InteriorPolíticaVídeos

“Pilar do Sul não aguenta mais a velha política”, diz Clayton Machado

clayton machado pilar do sul

Candidato a prefeito pelo Republicanos participou da sabatina Acontece Pilar do Sul/Blog do Baena e apresentou suas propostas

Em parceria com o Blog do Baena, o grupo público Acontece Pilar do Sul, da rede social Facebook, iniciou na noite desta segunda-feira (30) a transmissão de sabatinas com os candidatos a prefeito do município. O primeiro entrevistado foi Clayton Machado (Republicanos).

Durante cerca de 40 minutos, o prefeiturável apresentou suas propostas para algumas áreas, conforme sorteio de seis temas, de um total de dez pré-selecionados. De início, ao responder “Qual o desafio do futuro prefeito de Pilar do Sul?”, comentou que é cumprir o plano de governo, realizando obras e executando as propostas, para que não fiquem só no papel. Ainda defendeu a renovação na política do município de 27.619 habitantes.

“Infelizmente estamos há 40 anos nas mãos de dois grupos políticos que, de quatro em quatro anos, se alternam no poder. Mas chegou a hora da mudança porque ninguém aguenta mais os mesmos e a falta de efetividade nos programas e políticas públicas. Isso tem deixado nossa cidade estagnada em comparação com as demais cidades da região. A gente tem o desafio de colocar Pilar do Sul em plena atividade.”

Para o candidato da coligação “Desenvolvimento com Qualidade de Vida”, que reúne Republicanos, Podemos e PSB, o município não aguenta mais o que chamou de “velha política”. “Pilar do Sul não pode ser comandada por um pequeno grupo político que manda e desmanda em nossa cidade. Pilar do Sul não aguenta mais as mesmas figuras políticas. A gente precisa de ideias novas para que a gente tenha uma cidade nova”, afirmou.

Ao justificar porque merece um voto de confiança do eleitor pilarense, se comprometeu a trabalhar por uma cidade mais moderna, caso eleito. “Sou o vereador que mais trouxe recursos para Pilar do Sul em oito anos. Foram R$ 4 milhões, além de ônibus novos, novas viaturas para a polícia e muitas outras conquistas. Isso não vai parar porque estou com muita vontade de trabalhar pelo nosso povo, assim como tenho feito desde o primeiro dia que entrei na vida pública. Junto com a Elaine, vou trazer os projetos mais modernos e ousados para termos uma cidade melhor e sobretudo um povo feliz.”

Perfil

Natural de Pilar do Sul, Clayton Álvaro Machado tem 41 anos. Casado com Juliane Oliveira Machado e pai de três filhos, está em seu segundo mandato de vereador e concorre pela primeira vez ao Executivo Municipal. Já foi chefe de Gabinete na Prefeitura da cidade entre 2013 e 2014. Também atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), entre 2014 e 2016.

Clayton Machado é formado em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas, pela faculdade FKB, de Itapetininga. Tem como candidata à vice-prefeita a vereadora e profissional da Saúde, Elaine Nogueira Ramos (Podemos), que no início da campanha foi obrigada a mudar seu nome de urna – que de Elaine do Posto de Saúde (como foi eleita em 2020) passou a ser apenas Elaine.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos ficam proibidos de usar nomenclatura que remeta aos poderes públicos ou a bens e patrimônios públicos. As candidaturas adversárias se valeram da norma para exigir a mudança de nome da candidata, o que paralisou a campanha por alguns dias para a substituição de peças publicitárias já produzidas.

Confira os principais pontos da Sabatina Acontece Pilar do Sul Eleições 2024 com Clayton Machado:

Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

Para o candidato, as políticas públicas nesta área precisam de mais eficácia, uma vez que não se pode fechar os olhos para as mudanças climáticas. “Devemos focar primeiro em prevenção e depois na solução”, pontuou.

Diante dos efeitos climáticos e de ações humanas, como as queimadas, que contribuem para o comprometimento da nossa fauna e flora, Clayton Machado propõe desmembrar as pastas de Agricultura e Meio Ambiente para um tratamento exclusivo às questões ambientais. Ciente que o agro representa 75% do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, defendeu a conscientização sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras, por exemplo.

Entre suas propostas estão ainda a manutenção dos corrégos para evitar o impacto dos alagamentos na vida das famílias pilarenses e o incentivo ao plantio de árvores, em parceria com o Instituto Refloresta, que faz doação de mudas. “Temos um déficit de áreas verdes em Pilar do Sul. Teremos orientações sobre plantio e cuidados com as árvores”, disse, ao criticar a falta de planejamento da atual gestão sobre o tema, lembrando que a arborização urbana ajuda a minimizar os efeitos das ondas de calor.

Transporte Público, Trânsito e Mobilidade

“Em Pilar do Sul temos uma deficiência muito grande de transporte. Em alguns bairros rurais, como Cananéia, Reunidas, Chapadão e Ponte Alta, pasmem, há ônibus apenas uma vez por semana. Em outros, só tem transporte quando tem aula. Só que a vida do cidadão não para quando não tem aula, nas férias escolares”, criticou o candidato.

Clayton Machado trouxe à tona um tema muito debatido Brasil afora: a tarifa zero no transporte público, realidade em alguns municípios. “Hoje se fala tanto em tarifa zero como propaganda para angariar votos, mas em Pilar do Sul a tarifa zero já existe, pois não tem transporte, não tem ônibus para pagar.”

O republicano propôs a criação de uma linha circular, de hora em hora, ligando bairros como São Manoel, Nova Pilar, Campestre, Vale Verde, Ipê e Santa Cecília ao Centro, como forma de estimular a ida de pessoas à área central e fortalecer o comércio. O prefeiturável reclamou da constante falta de manutenção nos veículos e se comprometeu a cobrar as empresas que operam o sistema de transporte.

Outro compromisso foi o de revisar a engenharia de tráfego na cidade, visando melhorar o fluxo de pedestres e veículos. “A gente tem que acabar com essa coisa de instalação de lombadas sem estudo, só por pedido político”. A implantação do sistema digital de estacionamento rotativo, assim como já existe em cidades da região, também está nos planos. “A Zona Azul hoje não funciona em Pilar do Sul”, argumentou.

Segurança Pública

Para aumentar a segurança dos cidadãos pilarenses, Clayton Machado defendeu, durante a sabatina, a implantação de um moderno sistema de videomonitoramento integrado, o que foi prometido mas não cumprido pela atual gestão. “Não há um sistema de monitoramento hoje em Pilar do Sul, nem nas entradas e saídas da cidade para o controle de veículos furtados ou roubados”, disparou.

Autor de emenda impositiva para implantação da Atividade Delegada e do pagamento de pró-labore aos policiais militares como vereador, o candidato defende um aumento na gratificação, paga pelo município aos profissionais do Estado, como forma de atrair reforço policial às ruas, evitando que PMs prefiram atuar em outras cidades em busca de melhor remuneração.

Ainda propõe a criação da Patrulha Rural, da Patrulha Guardiã Maria da Penha e do aumento da Ronda Escolar, vinculadas à Guarda Civil Municipal. Segundo o candidato, a GCM precisa ter uma atuação mais efetiva. “A guarda foi criada de maneira muito repentina e não tem efetividade. Estão desvalorizados. Precisamos valorizá-los para ajudar nossa cidade.”

O candidato ainda defendeu a instalação do botão do pânico para a proteção de mulheres vítimas de violência, além de ações de acolhimento para essas mulheres por equipe multiprofissional.

Tema Livre

Quando foi sorteado o tema livre, Clayton Machado aproveitou para defender três assuntos: causa animal, funcionalismo público e sustentabilidade. Caso eleito, disse que vai retomar o programa “Cidade Limpa” para o transporte de restos de poda, entulhos de construção, móveis usados ou quebrados, entre outros, a locais de descarte adequado.

Como forma de evitar os pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, ele falou ainda da criação de ecopontos. “Evitamos o descarte irregular, a poluição visual e o acúmulo de lixo tendo os lugares apropriados.”

Na causa animal, o candidato defendeu a construção de um abrigo para acolher animais abandonados e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal, além de colocar em funcionamento o castramóvel para castração, medicação e vacinação de pets. Em parceria com a proteção animal, pretende incentivar programas de adoção.

Aos servidores municipais, o republicano acenou com valorização, aperfeiçamento profissional (acesso a faculdades e universidades), cartão alimentação, reposição de perdas salariais e a volta do plano de saúde. “Os servidores foram e estão sendo muito prejudicados, vamos trabalhar para que voltem a ter seu convênio médico, que foi retirado há três anos.”

Outra proposta apresentada foi a de incentivar o turismo em Pilar do Sul.

Esporte, Cultura e Lazer

Clayton Machado mencionou a necessidade de pagamento de auxílio aos atletas do município (Bolsa Atleta), de reforma de seis arenas esportivas abandonadas na cidade e projeta a construção de um complexo poliesportivo na área do Recinto de Festas Chico Mineiro. O local abrigaria quadras de futebol, basquete e vôlei, por exemplo, além de pista de atletismo, piscina e ginásio para artes marciais, tênis de mesa e xadrez.

O candidato ainda defendeu a valorização das atividades ligadas ao tropeirismo e as cavalgadas, como forma de preservação dos costumes e tradições pilarenses. A retomada dos jogos escolares é outro plano. “Ao cuidarmos da geração de novos talentos, valorizamos o espírito esportivo. Com o acesso de crianças e adolescentes a oportunidades através do esporte, novos horizontes se abrem para que eles não escolham o caminho da criminalidade e das drogas”, destacou.

Já a Praça da Criança seria um espaço que englobaria esporte, cultura e lazer para o entretenimento das famílias de Pilar do Sul. Para a viabilização dos projetos, o candidato pretende rever os orçamentos das pastas de Cultura e Esporte. “Hoje, são os dois piores do município. Isso não vai acontecer em nosso governo, a gente vai promover muito essas duas secretarias”, garantiu.

Saúde

Último tema sorteado, a Saúde será símbolo da modernização proposta pela dupla Clayton e Elaine, de acordo com prefeiturável.

“É uma vergonha que em plena era digital, em que todo mundo tem acesso a um celular, as pessoas tenham que acordar 4h da manhã para ficar em frente ao posto de saúde para conseguir uma consulta médica”, critou o candidato ao Paço Municipal de Pilar do Sul.

Clayton Machado afirmou que pretende mudar essa realidade por meio da marcação de consultas e exames via aplicativo e do horário estendido em algumas unidades de saúde, com a presença de pediatras e fisioterapeutas para atendimento à noite e aos finais de semana. A entrega de remédios em casa nas áreas rurais também foi mencionada.

O plano de governo da coligação Republicanos, Podemos e PSB menciona a criação do Multicentro, um centro de saúde voltado ao atendimento de especialistas e à realização de exames laboratoriais e de imagem. “Não existe ultrassom pelo SUS em Pilar do Sul. A mulher que precisa do exame ou tem que ir num particular ou até Sorocaba.”

De acordo com o entrevistado, a cidade tem condições de custear esse projeto, além da busca de recursos federais e estaduais. A telemedicina daria um suporte à iniciativa. “Atualmente, são 400 pessoas na fila de ginecologia, 500 na de vascular e mil na de oftalmologia”, criticou.

Uma forma de garantir cirurgias no próprio município, segundo o candidato, seria reforçar o convênio da Prefeitura com a Santa Casa de Pilar do Sul, local que mereceu elogios de Clayton Machado. “Na área de Ortopedia, por exemplo, temos ortopedista, anestesista, centro cirúrgico, equipe médica, mas não temos cirurgias.”

Assista a íntegra da Sabatina Acontece Pilar do Sul Eleições 2024 no canal Blog do Baena TV, no Youtube:

O projeto

“Tivemos acesso a todos os planos de governo dos candidatos que concorrem neste ano, assim como ficamos com os planos de governo dos candidatos e do eleito em 2020 (Marquinho da Autoescola, do União Brasil), tendo a chance de analisar o que foi e o que não foi feito. O plano de governo deveria ser um livro de cabeceira para o prefeito, dar um norte para a gestão. Não é para ser guardado na gaveta”, pontuou o jornalista Gustavo Baena, editor do Blog do Baena.

“O plano de governo é uma cartilha a ser seguida pelo comandante do Executivo municipal e seus secretários, que devem buscar a viabilização do máximo das propostas. É assim que um plano de governo é posto em prática e, por isso, as sabatinas são temáticas e têm como foco as propostas dos candidatos”, completou o apresentador da Sabatina Acontece Pilar do Sul, também transmitida ao vivo no canal Blog do Baena TV, Youtube.

De forma democrática, todos os concorrentes nestas eleições majoritárias foram convidados para que os eleitores possam analisar propostas, planos de governo e decidam seu voto. Apenas o candidato Paulinho da Cadeira de Rodas, da coligação PL-União Brasil, recusou o convite, alegando compromissos de campanha previamente agendados.

Beto Jordão (PSD) e Clayton Machado (Republicanos) aceitaram participar e assinaram documento concordando com as regras das sabatinas. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio, realizado no dia 26 de setembro, e de conhecimento das assessorias das campanhas e coligações.

Leia também:

Postulantes ao Paço de Pilar do Sul começam a oficializar candidaturas

COMPARTILHAR: