Coluna do Baena

Santo André abre consulta pública sobre concessão dos serviços de coleta e limpeza

Serviços de coleta e limpeza sa (1)

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu consulta pública, em formato eletrônico, do projeto de PPP (Parceira Público-Privada) para a concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Pessoas físicas e jurídicas podem mandar contribuições até 20 de agosto, por meio do site do Semasa. A PPP será na modalidade de concessão administrativa, com seleção de melhor técnica e menor contraprestação a ser paga pelo poder público, e o prazo contratual será de 30 anos, prorrogáveis por até mais cinco anos. O Semasa continuará exercendo a fiscalização do contrato. Entre os investimentos que deverão ser cumpridos pela empresa ou consórcio de empresas que ganhará o processo licitatório estão a construção de 10 novas Estações de Coleta, nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, Unidade de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção e Demolição, Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico, Usina de Tratamento de Resíduos Orgânicos, Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Centro de Controle Operacional (para monitoramento dos ecopontos e dos serviços de coleta e varrição) e implantação de sistema de reaproveitamento dos gases gerados no aterro sanitário, que deverá passar por obras de ampliação.

Projeto

No dia 31 de julho, o Semasa realizará audiência pública para apresentar o projeto de PPP (Parceria Público-Privada) para a concessão dos serviços especializados em limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O evento ocorrerá às 18h, no Auditório Heleny Guariba, no Centro de Santo André. Para participar, os interessados devem seguir o regulamento, que está disponível na mesma página da consulta pública.

Toma conta da sua vida

entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-55

Em meio a disse me disse sobre reeleição, Raquel Chini prega lealdade a Mourão e Maruca

Visivelmente incomodada, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), a pretexto de celebrar o Dia do Amigo, nesta quinta-feira (20), mandou um recado para seus opositores nas redes sociais, negando qualquer desavença com seu padrinho político, o deputado federal Alberto Mourão (MDB), cinco vezes prefeito do município. “Cuidem da vida de vocês, deixem que eu cuido da minha. Eu não tenho que discutir minha vida pessoal ou política com ninguém, muito menos com pessoas que pretendem sair candidatas. Eu tenho um ano e meio ainda de governo pela frente, vocês gostem ou não”, disparou.

Fake news

O desabafo da chefe do Executivo praia-grandense se deu em razão de comentários de que ela não será candidata a reeleição e, por isso, estaria brigada com Alberto Mourão – o que Raquel Chini classificou como fake news, “coisa de pessoas que precisam trabalhar, mostrar projetos à população”. Entre as hipóteses que vêm sendo aventadas está a de que o grupo liderado por Mourão poderia até lançar a ex-primeira-dama Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, atual presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, à Prefeitura em 2024. “Política eu só tenho que discutir com uma pessoa, que é meu amigo, meu líder político, Alberto Pereira Mourão. Pra você Mourão, pra você Maruca, um beijo muito grande de quem tem amor e lealdade. Nunca ninguém vai ver a gente brigar porque aqui existe amizade”, avisou Raquel.

Interrogação

Nessa história toda fica a pergunta: a amizade e a gratidão de Raquel Chini à família Mourão continuam, mas só a briga é fake news ou a saída da atual prefeita de Praia Grande da disputa pela reeleição também? O tempo dirá…

Proteção

Inauguração do CREAM - Centro de Referência Especializado em Atendimento à mulher - 20 julho 2023 (81)

Auricchio inaugura Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugurou nesta quinta-feira (20) o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher), no bairro Santo Antônio. O equipamento concentra serviços de proteção e reintegração da mulher vítima de violência, com objetivo de garantir o acesso aos direitos integrais, rompendo o ciclo violento e promovendo a autonomia de cada uma. Atualmente, há 225 mulheres na cidade com medidas protetivas. Além de psicólogos e assistentes sociais, o Cream oferecerá atendimento jurídicos, em pareceria com a OAB, cursos profissionalizantes e orientações sobre empreendedorismo em sala do Sebrae Aqui. Ainda nesta semana, Auricchio autorizou licitação para a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Segurança

Autor do Código Paulista de Defesa da Mulher, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) garantiu a conquista de uma nova viatura da Patrulha Maria da Penha para São Caetano (a segunda da cidade) por meio de emenda parlamentar. O veículo terá como base o recém inaugurado Cream.

Recepção

abasc guto volpi

Presidente da Abasc se reúne com o prefeito Guto Volpi, em Ribeirão Pires

A presidente da Associação Brasileira de Ação Social Cristã (Abasc), pastora Vera Guimarães, foi recebida nesta semana pelo prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). Durante o encontro foram tratados temas referentes a atuação da entidade no município. A Abasc oferece oficinas para a população ribeirão-pirense, algumas realizadas em parceria com o Condeca (Conselho da Criança e do Adolescente), como as de artes marciais e música.

Rápidas

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos) decretou ponto facultativo nos órgãos públicos municipais nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. O expediente terá início às 12h e os servidores compensarão as horas não trabalhadas.

No ABC, a Prefeitura de Ribeirão Pires também adotou a medida. Na segunda (24), dia de Brasil e Panamá, as repartições públicas funcionarão das 11h às 17h. Já em 02 de agosto (Brasil x Jamaica), o expediente será das 10h às 17h.

São Vicente conta com uma representante na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A zagueira da Seleção Brasileira, Kathellen Sousa, nascida e criada na cidade, atualmente defende o Real Madrid, da Espanha.

O 1º Festival de Teatro de Guarujá começa neste sábado (22) e segue até o dia 30 de julho com 14 espetáculos, no Teatro Municipal Procópio Ferreira. A entrada para as apresentações é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos antecipadamente.

O total arrecadado no Bazar Metropolitano da Campanha do Agasalho 2023, realizado no último dia 12 em Praia Grande, foi de R$ 41.236,00, entre a venda de convites e produtos comercializados pelos Fundos Sociais dos nove municípios da Baixada Santista. A renda será revertida na compra de mantas, que serão divididas igualmente entre as cidades.

O destaque da terceira edição do InovaDay, evento da Prefeitura de São Caetano que será realizado na segunda (24), às 19h, no Palácio da Cerâmica, será a assinatura de um termo de cooperação com o Estímulo, fundo social privado que irá direcionar R$ 1 milhão em créditos aos micro e pequenos empreendedores para alavancar os negócios na cidade.

Com mais de 60 atrações e 300 artistas envolvidos, o 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) será aberto neste sábado (22), às 10h, pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), com a entrega do campo de futebol do Clube União Lyra Serrano revitalizado. O evento prossegue nos dias 23, 29 e 30 de julho.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: