”, comentou.

Toscano antecipou ainda mais novidades na frota de limpeza pública para breve, consolidando São Caetano como a cidade mais sustentável do Brasil. “É nossa pretensão obtermos mais quatro veículos elétricos, além de termos um aspirador elétrico para cada uma das 15 equipes que realizam a limpeza dos bairros.”

Os veículos a combustão entregues são uma varredeira urbana para coleta de pequenos resíduos; uma varredeira para praças e parques (coleta de pequenos resíduos); duas motocoletoras, que permitem a coleta dos resíduos que ficaram “perdidos” após a passagem dos caminhões; três caminhões compactadores de coleta seletiva (sacos amarelos, que são distribuídos às residências); e um caminhão-gaiola de coleta seletiva (sacos amarelos).

(Fotos: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Ribeirão Pires promove pré-lançamento da Entoada Nordestina

COMPARTILHAR: